Alcantilado | O que fazer em Visconde de Mauá
Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

O que fazer em Visconde de Mauá: natureza, cachoeiras e boa gastronomia

Visconde de Mauá é uma cidade na região serrana do Parque Nacional do Itatiaia, que divide território entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com paisagens incríveis, clima ameno e cercada por natureza, perfeita para aqueles que curtem um destino tranquilo, para descansar e ficar em paz.

Além disso, as pousadas em Visconde de Mauá e as pousadas na Vila de Marigá, sua cidade vizinha, são inríveis e costumam ter uma infraestrutura ótima voltada para o descanso, quartos com hidromassagem, lareira e muito mais.

Aqui você também vai encontrar dicas práticas como onde fica Visconde de Mauá, como chegar e se locomover e também dicas de onde ficar. Mas chega de blablabla e vamos ao que interessa, confira a seguir dicas de o que fazer em Visconde de Mauá

Sobre Visconde de Mauá

Localizada na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é o nome dado ao conjunto das vilas Mauá, Maringa e Maromba, além de diversos vales. Na realidade, a região como um todo compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no Rio de Janeiro e por fim Bocaína de Minas, localizado em Minas Gerais. E sua principal atividade econômica é o turismo e portanto existem diversas pousadas e restaurantes, além também das muitas cachoeiras que atraem muitas pessoas para a região.

Divida entre RJ e MG | O que fazer em Visconde de Mauá
Chegada a vila de Maringa, divisa entre os estados

A alta temporada na região acontece no meio do ano, nos meses de junho, julho e agosto devido a temperatura baixa da região. Em meados de maio os turistas já começam a aparecer portanto em busca de passeios em meio a natureza. Nos meses de maio e setembro o clima fica mediano, com temperaturas mais quente durante o dia, possibilitando portanto banhos de cachoeira. E assim que o sol se põe o frio já começa a aparecer para a alegria dos visitantes. Já para quem gosta de tomar banho de cachoeira, o verão é uma ótima época para ir para a região em busca de trilhas e alguns mergulhos.

Como chegar e se locomover em Visconde de Mauá

A vila de Maringá fica a cerca de 200km da cidade do Rio de Janeiro e a melhor forma de chegar a cidade é de carro. Você pode pousar no Aeroporto do Galeão ou então do Santos Dumont e alugar um carro. A viagem dura cerca de três horas e meia e grande parte do caminho é pela Dutra.

Além disso, as vilas tem ônibus como transporte público, mas com horários bem restritos. Portanto, eu recomendo estar de carro para poder se locomover. Se você tiver a possibilidade de estar com um carro 4×4, melhor ainda!

Aqui você pode alugar um carro com a RentCars, eles tem preços ótimos e nós recomendamos muito o serviço deles. Se você utilizar nosso link, você estará ajudando o blog, mas não pagará nada a menos por isso! 🙂

O que fazer em Visconde de Mauá

Independente da época do ano que você pretende ir a região, os principais atrativos são as cachoeiras, trilhas, belezas naturais e, além disso, uma vasta opções de restaurantes. Contudo a atração principal, ao meu ver, são as muitas opções de cachoeiras!

Eu fiquei apenas dois dias na região, com o intuito de descansar e curtir um friozinho durante a noite, que também é um super atrativo, já que tanto no outono, quanto no inverno a temperatura pode cair bastante. E pra quem curte frio, o destino é ótimo, já que praticamente todas as pousadas na região tem lareira dentro dos quartos. Uma delícia, perfeito para um vinho com seu parceiro no final do dia.

Outro ponto é que fomos durante a semana, e além de os valores das diárias serem bem mais baixos, você encontrará um destino mais vazio. Bem como se optar ir no outono ou primavera, já que tanto inverno, quanto verão são considerados alta temporada.

Contudo, fique atento aos atrativos, principalmente os restaurantes, muitos fecham durante a semana e também na baixa temporada. Mas, vamos ao que interessa, confira a seguir o que fazer em Visconde de Mauá.

Descansar no seu hotel ou pousada

Escolhemos a Pousada Infinito pelo conforto e privacidade que seus chalés tem, além disso é uma pousada super romântica, como a maioria das pousadas da região.

Sabe aquelas pousadas que você sempre fica de olho e tem muita vontade de conhecer? Então… rs Sem contar que a pousada vive esgotada, portanto para que consiga vaga é bom reservar com antecedência ou, se puder, ir durante a semana.

Quando estiver na pousada aproveite, sobretudo para descansar. O destino é super tranquilo, calmo, e por isso recomendo que reserve uma manhã para ficar de pernas pro ar depois do delicioso café da manhã.

Ah, não deixe de curtir também a noite, afinal, nada como um bom vinho a beira da lareira. E se escolher alguma pousada com hidromassagem então, é hora de relaxar!

E quanto a Pousada Infinito, recomendo eles de olhos fechados, sobretudo por seu atendimento super individualizado e cheio de detalhes e atenção. Os donos moram por ali mesmo e estão sempre dispostos e te ajudar, seja para alguma comodidade na pousada ou para uma dica do destino.

Já sobre os quartos, bom, eles são sensacionais, super confortáveis, possuem lareira e hidromassagem, sendo assim, o pacote completo para uns dias de tranquilidade, descanso e paz.

Conhecer o Sítio Cachoeiras do Alcantilado

Como nosso objetivo era descansar e apreciar algumas cachoeiras, sem correria, optamos por ir apenas no Sítio Cachoeiras do Alcantilado. É uma propriedade privada, com 9 cachoeira, sendo a mais alta delas a Cachoeira Alcantilado.

O estacionamento em frente a propriedade é gratuito e o acesso ao parque e cachoeiras é pago, R$ 22,00 por pessoa. Você tem acesso as todas as 9 cachoeiras que estão ligadas umas as outras por uma trilha muito bem estruturada e sinalizada.

As atrações do Sítio são:

  • Cachoeirinha
  • Poço da Areia
  • Poço das Raízes
  • Cachoeira do Açude
  • Cachoeiras da Muralha
  • Mirante
  • Cachoeira do Lajeado
  • Toca do Penhasco
  • Gruta do Granito
  • Cachoeira do Alcantilado

A primeira cachoeira, a Cachoeirinha, é perfeita para banho pois bate sol em uma parte do dia, além de ter vestuário e banheiro ao lado. Tem um gramadão em frente, possibilitando relaxar, tomar um banho de sol e até mesmo fazer um piquenique.

Além dessas, na grande maioria das cachoeiras é possível tomar banho, porém todas ficam bem entre a floresta. A temperatura, por sua vez, acaba sendo um pouco mais baixa pois não bate sol em momento algum. Talvez seja uma boa pedida para o verão.

Entre as Cachoeiras da Muralha e do Lajeado tem um mirante. Possui alguns bancos, bom para descansar e apreciar a vista antes de continuar a subida. A partir do mirante a subida começa a ficar um pouco mais íngreme, entretanto com muitos degraus demarcados, corrimãos e cordas para auxílio na subida. O ideal é ter um pequeno preparo, pois pode ser cansativo.

Vale ressaltar que é uma subida relativamente curta para padrões de trilha. Nós subimos em cerca de 30 minutos, já contando o tempo que paramos para apreciar as cachoeiras. Sempre bom ter uma garrafinha de água e algum lanche! Se não lembrar de levar lanche e água, na entrada da propriedade, onde você paga seu ingresso, tem uma lanchonete.

E por fim, apenas aproveite este contato direto com a natureza, se desconecte do mundo e conecte-se com você mesmo. Desta forma o passeio será ainda mais aproveitado.

Curtir um almoço e/ou jantar na Alameda Gastronômica Tia Sofia

A Alameda Gastronômica tia Sofia é a rua dos principais restaurantes da Vila de Maringá, em Visconde de Mauá. O forte da grande maioria dos restaurantes são os pratos com truta, além do pinhão e fondue, perfeito para o inverno. Além esta rua, existem também ótimos restaurantes a uma pequena distância.

Destaco alguns restaurantes:

São os restaurantes mais recomendados pelos locais, com cardápios incríveis e comida de muita qualidade.

Tive a oportunidade de jantar no Bistrô das Meninas e fiquei encantada com a comida. É daqueles lugares que de fora você não da nada, sabe? Tanto que a grande maioria dos clientes vão por indicação,principalmente dos locais. Um restaurante um pouco diferente, eles também são muito preocupados com os ingredientes que utilizam. Levam um estilo Slow Food tanto para o ambiente, que é super aconchegante, quanto para o cardápio. Minha pedida foi uma Truta em Massa folheada com cogumelos e salada. Simplesmente sensacional!


Dar um pulo na sua cidade vizinha, Penedo

Por fim, recomendo que você faça uma parada em Penedo. Pode ser tanto na ida quanto na volta, já que ela está localizada no pé da serra que te leva à Visconde de Mauá.

Penedo tem, portanto, um centrinho lindo, com bons restaurantes, cercada de cachoeiras e é onde fica o espaço Pequena Finlândia, que é um pequeno complexo de lojas de chocolates, artesanatos locais e restaurantes e também onde fica a Casa do Papai Noel. A cidade foi colonizada por finlandeses e por isso esta relação com o Papai Noel e o complexo.

Este espaço fica aberta durante o ano todo e o acesso é gratuito. A Casa do Papail Noel também abre durante todo o ano, contudo é necessário ingresso para entrar. É um cantinho perfeito, sobretudo para ir com as crianças, além disso na época do Natal é um show a parte.

Penedo possui muitas fábricas de chocolate, o que também atrai muitos turistas para o local. Vale a parada estratégica para conhecer um novo cantinho do estado do Rio de Janeiro.

O que fazer em Visconde de Mauá

Como você viu neste post, Visconde de Mauá tem muitos passeios deliciosos e esse são só alguns deles. Como minha viagem foi num estilo mais slow, com o objetivo de descansar e conhecer os cantinhos com calma, infelizmente não pde conhecer outros atrativos.

Contudo, escolher vivenciar a experiência de Visconde de Mauá desta forma foi uma das melhores escolhas que fiz. Afinal, pude ver o quão linda é a região, fazer programas incríveis e que são exatamente o meu estilo e, claro, descansar e curtir os atrativos da pousada que me hospedei.

Portanto, espero que estas dicas de o que você fazer em Visconde de Mauá te interessem, porque eu recomendo, de verdade, que você aproveite a cidade da mesma maneira que eu aproveitei.


Para mais dicas e roteiros pelo Rio de Janeiro, acesse a seguir:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

3 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: