fbpx
O que fazer em Paraty_Praia da Lula
Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

10 Passeios IMPERDÍVEIS em Paraty: tudo sobre o que fazer na cidade

Confira o que fazer em Paraty, essa jóia no litoral fluminense. E vamos combinar que ninguém tem dúvidas de que o litoral do Rio de Janeiro é incrível, entretanto, Paraty é deslumbrante. Porque a cidade não só oferece praias belíssimas, como tem muita história, boa gastronomia e muita conexão com a natureza.

Por isso, aqui você vai encontrar os melhores e imperdíveis passeios para fazer em Paraty e também algumas dicas gastronômicas e culturais para você conhecer a cidade. E para isso, já adianto que a minha recomendação é de que você fiquei pelo menos 3 dias na cidade, afinal, não muitos programas incríveis para curtir na cidade.

Existem muitas praias acessíveis de carro, contudo, as mais incríveis e bonitas são acessíveis pelo mar, seja de barco, SUP ou caiaque. Essas praias mais afastadas são perfeitas, portanto, para curtir um mergulho em Paraty. Sendo assim, acompanha aqui comigo todas essas dicas de o que fazer em Paraty. São programas imperdíveis para uma viagem inesquecível!

O que fazer em Paraty
Ilhas e praias paradisíacas

O que fazer em Paraty: 10 PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Como você deve imaginar, existem muitos programas incríveis em Paraty. Contudo, nessa seleção de o que fazer em Paraty, vou te contar quais os 10 passeios imperdíveis para você curtir muito essa jóia do litoral fluminense. Vem comigo, porque praias BELÍSSIMAS e muita natureza é o que não falta neste destino encantador. Além disso, você encontra muita história, cultura, gastronomia e muito mais!

1. Passeio para o Saco do Mamanguá

O Saco do Mamanguá é, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos que eu já fui! Conhecido como sendo o único fiorde brasileiro, esse lugar especial em Paraty é imperdível!

É um lugar paradisíaco, com praias praticamente intocadas, selvagens e bem cuidadas. Além disso, o Saco do Mamanguá fica em meio a duas reservas: a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Estas reservas fazem com que seja bem difícil construir ali, embora alguns milionários conseguiram licenças. Portanto, a grande maioria das casas, restaurantes e pousadas presente no Saco do Mamanguá são das comunidades locais de pescadores e caiçaras.

Então você só não estará conhecendo um lugar deslumbrante, como também estará ajudando as comunidades locais, consumindo de seus bares e restaurantes e se hospedando nas casas e pousadas que eles gerenciam.

Outro ponto importante é que o Saco do Mamanguá só é acessível de barco, portanto, para conhecer é preciso ir de lancha rápida, que sai do Cais de Turismo, no centro de Paraty ou de Paraty-Mirim. Caso você se hospede lá, também é possível pegar um taxi boat.

2. Fazer uma parada para conhecer a Praia do Cruzeiro

Ainda no Saco do Mamanguá, recomendo muito a parada na Praia do Cruzeiro, que é uma das principais paradas do lugar. Embora ela seja uma das praias mais conhecidas do Saco do Mamanguá, o interessante da praia é a comunidade que vive por ali. Além disso, você poderá aproveitar essa pausa para almoçar em algum dos poucos restaurantes disponíveis por ali.

A praia possui mais estrutura do que as outras, com diversas casas, opções de hospedagem, restaurantes, igreja e até mesmo um postinho do SUS. Incrível, né? Eu fiquei encantada com a estrutura da praia, mesmo sendo um lugar mais remoto! Sem contar que a praia é, sem dúvidas, belíssima!

Praia do Engenho, Saco do Mamanguá_O que fazer em Paraty
Praia do Engenho, no Saco do Mamanguá

3. Passeio de barco pelas praias e ilhas clássicas de Paraty

É sua primeira vez em Paraty? Se sim, eu recomendo, portanto, que você faça um passeio de barco ou lancha pelas praias e ilhas mais clássicas e conhecidas de Paraty. Você pode optar por passeios de barcos compartilhados ou lanchas e barcos privativos, são inúmeras as possibilidades de passeios ofertados que você encontra no Centro Histórico e também no Cais de Turismo da cidade.

Cito aqui, portanto, algumas das praias e ilhas: Ilha Comprida, Praia da Lula, Ilha do Mantimento, Ilha da Pescaria, Ilha do Algodão, Ilha da Bexiga (onde mora Amyr Klink), dentre outras.

4. Se perder pelo Centro Histórico

Eu sei que Paraty tem praias deslumbrantes e que você quer curtir muito esse paraíso, mas vai por mim: ande sem rumo pelo Centro Histórico e se deixe levar pela beleza arquitetônica histórica do destino. Além disso, por ali você encontra muitos restaurantes, muitas galerias de arte e de artesanato locais, museus, história e muita, mas muita vida.

Aqui vai um alerta: como por ali ficam concentradas muitas lojas, pousadas, bares e restaurantes, você pode se incomodar um pouco com a quantidade de turistas. Portanto, tente ir a ruas menos movimentadas, todas elas tem seu charme e seus cantinhos especiais.

Além do mais, ali no Centro Histórico você vai encontrar diversos pontos de interesse, como a Casa de Cultura de Paraty, a Igreja de Santa Rita de Cássia e a clássica Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, além de muitos outros edifícios históricos. Imperdível!

5. Conhecer a Livraria das Marés e fazer uma pausa para o café por lá

A Livraria das Marés é daqueles lugares que surpreende, sabe? Por fora você olha e pensa “ah, é só uma livraria”, mas aí eu entrei e caramba, que lugar lindo!! Uma curadoria apuradíssima de livros e, além disso, aos fundos tem um café, com um jardim e mesinhas ao ar livre… lindo de viver!

Um cantinho perfeito para procurar livros de história, fotografia e viagens e, claro, para fazer aquela pausa pro café e descansar um pouquinho. E aí, imperdível ou não?

6. Experimentar uma (ou mais) cachaças locais

Paraty é O destino quando falamos de cachaça, afinal, a famosa Gabriela Cravo e Canela é de lá. No centro histórico é possível encontrar várias lojas que vendem e oferecem degustações das cachaças da região, contudo, se você quiser ir mais a fundo, existem muitos alambiques que oferecem passeios e degustações. Infelizmente não tive tempo de fazer uma visita a um alambique, mas já vou marcar para a próxima ida ao destino.

7. Fazer a trilha para a Praia do Sono

Outro programa que pra mim é imperdível é, sem dúvidas, a trilha para a Praia do Sono! Uma praia super selvagem, contudo, que possui certa estrutura. Lá na Praia do Sono existe uma comunidade que vive por lá, porém, o acesso só é feito via barco ou trilha.

Minha recomendação é que você faça a trilha, principalmente se você gosta de estar junto à natureza. É uma trilha tranquila, de cerca de 1h30 o trecho. Na praia você vai encontrar também campings, pousadas, bares e restaurantes, portanto, é possível passar o dia todo na praia.

O que fazer em Paraty_Trilha para a Praia do Sono
Chegando na Praia do Sono pela trilha

8. Admirar as famosas portas coloridas do centro histórico

Não só o Centro Histórico é deslumbrante, como também ficar de olho nas muitas portas coloridas é um programa à parte! Cada casinha tem sua porta de uma cor, deixando o centro ainda mais charmoso. Por isso, é imperdível prestar atenção e admirar a beleza das cores nas portas do Centro Histórico de Paraty. Existem também algumas com particularidades diferentes, com algum item mais imponente ou até maior. Enfim, admirar essas portas é sim um programa imperdível de se fazer na cidade.

Eu adoro cores e claro que tirei foto com diversas fotos, da só uma olhada:

9. Experimentar muitas comidinhas gostosas nos muitos restaurantes que o destino oferece

Além de tudo isso, Paraty ainda é uma cidade cheia de bares e restaurantes saborosos, perfeitos para os amantes da gastronomia. É claro que o forte da cidade são os pratos com peixes e frutos do mar, contudo, existem muitos restaurantes que oferecem opções veganas e vegetarianas. Comi muito bem por lá e posso garantir que é possível curtir a culinária local mesmo tendo uma alimentação à base de plantas, como eu.

Meus indicados:

ASSU PARATY: Um bar/restaurante à beira do canal, bem próximo a igreja matriz. Eles servem comidas asiáticas, com uma mistura de sabores peruanos e locais. Uma delícia! Além disso, o ambiente é lindo, aconchegante e possui uma varandinha muito gostosa. Perfeito para um jantar seguido de bons drinks. Recomendo demais!
Travessa do Gragoata, 73, Centro Histórico

ISTAMBUL PARATY: Esse aqui não poderia deixar de fora, afinal, é uma dica bem de morador local mesmo. Um restaurante turco, com um cardápio pequeno, contudo, saborosíssimo! Embora ele fique fora da parte mais central do Centro Histórico, vale muito a pena. Importante ressaltar que o lugar tem uma carinha bem de boteco, sabe? Mas você encontrará boa comida e boa cerveja. Portanto, recomendo demais!
R. Manoel Tôrres – Parque Imperial, Paraty

Van Gogh Hamburgueria: Outro lugar especial para comer é a Van Gogh Hamburgueira, que oferece bons sanduíches com batata, boas cervejas e as vezes ainda tem uma musiquinha ao vivo. Possui opções veganas e vegetarianas e fica bem no coração do Centro Histórico.
R. Dr. Samuel Costa, 248 – Centro Histórico

10. Passear pelo Cais e Paraty

O que fazer em Paraty_Centro Histórico_Igreja Santa Rita de Cássia

Por fim, outra dica de o que fazer em Paraty é dar um passeio pelo cais. Não só você verá paisagens lindas do litoral, como também poderá apreciar a famosa e belíssima Igreja de Santa Rita de Cássia. Tanto o cais quanto a igreja ficam nos entornos do Centro Histórico e podem ser combinados com o embarque para o passeio de barco e com as andanças pelo centro.

O que fazer em Paraty

E aí, o que você achou desses passeios imperdíveis em Paraty? É válido lembrar aqui que Paraty é ENORME e em 3 dias você consegue conhecer o principal do destino, contudo, muitas praias ficarão de fora. Acredito, portanto, que são necessárias algumas viagens para conhecer todas as praias. Além disso, muitas praias são pouco conhecidas e normalmente apenas os marinheiros e pescadores locais que saberão chegar lá.

Por isso, estes passeios que te indiquei são para uma primeira ou segunda viagem à cidade. Fui apenas 1 vez à Paraty, mas claramente já estou doidinha para voltar pra lá.

Entretanto, estes passeios recomendados aqui para o que fazer em Paraty são imperdíveis e sensacionais. Vale cada minuto em todos estes lugares indicados! Paraty é belíssima e cheia de surpresas!

Anota todas as minhas dicas e curta muito sua estadia na cidade!


Para mais dicas e roteiros pelo Rio de Janeiro:


Planejando sua viagem para Búzios e outros destinos

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar, portanto, a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você irá, sem dúvida, encontrar ótimas oportunidades!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é, sobretudo, imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

3 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: