Roteiro em Búzios | Tudo sobre
Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

Roteiro de 4 dias de viagem em Búzios

Se você está buscando um roteiro em Búzios, então você chegou ao lugar certo. Aqui você encontrará tudo o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem à Búzios ao máximo.

Búzios é uma pequena cidade na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, mas isso não a faz ter poucos programas e atrativos. Apesar de pequena, a cidade oferece muitos atrativos e, portanto, vou te passar opções de roteiro de até 4 dias de viagem.

Além disso, vou te mostrar as praias imperdíveis de Búzios e também onde comer. Afinal, além de belas praias, a cidade oferece uma super estrutura de bares e restaurantes para curtir o fim do dia. E é justamente por isso que eu acredito que Búzios merece um roteiro com mais dias que o normal.

Por fim, um roteiro bônus unindo Búzios e Arraial do Cabo, um vez que a famosa cidade das águas azuis e claras fica a apenas 40km distância da nossa queridinha do mar. Então confira abaixo um roteiro completo em Búzios.

Como montar seu roteiro

Primeiro de tudo eu recomendo muito que você fique pelo menos 4 dias na cidade de Búzios. Afinal, em destinos de praia temos que ter um tempo para descansar e ficar à toa na beira do mar, né?

Por isso é importante que você tenha ciência de tudo o que existe para fazer na cidade e então escolher o que você mais tem vontade de fazer e conhecer.

Em seguida, minha recomendação é que você separe os lugares por proximidade e dia. Ou seja, em um dia você faz a região x da cidade, no dia seguinte, vai para outra região e assim por diante. Dessa maneira você otimiza seus dias e não precisa ficar rodando muito pra lá e pra cá.

Como sou adepta ao Slow Travel, recomendo também que você deixe um dia para sossegar em alguma praia que você goste e tenha vontade de só curtir um dia de sol. Em Búzios existem algumas com essa característica, como as Praias da Tartaruga, Geribá e Ferradura, por exemplo.

É legal também você ter uma listinha de bares e restaurantes que tem preferência em conhecer, dessa forma você não ficará perdido na hora de almoçar, jantar ou sair para uns bons drinks no final do dia.

Além disso, você pode separá-los também de acordo com a programação do dia e optar pelo mais próximo e dentro da região que você estiver.

Por fim, minha dica é que você se deixe levar pela cidade sem necessariamente seguir o roteiro ao pé da letra. Use-o como base, para ter ideias e organizar sua viagem de uma forma que faça sentido. Mas se sentir que deve apenas curtir e deixar a vida levar, faça isso!

IMPERDÍVEL: Confira aqui as 5 melhores praias de Búzios

Roteiro de 1 dia em Búzios

  • Rua das Pedras
  • Orla Brigitte Bardot
  • Igreja de Sant’Anna
  • Praia dos Ossos
  • Praia da Azeda e Azedinha

Rua das Pedras e Orla Bardot

Roteiro em Búzios / Pier na Orla Bardot
Pier entre a Rua das Pedras e a Orla Bardot

No primeiro dia, eu recomendo que você comece pelo “básico” de Búzios, digamos assim. Comece seu dia desbravando as belezas da Rua das Pedras e da Orla Bardot.

Por ali você encontrará vários cantinhos fofos e belas vistas. Muitas lojas pela manhã ficam fechadas, outras abertas, mas a região é deliciosa para um passeio. Você pode também caminhar um pouco pela Praia do Canto, que apesar de não ser das mais famosas, é muito bonita.

Vá caminhando pela Orla Bardot admirando o visual e curtindo algumas peças de arte que estão no caminho, como a estátua de Brigitte Bardot. Você encontrará no caminho diversas casinhas estilo pescador fofas e super pitorescas.

Praia dos Ossos, Azeda e Azedinha

Siga em direção a Praia dos Ossos, passando pela Praia da Armação, mas antes faça uma pausa na Igreja de Sant’Anna, no topo de um morrinho. Aprecie a vista e a fofura da igreja. Já pensou casar por ali?

Chegando na Praia dos Ossos, você pode fazer uma pausa para um mergulho no mar extremamente calmo, um passeio de SUP ou deitar na areia. Ou pode apenas passear por ali admirando as belezas do lugar.

Roteiro em Búzios / Acesso às praias Azeda e Azedinha
Vista da escada de acesso às Praias Azeda e Azedinha

Minha recomendação é que nesse momento você faça uma pausa para um almoço ou um lanche rápido, já que nos arredores da praia dos Ossos existem algumas opções. Nas praias seguintes você não encontrará nenhuma estrutura de restaurantes e bares, apenas barraquinhas com lanches rápidos e bebidas.

Seguindo com seu dia, você caminhará por mais uns 10 minutos (com subida), até chegar ao pé da Praia Azeda. Para acessá-la você irá precisar descer uma escadaria que a primeira vista parece um perrengue (principalmente pensando na volta…), mas o visual é tão lindo que você vai até esquecer.

Por fim, chegando nas praias da Azeda e Azedinha, aproveite para curtir a tarde toda a beira mar, mergulhando, pegando um sol. Escolha um cantinho entre as duas praias – que se ligam por um pequeno caminho na consta – e descanse.

Para finalizar o dia, volte para a Orla Bardot e escolha algum bar para assistir ao pôr-do-sol e curtir um petisco com uns bons drinks. Minhas recomendações ficam para o Budda Beach Bar, 74 bar, Anexo Bar Búzios ou Bar do Zé.

Roteiro de 2 dias em Búzios

  • Ponta da Lagoinha
  • Praia da Foca
  • Praia do Forno
  • Beach Club e Praia Brava
  • Trilha para a Praia Olho de Boi
  • Terminar em um bar ou restaurante na Rua das Pedras ou Orla Bardot

Neste dia é dia de bater perna, apreciar visuais incríveis e curtir praias mais selvagens e não tão frequentadas assim. Portanto, minha sugestão é que você comece o dia curtindo o visual na Ponta da Lagoinha.

Encontrei um cantinho para estacionar o carro e desce a pé na encosta, que não é um mirante propriamente dito, com estrutura e tal, mas tem uma vista de tirar o fôlego para as praias que você irá a seguir.

Praia da Foca e do Forno

Seguindo o roteiro, siga até a Praia da Foca, uma praia totalmente selvagem, sem absolutamente nenhuma estrutura. Se você quiser passar um tempo aqui, certifique-se de que você tenha um lanchinho e água com você. Além de protetor solar, claro, pois nem sombra você irá encontrar.

Para você acessar a praia da Foca você terá que passar por um pequeno caminho de areia até chegar à praia que possui uma pequena extensão de areia e muitas pedras à beira do mar.

Esses pequenos detalhes, ao meu ver, são o que dão o charme da praia. Por conta das inúmeras pedras, a água forma algumas piscininhas que te convidam a um mergulho.

Praia da Foca

Seguindo, vá direto para a vizinha Praia do Forno, que junto da praia anterior, formam a minha dupla favorita de praias. Adoro um lugar vazio e praticamente intocado!

A Praia do Forno é um pouco mais conhecida e maior que a da Foca e possui também um pequeno quiosque. Mergulhe, deite na areia e explore as belas pedras nos cantos da praia. E, se curtir andar pelas pedras, faça como eu e curta para caminhar um pouco e enxergar a praia de diferentes ângulos.

Praia Brava

FInalizado seu passeio pelas praias mais selvagens, indico que siga para outra praia vizinha, a Praia Brava. Ela é uma praia mais agitada e é onde os surfistas gostam de aproveitar para pegar umas ondas. Entretanto, a praia possui um Beach Club, onde você pode aproveitar para fazer um almoço com petiscos e drinks curtindo o visual.

Depois de descansar e repor as energias, que tal fazer uma trilha? Ai no canto da praia Brava, na Praia Bravinha, você pode acessar uma trilha que te leva a uma pequena praia selvagem chamada Olho de Boi. A trilha tem apenas 600m de extensão, é bem demarcada e fácil de fazer.

Depois desse dia mais agitado, acredito que você estará bem cansado, então recomendo que escolha um bom restaurante próximo ao seu hotel ou faça uma comidinha gostosa na casa que você alugar para dormir e aproveitar o dia seguinte. Se tiver pique, porque não curtir umas bebidinhas em algum bar legal?

Roteiro de 3 dias em Búzios

  • Praia da Tartaruga
  • Pôr-do-sol e fim do dia no Porto da Barra (Praia de Manguinhos)

Para o terceiro dia em Búzios, eu recomendo que você desacelere um pouco e sendo assim, tire o dia para aproveitar apenas uma praia. Minha recomendação é, portanto, a Praia da Tartaruga.

A Praia da Tartaruga é a minha praia favorita de Búzios, principalmente pelas suas águas calmas e claras e um pouquinho menos gelada do que as outras praias.

Outro grande motivo para eu amar essa praia é que ela é mais selvagem, possuindo pouca infra-estrutura. O acesso à praia é feito por uma estrada de terra e próximo a praia existem alguns quiosques simples, além de uma pousada com restaurante.

Pôr-do-sol na Praia da Tartaruga

Na Praia da Tartaruga você também irá encontrar algumas opções de passeios e práticas de esportes aquáticos, como passeios de jet ski e banana boat e prática de Stand Up Paddle.

E a pousada na beira da praia oferece também um restaurante aberto ao público, ótimo para quem não quer viver só de petiscos e ter um almoço mais estruturado. Depois de almoçar é só seguir aproveitando a praia mesmo.

No fim do dia, recomendo que você vá ao Porto da Barra, por lá existem vários restaurantes e bares, à beira-mar da Praia de Manguinhos. O pôr-do-sol de lá é incrível e você poderá curtir um fim de dia tranquilo sentado no bar petiscando e bebendo algo que você goste. Uma delícia, não é mesmo?

Entretanto, se você tiver curtindo muito a praia da Tartaruga e não quiser sair, o pôr-do-sol de lá é muito lindo também!

Roteiro de 4 dias em Búzios

  • Praia da Ferradurinha
  • Praia dos Amores
  • Trilha entre Praia dos Amores e Ferradura
  • Praia da Ferradura

Pro último dia desses 4 dias de roteiro em Búzios, eu recomendo a Praia da Ferradurinha e sua vizinha, a Praia dos Amores pela manhã. Explore esse cantinho lindo da cidade, se joga nos cantos e nas pedras para aproveitar as praias de vários ângulos. Aproveita também para dar um bom mergulho!

Final de tarde na Praia da Ferradura / Roteiro em Búzios
Fim de tarde na Praia da Ferradura

Para a parte da tarde, que ta aproveitar para almoçar na região da Praia da Ferradura? Essa praia tem bastante estrutura de bares, restaurantes e hotéis e pode ser perfeita paraencontrar um bom restaurante para o almoço.

E, claro, depois de almoçar, minha recomendação é que siga por ali mesmo para curtir a praia. A Praia da Ferradura é ótima para curtir em família, casal e amigos, porque além de linda, seu mar é bem calminho.

Ali você encontra também possibilidades de passeios e práticas de esportes aquáticos. Uma ótima praia para finalizar seu roteiro pela queridinha do mar.

E, se tiver disposição e não quiser ficar de bobeira na areia, você também pode aproveitar para fazer uma trilha. No mapa acima, em cinza, selecionei alguns pontos de interesse que você pode seguir pela costa e curtir vários visuais incríveis. Você pode ir da Praia dos Amores até a Praia da Ferradura pela trilha, que tal? Um programa diferente, né?

Roteiro de 5 dias em Búzios e Arraial do Cabo

Por fim, adicione mais um dia no seu roteiro por Búzios e de uma passada em Arraial do Cabo, entretanto, esteja preparado porque com apenas um dia você só terá um gostinho da cidade. O ideal mesmo é que você considere pelo menos 3 dias para conhecer Arraial do Cabo de verdade.

Minha sugestão, portanto, para apenas 1 dia na cidade, é que faça um passeio de barco. Desta forma, poderá ver um pouquinho das praias mais famosas do destino.Os passeios costumam ser de apenas meio dia, portanto, a outra metade do dia você poderá aproveitar na praia que mais gostou ou fazendo algumas trilhas pela região.

Conclusão

Como você pôde ver nesse roteiro, Búzios apesar de ser uma pequena cidade, oferece muitos programas incríveis, praias e trilhas bacanas e além disso, uma rede gastronômica de lamber os dedos.

É por isso, portanto que considero necessário ao menos 4 dias para ficar na cidade. Dessa forma você não farpa nada correndoe poderá conhecer Búzios de verdade.

E, claro,se tiver mais tempo à sua disposição, que tal aproveitar e incluir mais uns dias e curtir outras cidades da Região dos Lagos? Tanto Cabo Frio quanto Arraial do Cabo ficam a poucos quilômetros de Búzios e oferecem vários atrativos interessantes, sobretudo, praias de tirar o fôlego.

Por fim, recomendo que pegue todas as minhas recomendações para montar o roteiro do seu jeito. Aqui é apenas uma ideia e você pode, claro, trocar os dias, inserir um ou outro programa que você viu em outro lugar e achou interessante e por aí vai.

O importante mesmo é que você curta suas férias e conheça, portanto, essa incrível cidade praiana no estado do Rio de Janeiro. Afinal, ela não é famosa mundoafora à toa, não é mesmo?


Para mais dicas e roteiros do Rio de Janeiro leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: