Como chegar nas Dolomitas
destinos,  EUROPA,  Itália

Como chegar nas Dolomitas e se locomover por lá

Se você está planejando uma viagem para os alpes italianos você precisa saber como chegar nas Dolomitas. No mapa, a região está localizada no norte da Itália e faz divisa com a Áustria e Suíça. Fica próxima a importantes cidades da Itália como Milão e Veneza, por exemplo.

Por isso, vou passar um guia completo de como chegar e se locomover por lá. Você verá como ir de Milão a Dolomitas e como chegar por Veneza. Outra alternativa também é chegar nas Dolomitas a partir de Verona, a cidade de Romeu e Julieta, que fica próxima ao Lago di Garda e uma das principais cidades da região: Trento.

A principal cidade é Cortina D’Ampezzo, entretanto, muitos programas, como os famosos lagos das Dolomitas, estão afastados desta cidade. Portanto é importante você saber como se locomover pela região, que é cheia de montanhas e pequenas estradas, o que pode dificultar um pouco seu percurso entre um programa e outro.


Para programar sua viagem completa, veja aqui O que Fazer nas Dolomitas e também Onde ficar nas Dolomitas


Como chegar nas Dolomitas | Trilhas e caminhos
As paisagens da região são de tirar o fôlego de qualquer um

Como chegar nas Dolomitas

As 3 principais cidades da Itália mais próximas às Dolomitas são Veneza, Milão e Verona. E destas 3, apenas Milão recebe voos diretos saindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Para as outras cidades será necessário um voo com conexão.

Portanto, sugiro que quando for para as Dolomitas, inclua também outras cidades no seu roteiro. Além das 3 cidades já citadas acima, você pode incluir também Roma, Florença, a região da Toscana, Cinque Terre…aqui você pode conferir um roteiro completo de 27 dias pela Itália onde eu contemplo as Dolomitas e também muitas outras cidades e regiões do país europeu.

Estando em Verona, Veneza ou Milão, sugiro portanto que você alugue um carro para poder se locomover na região e fazer diversos passeios. Caso contrário, você terá pouca mobilidade e dificuldade para conhecer os lindos lugares da região. Outra alternativa é fazer passeios fechados, que indicarei mais abaixo.

Como chegar nas Dolomitas a partir de Verona

Se você está em Verona, aproveita também para fazer um passeio no Lago di Garda e conhecer a região, que é fantástica! Belas paisagens, um clima delicioso e cidades incríveis e históricas, como Sirmione, por exemplo.


Confira aqui tudo sobre o Lago di Garda e Sirmione, principal cidade da região


Saindo de Verona para Trento, você pegará a estrada A23, combinada com outras estradas locais. A viagem de carro levará cerca de 1 hora num trajeto de quase 100km.

Já indo de Verona para Bolzano, sua viagem irá durar 1 hora e 40 minutos, num caminho de pouco mais de 150km e seu percurso será feito na maior parte do tempo pela A22.

Agora Cortina D’Ampezzo é um pouco mais afastado de Verona e você deverá irá até próximo da entrada para Veneza pela estrada E70, para então subir pela A27 para Cortina D’Ampezzo. uma viagem de cerca de 3 horas e pouco mais de 250km.

Como chegar nas Dolomitas a partir de Veneza

Veneza é, com certeza, a cidade com o acesso mais fácil para a região das Dolomitas como um todo e, principalmente para a principal cidade: Cortina D’Ampezzo. Portanto, a viagem entre as duas cidades será em um percurso de pouco mais de 150km com duração de mais ou menos 2 horas dirigindo.

Agora, se você quiser fazer seu roteiro saindo de Veneza e começando por Trento ou Bolzano, você deverá pegar a estrada E70 para Verona e o caminho então para as duas cidades será o mesmo a partir dali. Já não faz mais tanto sentido este percurso.

Por isso, minha sugestão é que se estiver saindo de Veneza, o ideal é que seu roteiro nas Dolomitas tenha início – e base – em Cortina D’Ampezzo ou arredores.

Como chegar nas Dolomitas a partir de Milão

Se você, assim como eu, optar chegar por Milão, minha sugestão é que faça um roteiro parecido com o meu. De lá, fui para o Lago di Garda, onde explorei a cidade de Sirmione e Bardolino no sul do lago e Riva del Garda ao Norte. Aqui você pode entender um pouco melhor como foi meu roteiro.

Saindo de Milão para Trento, você passará por Sirmione e também por Bardolino pelas estradas A4 e A22 e outras menores. Sua viagem durará por volta de 2 horas e meia num trajeto de mais ou menos 220km.

Para Bolzano o caminho será parecido, com a única diferença que você seguirá viagem pela A22 quando passar por Trento e levará meia hora a mais em um caminho de cerca de 280km.

Como se locomover nas Dolomitas

Eu gosto muito de me perder nas estradas e ter a flexibilidade e possibilidade de parar onde a paisagem me chamar… gosto de viajar com calma e sem muita preocupação com horário e é justamente por isso que eu julgo o carro a melhor alternativa não só para desbravar as Dolomitas, como para diversas outras viagens que já fiz e pretendo fazer.

As estradas nas Dolomitas são, em grande parte delas, bem precárias. Muitas delas são estradas de barro ou com asfalto já bem gasto e mal cuidado. É bem interior mesmo. E para “piorar”, você estará entre um sobe e desce das montanhas, que sem carro você ficará bem limitado quanto aos locais que você irá passear na região.

Então se estiver planejando sua viagem para as Dolomitas, entre aqui e reserve seu carro. Você não irá se arrepender, pois terá mais flexibilidade, possibilidade de desbravar locais mais remotos e não precisará se preocupar com horários.

Como chegar nas Dolomitas e se locomover por lá
Estar de carro nas Dolomitas te trará surpresas como este fim de tarde

Passeios para as Dolomitas

Se você não tem interesse em alugar um carro e nem mesmo ficar muitos dias nas Dolomitas, deixo abaixo uma listagem de boas opções de passeios que você pode fazer. Você poderá optar por passeios de um dia e terá todo o suporte de uma empresa, com transporte e etc.

Importância de planejar sua viagem para as Dolomitas

Se você vai chegar nas Dolomitas de carro ou por excursão, o importante mesmo é que você tenha um roteiro muito bem planejado para aproveitar ao máximo. Entenda todos os atrativos, pesquise os lugares que você quer visitar e a partir daí pense em qual a melhor forma de conhecer a região.

Eu recomendo muito que você inclua as Dolomitas em um roteiro mais completo pela Itália, assim você desbravará diversas facetas do incrível país europeu.

Sei que planejar um roteiro da bastante trabalho e muitas vezes é quase um quebra-cabeças para entender por onde começar e terminar seu trajeto. E foi pensando nisso que, a partir da experiência que adquiri em muitos anos trabalhando em agências de viagens, resolvi ajudar você a montar seu roteiro. Eu ofereço o serviço de roteiro personalizado, que será feito sob medida para você. Com seu perfil e suas preferências.

Portanto, se você está quebrando a cabeça para montar seu roteiro pelas Dolomitas e precisa de um help, entra em contato comigo por aqui. Vai ser um prazer a te ajudar a realizar o sonho de conhecer os alpes italianos!


Leia mais sobre a Itália


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Entre em contato conosco e solicite seu Roteiro Personalizado

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: