
Trilha do Morro da Urca | Uma trilha para iniciantes no Rio de Janeiro
Que o Rio de Janeiro é uma cidade linda, todo mundo sabe. Mas o que nem todos sabem é que existem várias trilhas na cidade. Para mim, que adoro natureza, a Trilha do Morro da Urca é a trilha perfeita para iniciar o circuito de trilhas do Rio.

O que esperar da Trilha do Morro da Urca?
A Trilha do Morro da Urca é ótima para iniciantes, famílias e pessoas de todas as idades. Pois em cerca de 20 a 40 minutos você sobe até o Morro da Urca. Mas saiba que é uma trilha bastante íngreme, com muita subida. Porém ela é super bem estruturada.
O Morro da Urca, para quem não sabe, é o morro onde fica a primeira parada do Bondinho do Pão de Açúcar. E você pode acessar toda a essa estrutura da primeira parada do bondinho.

Um pouco sobre a estrutura do Morro da Urca
Ali em cima tem uma praça de alimentação, banheiros, bebedouro, um pequeno museu falando sobre a história do Pão de Açúcar e do Bondinho, além de algumas estátuas espalhadas pelo espaço.

O que não falta, lógico, são espaços para observar a bela paisagem da Cidade Maravilhosa de vários ângulos. Você pode ver a enseada de Botafogo e a Baía de Guanabara de um lado, a praia Vermelha de outro. Ainda tem um visual incrível para o Morro do Corcovado e o Cristo Redentos, além de outros morros da cidade como o Morro Dois Irmãos – aquele famoso do pôr-do-sol de Ipanema – e a Pedra da Gávea.

Para os iniciantes em trilha, recomendo muito que comecem com a Trilha do Morro da Urca, pois é uma trilha de pouca dificuldade e de fácil acesso.
Como é a trilha?
A trilha tem início no canto esquerdo da Praia Vermelha, na Urca. Logo em frente a subida do Bondinho do Pão de Açúcar. Ali tem uma pista de caminhada chamada Pista Cláudio Coutinho e caminhando por alguns metros tem o início portanto, da Trilha do Morro da Urca a esquerda.

É uma trilha super bem sinalizada e logo no início tem uma subida bastante íngreme, e cuidado, pois as vezes tem um pouco de lama. Portanto prestar atenção neste pedaço. Além disso, tem 2 escadas de madeira para facilitar a subida logo no início.

No meio do caminho, já mais no alto, tem um deck com mirante com vista para a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo e eu acho que vale a pausa para uma foto.
Entre em contato conosco, nós oferecemos serviço de Roteiros Personalizados. Vamos adorar saber mais de você e criar um roteiro perfeito para o seu perfil!
Aproveite as lindas paisagens da Cidade Maravilhosa no caminho da Trilha do Morro da Urca e também lá de cima.
Chegando lá em cima desfrute da estrutura e aproveite para admirar o visual dessa cidade encantadora.
E se você estiver cansado e quiser aproveitar a experiência de andar de bondinho, a partir das 19h40 é liberada a descida de bondinho de graça para aqueles que subiram por trilha.

DICAS PRÁTICAS
Como chegar a Trilha do Morro da Urca?
Tanto vindo do lado de Copacabana, Ipanema, Leblon, quanto do Centro, Flamengo, Botafogo, você pode chegar de Metro + Integração. Desce na estação de Botafogo e lá pega um ônibus integração para a Urca (Linha 513 Botafogo-Urca).
Clicando aqui neste mapa interativo do MetroRio você pode entender melhor como funciona.
Você pode também pegar um Uber, 99, táxi comum, Cabify, entre outros. Eles podem te levar até o início da Pista Cláudio Coutinho.
No app VAH para Android e IOs, você pode comparar o preço dos diferentes aplicativos de serviços de carros particular, carros compartilhados e taxis.
Quanto tempo dura a Trilha do Morro da Urca?
De 20 a 40 minutos dependendo do seu condicionamento físico. Se você subir direto sem paradas, num ritmo normal, em cerca de 25 minutos você estará no topo do morro.
Qual o grau de dificuldade da Trilha do Morro da Urca?
É uma trilha com grau de dificuldade fácil. Apesar de ser bem íngreme e ter bastante subida, as subidas não são difíceis.
Qual horário ir?
Recomendo ir no meio da tarde, começando a trilha por volta de 16h (no horário de verão, pode ir por volta das 17h, pois o sol se põe bem mais tarde). Assim, chegando lá em cima você aproveita um lindo pôr-do-sol e tem a possibilidade de descer de graça pelo bondinho se quiser ter essa experiência ou estiver cansado.
Mas é claro que você pode ir em qualquer horário. No início da manhã e fim de tarde, porém, a trilha tem menos trânsito de pessoas subindo e descendo.
Nos finais de semana a trilha fica mais cheia, mas durante a semana é ótimo e super vazio. Mas recomendo que vá quando puder. Vale a pena!
Bondinho antigo do Bondinho do Pão de Açúcar
Deixa um comentário aqui embaixo me contando o que achou. Se você já foi, me conta também a sua experiência.
Beijos,
Hayuni.
Já nos segue no Instagram?
Blog pessoal: @hayuni.schramm
Slow Travel World: @Slowtravel.worl
Planejando sua viagem
Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂
- Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
- Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
- Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
- Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
- Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
- Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.


2 Comments
Pingback:
Pingback: