Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

PROGRAMA IMPERDÍVEL EM NITERÓI: Trilha do Alto Mourão

Se tem um programa imperdível em Niterói, com certeza, é a Trilha do Alto Mourão. Localizada entre os municípios de Maricá e Niterói, a trilha também é conhecida, portanto, como Trilha da Pedra do Elefante de Itaipuaçu.

A trilha é nível moderado para difícil e aqui você encontrará todas as informações, desde onde fica e qual a altura e distância da trilha. Além disso, vou te dar várias dicas para fazer a trilha de forma segura e apreciar ainda mais o caminho e o visual indescritível lá de cima da Pedra do Elefante.

Outro ponto bacana é que a trilha pode ser combinada com um passeio na Praia de Itacoatiara, como eu fiz, por exemplo. Essa, que é uma das melhores praias de Niterói – linda demais, diga-se de passagem – e fica super perto do Alto Mourão.

Outra praia próxima e que você pode incluir no mesmo dia é a Praia de Itaipuaçu, já no município de Maricá.

Portanto, anota todas as dicas a seguir para curtir muito a Trilha da Pedra do Elefante, ou Alto Mourão.

Alto Mourão: onde fica e como chegar

A Pedra do Elefante e a Trilha do Alto Mourão está localizada entre as praias de Itacoatira, em Niterói e a Praia de Itaipuaçu, em Maricá a 412m de altitude. O início da trilha é ao lado do mirante de Itaipuaçu, no ponto alto da Serra da Tiririca, mais conhecida como Serrinha ou Estrada Gilberto Carvalho.

A pedra é chamada de Pedra do Elefante, pois se avistada pela Praia de Itaipuaçu o formato a remete a um elefante e, chama-se também Alto Mourão por conta do proprietário das terras no século XVI, o Duarte Martins Mourão.

Chegando no topo da serrinha, em frente ao mirante, você encontrará algumas vagas de carro onde é possível estacionar. A apenas 50 metros, no sentido Niterói, você verá o início da trilha com placas explicativas conforme abaixo.

Em meio à Mata Atlântica nativa e a uma natureza abundante, a trilha percorre um caminho bem demarcado. Confira no mapa abaixo a localização dos pontos de interesse como ambas as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara, a serrinha, o mirante e o início da trilha:

Dicas para fazer a Trilha do Alto Mourão

Antes de mais nada é importante que você se atente à todas as informações sobre localização acima para então se preocupar com as informações mais práticas para fazer a trilha.

Portanto, a seguir você poderá compreender o nível de dificuldade da trilha, quanto tempo leva até o topo da Pedra do Elefante, além de o que levar e quando é melhor fazer a trilha.

Quanto tempo dura e qual a altura e distância da trilha?

A Pedra do Elefante possui 412m de altitude no seu ponto mais alto, onde é possível chegar ao final da trilha.

O percurso completo possui 4km no total, considerando ida e volta e a duração é de cerca de 3h30 (1h45 para ida e 1h45 para volta). Contudo, este tempo de trilha pode ser menor de acordo com o seu preparo físico. Eu, por exemplo cheguei ao final da trilha em 1h15 minutos, considerando algumas poucas paradas para água e uma parada para apreciar o visual.

Já a descida foi mais rápida, visto que em apenas 45 minutos eu cheguei de volta ao estacionamento em frente ao mirante.

É importante considerar, portanto, que o percurso é repleto de subidas e descidas, algumas mais íngremes e outras mais retas. Isso pode fazer com que o tempo de trilha dure mais, uma vez que a trilha acaba ficando cansativa, demandando mais paradas para água e descanso.

Nível de dificuldade

O nível de dificuldade é moderado e seria um pouco mais fácil não fosse o final da trilha que, por sua vez, exige uma escalaminhada na rocha para chegar ao topo da Pedra do Elefante.

Trilha do Alto Mourão / Escalaminhada no final da trilha
Paredão de escalaminhada da trilha

Por conta dessa escalaminhada, o ideal mesmo é fazer esta trilha com um guia (principalmente se você for iniciante em trilhas), desta maneira, você estará ciente dos perigos e contará com ajuda para quaisquer eventualidades.

Eu recomendo muito a Nitcheroy OminTour, que faz um tour pela Trilha do Alto Mourão no nascer do sol. Além disso, eles possuem outros tours presenciais e virtuais pela cidade de Niterói. Eles são incríveis, prestam um serviço espetacular e sabem tudo de Niterói!

Se você for reservar um tour com eles eu tenho um super cupom de 10% de desconto: NUNY10. Basta você aplicar o cupom na hora que efetuar a compra do tour pelo site.

O que vestir e o que levar?

Para maior conforto, além de segurança, é interessante que você vista uma roupa adequada para trilhas, como calças ou short de academia e blusas leves. Além disso, é essencial que você vá com um tênis que seja confortável e seguro no seu pé, visto que você precisará de estabilidade na hora de escalar a pedra.

Se você tiver calçados próprios para trilha, sugiro que os utilize, assim como vestuário específico, caso você os tenha.

Não vejo necessidade de nenhum equipamento de trilhas, como bastões de caminha, contudo, deixo a seu critério. Se você tiver e estiver acostumado a usá-los, pode ser uma boa ajuda.

Outro ponto importante é: se você for para o nascer ou pôr do sol, recomendo que leve uma lanterna, de preferência aquelas que você vista ela junto ao corpo ou na cabeça, para deixar suas mãos livres. Antes do sol nascer e depois de ele se por o caminho da trilha fica muito escuro e sem iluminação será bem difícil completar o caminho.

Por fim, recomendo que leve um lanche simples, como frutas, um sanduiche, frutas secas ou castanhas. Além disso, carregue com você bastante água e, claro, protetor solar.

Ideias de lanches veganos para levar com você

  • Sanduiches com hummus ou pastinha de tofu
  • Frutas
  • Frutas secas
  • Castanhas, nozes, amêndoas, amendoim e afins
  • Tiras de cenoura crua com hummus ou pastinha de tofu
  • Barrinhas de cereal veganas
  • Pedacinhos de bolo vegano

Tem interesse em saber mais sobre comidas veganas? Quer reduzir ou parar o consumo de carne? Quer acessar 30 receitas veganas?

Quando ir

Quanto a época do ano, qualquer período pode ser interessante, desde que seja um dia de sol para você apreciar muito a paisagem. Portanto, vai muito da sua preferência. No verão, no topo da trilha, faz muito calor e no inverno, o clima é mais ameno.

Importante ressaltar que verão é alta temporada no Rio de Janeiro, e não só a Trilha do Alto Mourão, como todos os atrativos da cidade ficam cheios. Nesse caso, recomendo que vá durante os dias de semana.

Entretanto, recomendo os dias de semana, se for possível para você, em qualquer época do ano, mas principalmente no verão. Porque além dos turistas, os moradores locais aproveitam o sábado e o domingo para curtir a cidade.

Se for durante um dia que provavelmente estará movimentado, recomendo escolher bem um horário, quanto mais cedo, melhor. Principalmente pelo fato de o estacionamento ficar lotado, assim como os acostamentos zero estruturados da serrinha.

Entendendo a vista do topo da Trilha do Alto Mourão

Chegando no topo da Pedra do Elefante, ao fim da Trilha do Alto Mourão, você terá, sobretudo, uma vista 360º impressionante! De um lado será possível avistar a região de Maricá, com a Praia de Itaipuaçu logo no início, até Ponta Negra.

Além disso, do outro lado você verá Niterói, com as Praias de Itacoatiaca, Piratininga, Itaipu e Camobinhas e as lagoas de Itapu e Piratininga. Conseguirá ver também grane parte da Baia de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro.

Se você prestar atenção, portanto, conseguirá ver os principais atrativos da cidade do Rio, como o Morro do Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos, a Pedra Bonita, além de algumas praias como a Praia do Flamengo e a Enseada de Botafogo. Impressionante, não é mesmo?

Passeios para combinar com a Trilha do Alto Mourão

Por fim, mas não menos importante, eu recomendo muito que você combine seu passeio pela Trilha do Alto Mourão com outros atrativos da região.

As duas principais praias são a de Itacoatiara e a de Itaipuaçu, visto que estão coladas a serrinha e são as praia que dão acesso à trilha, e podem ser facilmente combinadas num passeio completo.

Além destas duas, embora eu não curta tanto quanto, você pode também incluir as Praias de Itaipu, Camboinhas ou Piratininga. São muitas opções incríveis de praia na Rregião Oceânica de Niterói para você curtir.

Eu fiz a Trilha do Alto Mourão pela manhã, bem cedo e, ao fim da trilha fui para a Praia de Itacoatiara dar um mergulho, curtir um pouco o mar e o sol e descansar da trilha. Por ali na praia existem alguns quiosques e restaurantes onde você pode até emendar um bom almoço e recuperar todas as energias perdidas na trilha rs.

Ah, uma dica também é tomar um bom açaí à beira-mar. Eu adoro!

Trilha da Pedra do Elefante

Para finalizar, queria te contar que a Trilha do Alto Mourão é um dos meus programas favoritos de Niterói e região. É uma trilha gostosa de fazer, porque tem uma natureza muito abundante no caminho e, sobretudo, uma vista deslumbrante que me deixou completamente de queixo caído. O estado do Rio de Janeiro é, realmente, um lugar lindo demais!

Outro ponto bacana é que com esta trilha quebramos aquela máxima de que Niterói só é boa por causa da vista pro Rio de Janeiro, né? Ta certo, o visual pra cidade maravilhosa realmente é a cereja do bolo da trilha, entretanto, e um programa e tanto!

Portanto, espero que essa trilha tenha te convencido em incluir Niterói no seu roteiro. Afinal, é a cidade vizinha de um dos principais destinos turísticos do Brasil e é quase como uma cidade com programas alternativos.

Niterói tem muito valor, não é tão lotada de turistas quanto o Rio de Janeiro e tem muito a oferecer. Então, por fim, gostaria de recomendar que você inclua Niterói no seu roteiro. Você não vai se arrepender!


Para mais dicas e roteiros pelo Rio de Janeiro:


Planejando sua viagem para Búzios e outros destinos

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar, portanto, a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você irá, sem dúvida, encontrar ótimas oportunidades!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é, sobretudo, imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: