Cidades próximas ao Rio de Janeiro
Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

20 destinos imperdíveis para conhecer a partir do Rio de Janeiro

O estado do Rio é muito rico e oferece diversos destinos incríveis para visitar, por isso aqui eu te mostrarei várias cidades próximas ao Rio de Janeiro (capital) para você incluir na sua wish list. Dentre elas, você encontrará cidades para fazer um bate-volta de apenas um dia ou então para passar o final de semana.

Neste guia completo você encontrará as melhores cidades do interior do Rio de Janeiro para visitar e ter uma experiência incrível. Por lá você encontra de tudo um pouco: uma natureza exuberante, muita história, além de sabores incríveis, como é o caso da região onde é produzida café.

A ideia aqui é você fazer viagens curtas e baratas a partir da Cidade Maravilhosa, com cidades mais turísticas e lugares para relaxar no RJ. Tem para todos os gostos. Vou incluir lugares que eu conheço, mas também listarei possibilidades de destinos que ainda não fui – mas que pretendo ir – para você compreender o quão diverso e rico é o Rio.

Portanto, se você busca por uma viagem curta no estado do Rio de Janeiro para conhecer, fique atento à todas as minhas dicas a seguir.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro

A ideia aqui é te mostrar, por cima e bem resumido, todo o potencial turístico do estado do Rio e, portanto, decidi separar o post em regiões que oferecem cidades turísticas e destinos não tão conhecidos.

O legal é que o estado é pequeno, portanto, é possível conhecer todas as regiões e cidades próximas ao Rio de Janeiro de carro, em viagens que não durarão mais do que 5 horas.

Aqui você encontrará, portanto, as seguintes regiões:

  • Região dos Lagos
  • Costa Verde
  • Região Serrana
  • Serra da Mantiqueira
  • Vale do Café

Além disso, vou incluir 2 lugares bônus, perfeitos para um bate-volta para passar o dia curtindo um programa diferente sem precisar se hospedar em outra cidade.

Confira abaixo um mapa com as regiões e cidades indicadas:

Cidades próximas ao Rio de Janeiro para conhecer na Região dos Lagos

Búzios

É claro que Búzios não pode ficar de fora, afinal, é um dos destinos mais famosos próximos ao Rio de Janeiro. Além de estar localizada na Região dos Lagos, a cerca de 3 horas da capital do estado, Búzios oferece muitos programas incríveis.

Já estive algumas vezes no balneário e recomendo muito. São muitas as belíssimas praias e além disso, a rede gastronômica e programas noturnos são ótimos! Existem bares e restaurantes para todos os gostos e tipos de pessoas, assim como para todos os bolsos.

Outro ponto positivo de Búzios é que a cidade tem um vasto comércio para compras, além de lugares históricos, sendo assim é uma cidade completa para você conhecer.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é outra queridinha da Região dos Lagos, famosa sobretudo pelas suas águas cristalinas e azuis de tirar o fôlego. A cidade em si não oferece muitos programas, a ordem aqui é curtir a natureza, seja nas praias, nas trilhas e nos passeios de barco.

Pude também conhecer Arraial do Cabo e se você é da praia, acredite em mim, este destino não pode ficar de fora! Entretanto, o ideal é conhecer a cidade em baixa temporada ou, se possível, durante a semana.

Suas belas águas se popularizaram muito nos últimos anos e nos finais de semana a cidade fica muito cheia de turistas, desde aqueles que vão para passar o dia, até aqueles que estão apenas de bate-volta. O mar fica também muito cheio dos barcos e escunas com turistas.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro | Arraial do Cabo
Prainhas do Pontal do Atalaia | Arraial do Cabo

Pela sua proximidade com Búzios – apenas 30 minutos de carro – Arraial do Cabo pode ser uma ótima pedida para um bate-volta, contudo, recomendo que reserve mais de um dia, pois não faltam praias e programas bacanas para curtir por lá.

Cabo Frio

Também localizada na Região dos Lagos, Cabo Frio é um pouco menos famosa do que as duas anteriores, entretanto, oferece belíssimas praias, um centro bacana para compras, alguns atrativos históricos e uma malha hoteleira melhor do que a de Arraial do Cabo.

Apesar de ser uma cidade incrível, cheia de praias lindas, a beleza das águas de Arraial do Cabo e a diversidade de programas de Búzios podem fazer com que Cabo Frio fique um pouco de escanteio. Entretanto, recomendo que a conheça também, pois a cidade tem muito valor e também belezas naturais.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro para conhecer na Costa Verde

Angra dos Reis

Angra dos Reis é, também, um destino super famoso no estado do Rio e não poderia ficar de fora dessa lista. Embora não conheça a cidade e nem a região Costa Verde ainda – meus planos são para conhecer em breve – sei que é uma cidade e regiãocom grande valor.

A cidade oferece diversas praias incríveis, entretanto o bacana da região é ter a possibilidade de conhecê-la à bordo de um barco, já que os principais atrativos não são acessíveis por terra. O ponto alto de Angra dos Reis é, sem dúvidas Ilha Grande.

Ilha Grande

A Ilha Grande é um destino extremamente conhecido e o que mais me encanta é que por lá existe um programa de preservação do meio ambiente, portanto, existe uma quantidade máxima de turistas que a ilha recebe. Só é possível chegar na ilha de barco, o que faz com que muita gente prefira não ir, uma vez que se torna uma longa viagem e pode até ser um pouco de perrengue chegar até lá.

A ilha é praqueles que curtem lugares mais simples, roots, bem pé na areia e na mata. É para relaxar e explorar a ilha em busca de cantinhos paradisíacos e por muitas vezes vazios.

Por aqui, águas salgadas se encontram com a água doce, além de a mata estar sempre presente. A natureza é, sem dúvida, a grande protagonista da ilha.

Paraty

Paraty é a joia histórica do Rio de Janeiro e além disso, pode agradar a todos os tipos de turistas, uma vez que oferece belezas naturais e programas junto à natureza como praias, cachoeiras e trilhas. E além disso, seu centro histórico é encantador, cheio de construções históricas e tombadas, feiras, festas, artesanato, bares e restaurantes.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro// Paraty
Centro Histórico de Paraty | Foto: Wikimedia Commons

Há quem diga, inclusive, que o Centro Histórico, de tão charmoso, faz com que os visitantes esqueçam um pouco das belezas naturais. Mas a verdade é que, o ideal é ter pelo menos 3 dias para desbravar essa cidade cheia de encantos.

Mangaratiba

Mangaratiba é uma cidade não tão famoso quanto suas duas vizinhas Angra dos Reis e a Cidade Maravilhosa, entretanto, oferece belas praias com águas verdes. Um paraíso super perto do Rio de Janeiro.

Perfeito para um bate-volta ou para mais dias, para aqueles que querem tirar uns dias de folga e apensa relaxas nas belas praias da cidade. Contudo,além das praias, por lá você encontrará também trilhas, cachoeiras e um centrinho histórico.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro para conhecer na Região Serrana

Petrópolis

Petrópolis é, sem dúvida, uma das mais importantes cidades do estado, uma vez que é a Cidade Imperial: é lá que morava a família real na ápoca que o país ainda era comendado por eles. A cidade oferece, sobretudo, diversos museus, casas e espaços que contam a história do Brasil e da família real brasileira.

Além disso, Petrópolis possui muitas opções de trilhas e cachoeiras, já que está localizada na Região Serrana. Há, também, mmirantes onde é possível, inclusive, avistar a cidade do RIo de Janeiro.

Petrópolis também oferece um bom comércio, com lojas, bares e restaurantes para todos os gostos. A cidade é linda e vale muito a visita! Já faz bastante tempo que estive por lá e não vejo a hora de voltar, afinal, está a pouco mais de 1 hora de carro do Rio.

Teresópolis

Vizinha de Petrópolis, Teresópolis oferece também esse climinha de serra, com diversos programas ao ar livre, em meio a natureza como trilhas, cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego.

A Serra dos Órgãos possui morros e montanhas lindos de viver, numa geografia que deixa todo mundo de boca aberta. Entretanto, por lá você encontrará também programas históricos, programas gastronômicos e muito mais. A cidade é um charme e eu recomendo que inclua no seu roteiro pela Região Serrana.

Nova Friburgo

Nova Friburgo também está localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, vizinha das famosas Petrópolis e Teresópolis, esta cidade é conhecida como a Suíça Brasileira. Além disso, é um polo da moda íntima, considera capital nacional da lingerie, perfeita pra quem quer fazer umas comprinhas.

Mas, Nova Friburgo oferece, sobretudo, programas em meio a natureza, como trilhas, cachoeiras e etc. É, também, um lugar ótimo para curtir o friozinho de relaxar.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro para conhecer na Serra da Mantiqueira

Visconde de Mauá

Cachoeiras em Visconde de Mauá

A Serra da Mantiqueira é também uma região serrana e faz fronteira com o estado de Minas Gerais e dessa região, Visconde de Mauá é a minha queridinha. Aqui você pode ler mais sobre.

O destino é perfeito para curtir um friozinho e saborear diversas delícias nos muitos restaurantes da cidade. Além disso, em Visconde de Mauá você encontrará diversas trilhas incríveis para curtir a natureza e nas temporadas mais quentes, a cidade oferece diversas cachoeiras deliciosas.

Penedo

Pequena Finlândia | Penedo

Penedo é uma cidade linda de viver e vale a parada.Seu centrinho histórico é muito fofo e o lugar é conhecido como Pequena Finlândia. Além disso,por lá você encontrará muitos artesanatos e também chocolates! Algumas comidas típicas finlandesas também podem ser encontradas lá.

No mais,é possível também curtir a natureza, uma vez que Penedo está localizada bem no pé do Parque Nacional do Itatiaia. Muitas trilhas, mirantes e cachoeiras à disposição para quem ama estar junto a natureza, assim como eu.

Outras cidades na Serra da Mantiqueira

Além de Visconde de Mauá e Penedo, a região oferece outros destinos incríveis e que valem a parada:

  • Resende
  • Itatiaia

A região é perfeita, sobretudo, para quem gosta de programas de ecoturismo, afinal o Parque Nacional do Itatiaia possui trilhas para todos os gostoso, das mais fáceis até as mais difíceis, além de cachoeiras, mirantes, montanhas e muito mais.

Outro ponto positivo da região é a prática de esportes radicais como escalada e também prática de salto de paraquedas.

Cidades próximas ao Rio de Janeiro para conhecer no Vale do Café

O Valé do Café uma região localizada no interior do estado e não poderia ficar de fora das cidades próximas ao Rio de Janeiro para se conhecer. Não conheço a região ainda, contudo está na minha listinha para destinos de final de semana, afinal, está localizada a poucas horas do Rio.

É uma região famosa, principalmente, por possuir um circuito turístico de Fazendas Históricas de Produção de café. Por lá você encontrará também diversas construções históricas, além de programas junto à natureza.

As principais cidades turísticas da região são:

  • Rio das Flores
  • Vassouras
  • Conservatória
  • Valença

Bônus

Não poderia deixar um Bônus de fora deste guia perfeito de cidades próximas ao Rio de janeiro para conhecer, não é mesmo?

Niterói

A vizinha Niterói tem muito a oferecer. Separada da capital fluminense apenas por uma ponte, a famosa ponte Rio-Niterói, a cidade merece, portanto, sua atenção.

Niterói oferece diversos museus incríveis, como os Niemeyer e muitos programas e belezas naturais como praias, parques, trilhas e mirantes. E, como gostamos de brincara aqui no Rio, o melhor de Niterói é, sem dúvidas, a vista para o Rio de janeiro.

E realmente, o visual que Niterói oferece da Cidade Maravilhosa é algo indescritível! De lá você consegue avistar todos os famosos morros e montanhas.

Ilha de Paquetá

Por fim, recomendo que inclua a Ilha de Paqueta, que na verdade faz parte da cidade do Rio. Entretanto, por ser uma ilha o meio da Baia de Guanabara, não é colocada como algo a se considerar quando visitamos o Rio de janeiro.

O acesso à ilha já é um atrativo, uma vez que para chegar lá você deve pegar a Barca, uma embarcação que sai da Praça XV, no centro do Rio.

Chegando lá você encontrará uma pequena vila pacata, com visuais incríveis da Baia da Guanabara e também do Rio de Janeiro, além de diversas belas construções históricas, parques legais para um passeio e algumas praias, que não recomendo o banho rs.

Conclusão

Como você pode ver, o estado do Rio de Janeiro oferece programas para todo mundo, sem contar a capital, que tem de tudo um pouco e encanta a todos que por lá passam.

Portanto, neste guia você encontra cidades próximas ao Rio de Janeiro para fazer uma viagem curta ou um bate-volta de apenas um dia para curtir suas férias.

Por fim, recomendo que você considere fazer um tour completo por todas essas regiões. Escolha seus destinos e se divirta!


Para mais dicas e roteiros do Rio de Janeiro leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: