destinos,  EUROPA,  Itália

Toscana | O que fazer em 4 dias

Uma das principais e mais famosas regiões da Itália é a Toscana e claro que eu e o Bruno não poderíamos deixar de visitar esse lugar cheio de paisagens lindas e pequenos vilarejos históricos, né? Além do mais, somos amantes de vinho. Nada melhor do que os vinhos italianos, principalmente os vinhos da Toscana. Neste post conto o que fazer em 4 dias na Toscana.

o que fazer em 4 dias na toscana
Toscana | Itália

Nós adoramos vinhos e gostaríamos de ir em umas 3 ou 4 vinícolas fazer o passeio e degustação que eles oferecem, mas queríamos tanto os vinhos da região de Chianti quanto do Brunello de Montalcino. Chianti fica a norte e Montalcino ao sul de Siena. Portanto, decidimos nos hospedar em Siena, que tirando Florença, é a principal cidade da Toscana.

O que fazer em 4 dias na Toscana?

Na Toscana tem MUITAS cidades e vilarejos históricos. E vinícolas, então, não vou nem comentar. Tropeçou, deu de cara com uma vinícola!

Muitas pessoas passam 1 ou 2 dias na Toscana, ou então fazem um bate e volta de Florença de apenas um dia. Da pra fazer? Sim, da! Mas vamos combinar que não da pra aproveitar por completo a verdadeira beleza da Toscana, né?

Eu adoro conhecer os lugares de verdade…

Como vocês já sabem, eu gosto muito de aproveitar ao máximo os lugares que vou. Gosto de explorar bastante e me sentir parte daquele destino. Por isso, optamos por ficar 4 dias. E o que fazer em 4 dias na Toscana? Garanto que tem muita coisa para ver!

Em 4 dias que daria tempo de fazer as degustações nas vinícolas e também andar um pouco pelos vilarejos. Os vilarejos, em sua maioria, em umas 2 horas você anda a cidade inteira. Salvo se você entrar em alguma atração, como castelos, igrejas, torres e afins. O que também tem muito!

o que fazer em 4 dias na toscana
Toscana | Itália

Nós listamos onde pretendíamos ir e agendamos 3 vinícolas para degustação. Tirando os horários marcados das vinícolas, deixamos os dias acontecerem com calma, mesmo que não desse de ver toda a lista de o que fazer na Toscana. Não estávamos nem um pouco interessados em ter pressa e conseguir conhecer o máximo de cidades possível… só queríamos curtir lindas paisagens e bons vinhos!

O que fazer em 4 dias na Toscana

Cidades e Vilarejos que fomos:
  • Siena
  • Montalcino
  • Montepulciano
  • San Gimignano
  • Castellina in Chianti
  • Monteriggioni
o que fazer em 4 dias na toscana
Mapa | Toscana | Itália
Vinícolas que fizemos degustação
  • Caparzo
  • Castellare di Castellina
  • Piccini (Geografico)
  • Tenuta Torciano

Na Toscana estávamos com carro alugado. É possível fazer de trem, mas o acesso a muitas vinícolas é bem restrito. Então a única forma de acessar a alguns lugares é de carro. A não ser que você feche algum transfer, normalmente os hotéis oferecem esse serviço.

Siena

Escolhemos Siena como nossa cidade base por ser a maior cidade da Toscana, então seria ótimo para jantar a noite, além de ter fácil acesso as cidades tanto mais ao norte quando ao sul da Toscana.

Logo que chegamos fomos dar uma volta por Siena. E para nossa surpresa, descobrimos que estava tendo um evento super famoso e histórico na cidade, o Palio di Siena. A corrida de cavalos mais antiga do mundo! Ponto negativo: a cidade estava L-O-T-A-D-A! Ponto positivo: caraca, estava acontecendo a corrida de cavalos mais antiga do mundo!

o que fazer em 4 dias na toscana
Palio di Siena na Piazza del Campo | Toscana

Os horários das corridas eram bem espaçados, e quando chegamos no alto da cidade tinha acabado de acontecer uma. Mas pudemos ver a estrutura do evento, muito legal por sinal. Acontece na praça principal, a Piazza del Campo. Demos uma volta por ali e seguimos batendo perna na cidade.

o que fazer em 4 dias na toscana
Duomo di Siena | Siena | Toscana

O centro histórico da cidade é murado e é bem grandinho. Confesso que a quantidade de turistas que tinha lá naquele dia nos deixou um pouco desanimados. Então batemos um pouco de perna, vimos alguns pontos da cidade e tentamos andar pelas ruelas onde tinha menos gente. E claro, demos uma volta na principal igreja da cidade, a Duomo di Siena. É linda. Toda de mármore, estilo a catedral de Florença, mas um pouco menor, claro.

o que fazer em 4 dias na toscana
Detalhes do mármore da Duomo di Siena | Siena | Toscana
Nosso hotel foi um ponto alto do nosso roteiro

A noite, como estávamos cansados de ter pegado estrada e batido perna o dia todo, resolvemos jantar no hotel mesmo e aproveitar para descansar. Nosso hotel era fora do centrinho e próximo as estradas, por isso conseguimos um ótimo preço pelo Booking.com. Deixo aqui o link do Four Point by Sheraton Siena. Recomendo porque o preço é muito bom pelo hotel que é. Não somos muito acostumados em ficar em hotéis desse nível, então adoramos! rs

Montepulciano, Montalcino e Vinícola Caparzzo

Demos umas voltas em ambos os centrinhos de Montepulciano e Montalcino… e acontece que os vilarejos da Toscana são bem parecidos, principalmente o centro histórico. Em sua grande maioria são muito turísticos e vivem basicamente para o turismo. Alguns mais famosos, outros menos.

O vilarejo fica no topo de um morrinho, todo murado. No centrinho não passa carro e as construções são todas bem parecidas. Sempre tem uma igreja e um castelo. Tanto Montalcino quanto Montepulciano eram assim. Uma pena que estava chovendo neste dia.

o que fazer em 4 dias na toscana
Montepulciano | Toscana

Mas nessas cidadezinhas, o que mais me impressiona e me encanta são os moradores locais. Parece mentira, mas não, existem moradores nos centros históricos dessas cidades. Em Montepulciano inclusive estávamos tomando um cafézinho da tarde, que era em frente a uma escola. Várias crianças correndo pra lá e pra cá aguardando os pais. Gosto muito de ir nessas cidades observar o movimento e a vida real deles.

o que fazer em 4 dias na toscana
Vinícola Caparzo | Montalcino | Toscana
Comemorando meu aniversário!

Nesse dia era meu aniversário, então eu estava interessada mesmo em fazer a degustação na Vinícola Caparzo. Um amigo entendedor de vinhos quem nos recomendou esta vinícola e lá encontramos dois brasileiros que fariam conosco a visita e eles nos contaram que esta vinícola aparece no filma Cartas para Julieta. O lugar é lindo mesmo, digno de cenário de cinema.

Pegamos uma degustação de 3 vinhos – lá ganhamos um extra de presente – com algumas comidinhas. Gostamos bastante dos vinhos, mas estes não foram nossos preferidos. Além dos vinhos, nos serviram também o famoso e delicioso queijo pecorino com melado (ambos eram produzidos na fazenda ao lado), dois tipos de presuntos italianos e pão italiano. Tô aqui babando só de lembrar.

o que fazer em 4 dias na toscana
Degustação na Caparzo | Toscana
Monteriggioni

Que cidade é essa? Cidade de cinema. Literalmente! Quando estávamos lá estava acontecendo uma gravação rsrs. Ainda bem que a incluímos na lista lista de o que fazer em 4 dias na Toscana, porque valeu muito a pena!

o que fazer em 4 dias na toscana
Monteriggioni | Toscana

A cidade é minúscula!!! Andamos a cidade toda com calma em 30 minutos! A cidade também é murada e tem duas portas de entrara nas extremidades da cidade e a distância entre uma porta e outra é de 170m. Além desta ruela, tem mais duas ruelinhas paralelas e 3 perpendiculares que ligam as principais ruelas. E acreditem se quiser, tem quem more lá!

O vilarejo é uma graça! Não é dos mais conhecidos e fomos por indicação de uma amiga. Uma surpresa mais do que agradável. Nos perdemos por ali, não tinha quase ninguém na cidade além do pessoal que estava participando da gravação. Tinha umas duas lojinhas de artigos locais abertas e só. Mas eu amei!

o que fazer em 4 dias na toscana
Monteriggioni | Toscana
o que fazer em 4 dias na toscana
Monteriggioni | Toscana

Monteriggioni parece uma cidade de boneca e se você estiver passeando pela Toscana, tire meia horinha para se perder nessas poucas ruas, você não vai se arrepender. Super pitoresca, rendeu várias fotos lindas. Sem contas que por estar no alto, nas entradas da cidade – fora do muro – a vista é linda!

o que fazer em 4 dias na toscana
Monteriggioni | Toscana
Castellina in Chianti

A Castellina In Chianti é outra pequena cidade e é lá que fica a Castellare di Castelleina, uma vinícola familiar, que fomos por indicação de um amigo. A propriedade é linda! Vou dizer que foi um dos melhores vinhos que provei na Itália. Infelizmente eles exportam pouquíssimas garrafas e aqui no Brasil é bem difícil de achar, só tem uma empresa que vende e é super caro.

A degustação que fizemos dava direito a 3 vinhos, um mais simples, um muito bom (Chianti Classico) e, por último, um dos melhores vinhos deles, um Super Toscano, que é a mistura de algumas uvas da Toscana, e se a safra for boa e for vem feito o vinho é maravilhoso. E de fato era! Saudades! rs

o que fazer em 4 dias na toscana
Catellare di Castellina | Toscana

Lembrando que não sou entendedora de vinhos. Aprendi algumas coisas nas visitas que fizemos. E pra mim, vinho bom é o vinho que eu acho gostoso. Consigo, claro, perceber as diferenças de um bom vinho, assim como a diferença das uvas e tempo de envelhecimento que isso da no sabor. E fico por aí mesmo… kkkk

o que fazer em 4 dias na toscana
Castellare di Castellina | Toscana

Logo depois da degustação fomos para o centro de Castellina in Chianti. Essa, por sua vez, não era murada como as cidades mais famosas. Tinha um centrinho histórico e encontramos um restaurante de comida local delicioso. Comi um risoto maravilhoso, mas dessa vez não teve aquele vinhozinho pra acompanhar. Minha cota da manhã já tinha sido preenchida na degustação e a tarde tínhamos mais uma degustação pra fazer.

Geográfico

No mesmo dia a tarde, fomos na enoteca Geografico. São várias vinícolas do mesmo grupo. Fizemos outra degustação. A enoteca estava vazia e tivemos um atendimento super exclusivo. Pude conversar bastante com a mulher que nos apresentou os vinhos. Entendi um pouquinho mais sobre as diferenças de Chianti e Brunello. E também conversamos bastante sobre a Itália como um todo, foi uma delícia.

o que fazer em 4 dias na toscana
Toscana | Itália

Dessa vez, também experimentei um dos melhores vinhos que já tomei. E agradeci, porque era barato e pude comprar uma garrafa kkkkk. O vinho Memoro Vintage de 2011 da Piccini. É um “Rosso d’Italia”. Vinho espetacular! Tô com a minha garrafa aqui guardadinha a 7 chaves…rs

O que fazer em 4 dias na Toscana? San Gimignano com certeza deve ser incluída neste roteiro.

No último dia fomos a San Gimignano, uma das cidades mais famosas da Toscana. E por isso tem bastante turistas. Ela fica bem perto de Florença, então muitas pessoas fazem um bate e volta de um dia para a cidade e vinícolas nos arredores.

o que fazer em 4 dias na toscana
Torres de San Gimignano | Toscana

Como a maioria das cidades histórias, a cidade está localizada num morro e é murada. Ela é famosa por suas torres. Historiadores acreditam que na Idade Média a cidade tinha mais de 70 torres, mas atualmente apenas 14 estão de pé.

o que fazer em 4 dias na toscana
San Gimignano | Toscana

A cidade tem uns cantinhos com uns visuais incríveis e a praça principal é cheia de vida. Bares, restaurantes e sorveterias. Ali, inclusive, fica uma gelateria super premiada e a fila para experimentar o tal gelato é imensa!

Nos perdemos na cidade, entramos nas ruelinhas, fomos em lojinhas lojinhas de souvenirs… como essa cidade tem mais movimento e não é tão pequena, recomendo metade de um dia pelo menos. Assim poderá aproveitar a cidade com calma. Nós chegamos perto do almoço, almoçamos e e curtimos a tarde por ali.

o que fazer em 4 dias na toscana
Visual de San Gimignano | Toscana
Vinícola Tenuta Torciano

No fim do dia queríamos aproveitar mais uma vinícola. Fuçamos um pouco na internet e conseguimos agendar um horário em uma ali perto de San Gimignano, a Tenuta Torciano. Era uma degustação de 8 vinhos e serviam salada, frios e pães para acompanhar. Uma delícia. Valeu super a pena e fechou nossa experiência na Toscana com chave de ouro.

o que fazer em 4 dias na toscana
Degustação Tenuta Torciano | Toscana

Está gostando deste roteiro? Podemos planejar um Roteiro Personalizado perfeito para o seu perfil. Clica aqui e entra em contato conosco.

O que fazerem 4 dias na Toscana

DICAS PRÁTICAS

Como chegar?

O aeroporto internacional de Florença é a forma mais fácil de chegar a Toscana, já que Florença é a sua capital. São 80km entre Florença e Siena pelo caminho mais rápido. Mas se você estiver de carro e quiser aproveitar as paisagens, recomendo a Rota do Chianti Clássico, a rodovia SR222.

Você pode chegar também por Roma, pelo aeroporto Fiumicino. Fica a 246km de Siena e recebe voos direto saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como se locomover na Toscana?

Ao meu ver, se você tiver interesse em ficar na Toscana mais do que 1 dia, a melhor forma de se locomover pela Toscana é de carro. Mas é possível fazer as principais cidades de trem. Para as vinícolas, você pode reservar serviços de transfer.

Qual a moeda?

Na Itália a moeda é o euro e você pode trocar real por euro ainda no Brasil em casas de câmbio.

Qual a língua que se fala na Toscana?

A língua falada é o Italiano, mas justamente por se ruma região super turística é super fácil de se comunicar em Inglês. Vou te dizer que em alguns lugares conseguimos nos enrolar entre o Português e o Italiano, ou seria Portuliano? kkkk

Se você já estiver na Itália há alguns dias, você começa a entender algumas palavras de italiano e muita coisa relativamente parecida com o português. Falando devagar e abusando da mímica, acho que da pra enrolar.

Porém, brincadeira a parte, se você fala inglês, recomendo que se comunique em inglês mesmo.

Onde se hospedar na Toscana?

Como já disse antes, optamos por nos hospedar em Siena porque encontramos um ótimo hotel de rede com um custo x benefício maravilhoso e ficava numa região bem central e de fácil acesso as vias que nos levariam aos lugares que planejamos ir.

Confesso que gostaríamos muito de ter nos hospedado nas fazendas da região para ter uma experiência ainda mais rica, porém eram todas bem mais caras que o hotel que ficamos e por isso optamos pela economia.

Você encontra várias fazendas e vinícolas que tem hospedagem também, além de hotéis, apartamentos, albergues, pousadas e afins. Tenho certeza que com a quantidade de opção de hospedagem que existe na Toscana, você vai encontrar alguma que se encaixe no seu perfil e desejo.

No Booking.com você encontra todos os tipos de hospedagens.

Em qualquer uma dessas cidades você terá uma experiência de hospedagem e da Toscana ótima. Além das outras muitas cidades e vilarejos que tem por lá. Utilizando nossos links para reservar seu hotel no Booking.com você estará contribuindo também com o nosso blog!

Achou que não teria coisas suficientes de o que fazer em 4 dias na Toscana? Na verdade tem muito mais…

Deixo aqui mais algumas fotos da Toscana. Espero que tenham gostado!

E aí, o que acharam da Toscana? Vocês também são adoradores de vinho mesmo sem entender muito? Se sim, garanto que você irá amar a Toscana! Me contem aqui embaixo nos comentários o que acharam da minha experiência. Se você já conhece a Toscana, me conta um pouquinho também da sua experiência. Se não conhece ainda e tá louco pra ir, clica aqui e entra em contato comigo, quem sabe podemos organizar sua próxima viagem!

Beijos,
Hayuni.

Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

5 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: