fbpx
Melhores praias de Paraty
Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

Guia com as MELHORES PRAIAS DE PARATY

As belíssimas praias são os maiores atrativos da costa do Rio de Janeiro, por isso, neste post vou te mostrar um pouquinho das melhores praias de Paraty. São praias imperdíveis e que você pre-ci-sa incluir no seu roteiro quanto estiver na cidade.

Além de muita cultura, arquitetura histórica e história, Paraty é um destino de muita beleza natural, tendo destaque as praias. Contudo, muitas delas são acessíveis apenas de barco ou trilha, o que faz delas ainda mais especiais. Portanto, se você está planejando uma viagem para essa cidade incrível, confira nesse post o que fazer e como chegar nas melhores praias de Paraty.

E dando um spoiler, dentre as melhores estão a Praia do Sono e, claro, algumas praias em ilhas perto de Paraty. Bora conhecer quais as melhores praias deste destino incrível do estado do Rio de Janeiro?

10 passeios IMPERDÍVEIS em Paraty

Melhores praias de Paraty

Paraty tem muitas praias incríveis, porém, as melhores praias e ilhas são acessíveis apenas de barco ou por trilha. Sim, existem muitas praias acessíveis de carro ou qualquer outro tipo de transporte que não seja aquático, contudo, infelizmente não são nem de perto as melhores praias da região.

O fato das praias serem mais afastadas, faz com que elas sejam mais bem preservadas, uma vez que a quantidade de pessoas que visitam o local acaba sendo reduzida. Mas não se preocupe, porque é super possível acessar a essas praias, já que em Paraty você encontrará passeios e taxis aquáticos para todos os tipos de gostos e, claro, bolsos.

Então bora conferir seleção das melhores praias de Paraty:

Praia do Sono

Na minha opinião, a Praia do Sono é, sem dúvida, uma das melhores praias de Paraty. Afinal, é uma praia super preservada e selvagem, mas que oferece uma certa estrutura para os turistas. Por lá, você vai encontrar quiosques, pousadas e campings, sendo possível passar o dia inteiro na praia e até mesmo pernoitar!

Entretanto, para acessar a praia você tem apenas duas opções: barco ou trilha.

De barco você pode escolher um taxi boat ou uma lancha rápida (compartilhada ou privada). Esses são os únicos barcos que chegam lá, justamente por ser uma praia mais afastada da região central.

Já de trilha, você precisará de certo preparo físico. Embora não seja uma trilha muito difícil, ela é cheia de subidas e descidas e leva cerca de 1h30 num bom ritmo. Ou seja, não é para qualquer um. É preciso der um pouco de preparo físico e não ter nenhuma dificuldade de locomoção para acessar a praia por trilha.

Além disso, requer também uma boa dose de gosto por aventura e caminhadas, não é mesmo?

Mas vou te falar, eu fui para a Praia do Sono por trilha e achei o passeio incrível. Valeu muito a pena e, com certeza, repetiria!

Melhores Praias de Paraty_Praia do Sono
Praia do Sono ao fundo, vista pelo mirante da trilha já bem próximo à praia

Praia do Cruzeiro

Outra praia incrível e de difícil acesso: PRAIA DO CRUZEIRO. Localizada no coração do Saco do Mamanguá, essa praia fica numa das principais comunidades de pescadores ali da região do Saco do Mamanguá. Sendo assim, a praia oferece também uma certa estrutura como pousadas, casas de aluguel e restaurantes, que em sua maioria são geridos pelos locais. Na praia você encontra ainda uma igreja, trilha para o famoso Pico do Pão de Açúcar e até um postinho do SUS.

Acessível apenas de lanchas rápidas compartilhadas ou privativas ou então taxi boat, a Praia do Cruzeiro é lindíssima e perfeita para passar o dia, o final de semana ou algumas horinhas no meio de um passeio de barco.

Conheci quando fiz um passeio de lancha rápida compartilhada pelo Saco do Mamanguá e agora estou doida para voltar e me hospedar por lá também.

Melhores Praias de Paraty_Praia do Engenho_Saco do Mamanguá
Praia do Cruzeiro, no Saco do Mamanguá

Praia do Engenho

Ainda no Saco do Mamanguá, a Praia do Engenho é um cantinho super super super especial e eu considero uma das melhores praias de Paraty porque além de praia, o local ainda oferece uma pequena trilha que leva até uma cachoeira!

Por lá você encontra também uma pousada. Contudo, o grande atrativo mesmo é a água clarinha, a vida marinha abundante (leve seu snorkel!) e um visual deslumbrante e de tirar o fôlego de qualquer um. Vale a parada e até mesmo a hospedagem por ali.

Como fica no Saco do Mamanguá, o acesso à praia é o mesmo que da Praia do Cruzeiro.

ONDE FICAR EM PARATY:
Guia completo dos melhores lugares, hotéis e pousadas

Praia da Lula

A Praia do Lula é uma delícia, uma pequena praia relativamente próxima ao Cais de Paraty, o que faz dela um acesso um pouco mais fácil, pois lanchas rápidas e barcos mais lentos (sejam privados ou compartilhados), chegam lá com facilidade. Portanto, é possível fazer um passeio com valores mais acessíveis para chegar até essa praia.

A praia possui uma construção privada e muitas pedras nos cantinhos da pequena extensão de areia. Além disso, a água é clarinha e cristalina, perfeita para quem gosta de uma praia bem limpa. Não pude ver muita vida marinha no local, mas é uma praia ótima para curtir o mar, pegar um sol e até mesmo apreciar a belíssima vista da região de Paraty.

Praia do Lula

Ilha Comprida

A Ilha Comprida é uma das mais disputadas da região, afinal, ela é conhecida como o Aquário Natural de Paraty. Acessível também de barcos mais lentos e lanchas rápidas, o acesso à essa ilha acaba sendo mais democrático. Contudo, se você não gosta de muita muvuca, minha recomendação é que vá fora de final de semana, porque esta ilha costuma receber escunas, deixando o lugar um pouco mais agitado e, até mesmo, barulhento.

Eu fui com barco privado, durante a semana e foi super tranquilo, pois haviam apenas barcos e lanchas privados visitando o local. Eu, particularmente, ficaria um pouco irritada com escunas, pois o som costuma ser muito alto – que ao meu ver, não é muito responsável e respeitoso com os turistas e principalmente com a natureza e a vida marinha local.

Entretanto, apesar dessas questões, a Ilha é LINDA DE VIVER e você poderá ver muuuuuuuuuuita vida marinha. Então separa teu snorkel e óculos para mergulhar muito e ver muitos peixinhos e quem sabe até tartarugas.

Ilha Comprida, Paraty

Bora conhecer Paraty?

E aí, o que você achou dessas praias? Lindas de viver, né? Além dessas praias e ilhas, existem ainda muitos outros cantinhos especiais e cheios de beleza natural para explorar em Paraty. Outro ponto alo em Paraty também são as muitas cachoeiras espalhadas pela cidade. Tem água para todos os gostoso!

Mas Paraty é, sobretudo, um destino completo, cheio de bons restaurantes, bares e alambiques, além de muita cultura e uma história incrível! Um destino perfeito para quem quer diversificar seus passeios.

E além de tudo isso, Paraty é super democrática, sendo um destino ótimo para viajar sozinho, em casal, em família ou até mesmo num grupo de amigos. Tem diversão para todos e Paraty oferece passeios para todos os perfis de viajantes. Partiu Paraty?


Para mais dicas e roteiros pelo Rio de Janeiro:


Planejando sua viagem para Búzios e outros destinos

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar, portanto, a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você irá, sem dúvida, encontrar ótimas oportunidades!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é, sobretudo, imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: