Coliseu | O que fazer em Roma
destinos,  EUROPA,  Itália

Roteiro de viagem pela Itália

26 dias entre as principais cidades, interior da Toscana e norte da Itália.

A Itália sempre foi um sonho. Desde muito tempo eu planejo um roteiro de viagem pela Itália no meu imaginário e esse sonho finalmente foi realizado. Por isso, depois de muita pesquisa e quebra-cabeça para tentar montar um roteiro perfeito, eu concluo que foi sim a viagem dos meus sonhos.

Uma pequena introdução

Eu acho que meu sonho se deve pelo fato de a família da minha mãe ser italiana. Sabe aquelas famílias bem brasileiro-italianas, que falam alto, misturam as duas línguas na conversa e sempre tem uma boa massa caseira engatilhada para cozinhar? Então, essa foi minha infância e parte da minha adolescência com minha família materna.

Não é a toa que me arrependo profundamente em não ter estudado a língua italiana. Morei por muitos anos com minha avó – ou seria nonna? – e minha bisavó e em casa elas só se falavam em italiano. Várias palavras e expressões antigas de dialetos de muitos e muitos anos atrás, mas me dariam uma super base hoje em dia. Resumindo: eu entendia tudo, mas hoje em dia não falo mais do que o básico do básico de início de conversa.

Imensidão - Lago di Garda
O sonho de conhecer a Itália

Enfim, acredito que meu desejo e sonho de conhecer esse país se devem a estes preciosos anos de convivência com esta parte da minha família.

Assim como, claro, ter um desejo imenso em testemunhar de perto uma das gastronomias – se não a mais – famosas do mundo. Eu poderia viver apenas a base de massa, molho pomodoro e gelato, ok? E um bom vinho italiano.

A definição do roteiro de viagem pela Itália

Eu estava para sair do meu trabalho fixo e o Bruno já vinha trabalhando somente de casa, por isso teríamos bastante flexibilidade quanto a quantidade de dias que poderíamos ficar viajando. Por isso, resolvemos experimentar uma viagem um pouquinho mais longa do que o comum.

Depois de muito fuçar, enfim encontramos uma boa oportunidade de passagem aérea, com voo de ida e volta para Milão, tendo conexão em Roma. Embarcamos dia 08 de outubro e voltamos no dia 03 de novembro. Totalizando 27 dias de viagem.

Roteiro de Viagem Pela Itália | Roma | Itália

Como já era outono, a primeira coisa que decidimos foi que deixaríamos de fora – com muito pesar – o sul do país e suas praias paradisíacas. Afinal, em outubro e novembro o clima já começa a esfriar e existe uma maior possibilidade de chuva. Portanto, decidimos que nosso roteiro de viagem pela Itália seria feito de Roma para o norte do país.

A partir disso definimos que conheceríamos os seguintes destinos:

Deixo a relação de cidades na ordem que fizemos o roteiro e depois vou explicar melhor porque fizemos desta maneira.

Neste mapa aqui embaixo você pode verificar a localização de todos os destinos e cidades.

Roteiro de viagem pela Itália

Lago di Garda

Assim que chegamos em Milão fomos logo retirar nosso carro alugado. Partimos então para o nosso primeiro destino, o Lago di Garda. Ficaríamos 2 dias por ali. Escolhemos nos hospedar em Bardolino, uma cidade a beira do lago. Optamos por esta cidade pois pesquisamos bastante e encontramos um hotel com bom custo x benefício. Reservamos o Hotel Ca’Mura pelo Booking.com.

Bardolino | Lago di Garda | Roteiro de Viagem Pela Itália
Bardolino | Lago di Garda

Não fizemos muitos planos com antecedência, no entanto a única certeza que tínhamos era que gostaríamos de conhecer Sirmione, que é a cidade mais famosa e turística do Lago di Garda. Portanto assim que chegamos no nosso hotel fomos dar uma volta na baira do lago. Fomos andando meio sem rumo e já de cara nos apaixonamos. Vistas lindas, vários bares e restaurantes a beira do lago. Sentamos em um, pedimos uns bons drinks e ficamos curtindo o final de tarde.

Sirmione

No dia seguinte bem cedo pela manhã alugamos uma bicicleta no nosso hotel e fomos nos perder ao redor do lago. Uma delícia de passeio!!! Ficamos pedalando por umas 3h, voltamos para o hotel, pegamos o carro e fomos direto para Sirmione.

Já em Sirmione almoçamos a curtimos o restante do dia. A cidade é bem pequenininha e toda linda! E nessas cidades, o que gostamos mesmo é nos perder. Entrar nas ruas, fugir da rota de rua básica dos turistas e descobrir a cidade.

Sirmione | Lago di Garda | Roteiro de Viagem Pela Itália
Sirmione | Lago di Garda

Bem na ponta da cidade tem uma praia na beira do Lago, a Jamaica Beach. Adoramos esse lugar pois sentimos uma paz, sabe? Era outubro e também não tinham muitos turistas, o que ajudou bastante nisso.

Mas sabe aqueles lugares que te trazem a sensação de imensidão? Não só na paisagem como também dentro de nós mesmos. Foi assim que me senti ali. Investimos um bom tempo por ali, tiramos os sapatos, molhamos os pés – infelizmente não fomos preparados para mergulhar rs – e ficamos apreciando o lago e deixando nossa mente completamente limpa.

Por fim, curtimos um pôr-do-sol no Castelo Scaligero, único monumento que resolvemos pagar para entrar. O castelo, de estilo medieval, construído em cima do lago, nos deu um visual de tirar o fôlego para apreciarmos o fim do dia. Sem contar que o lugar em si era incrível e muito bem conservado.

Se tem uma coisa que fizemos no nosso roteiro de viagem pela Itália foi pegar estrada

Já no dia seguinte era dia que partiríamos para as Dolomitas. Portanto reservamos este dia que seria de viagem para pararmos em alguns lugares no meio do caminho. Paradas planejadas e não planejadas, no entanto escolhas felizes.

Molveno | Dolomitas | Roteiro de Viagem Pela Itália
Molveno | Dolomitas

Pela manhã iríamos em uma igreja que fica encrostada nas rochas das motanhas, e aqui você pode conferir um pouco mais dessa experiência incrível. Paramos também na cidade bem ao norte do Lago di Garda, a cidade Riva del Garda, já cercada pelas montanhas dos alpes, além de no meio do caminho resolvermos parar na cidade e lago di Molveno. Lindo, lindo!


Dolomitas

Continuando nossa viagem, logo depois do Lago di Garda, fomos para as Dolomitas, como são conhecidos os alpes italianos. Por lá ficamos 2 dias e aproveitamos muito entre trilhas e cidades super interioranas. Aqui você pode conferir o roteiro completo pelas Dolomitas.

Este destino foi sem sombra de dúvidas a maior surpresa do nosso roteiro de viagem pela Itália. Tivemos a oportunidade de testemunhas paisagens absolutamente surreais e em resumo, a beleza natural deste lugar é indescritível.

Dolomitas | Roteiro de Viagem pela Itália
Dolomitas

Nas Dolomitas eu pude descobrir uma nova Hayuni. Uma Hayuni que pôde se conectar profundamente com a natureza e por isso (re)descobrir os benefícios de estar junto a ela. Mais uma vez eu me senti em paz. Descobri também o quanto eu gosto de viagens que contemplem o estar junto da natureza e realmente apreciá-la.

Vem conferir o roteiro detalhado das Dolomitas, você não vai se arrepender!


Veneza

Chegou a hora de pegar a estrada novamente e desta maneira saímos da paz das Dolomitas e fomos direto para o caos de Veneza. rs

Optamos por nos hospedar em Mestre, que é um bairro de Veneza no continente e você consegue chegar na parte turística da cidade de trem. O hotel que escolhemos foi o Quality Delfino, simples mas bom e ficava super perto da estação de trem. Portanto é muito mais barato do que se hospedar em Veneza. Além do mais, o trem custa apenas EUR 1,35 o trecho.

Reservamos 2 dias para essa cidade intrigante e considero tempo suficiente. Da para bater perna e explorar a cidade bem e entrar em alguns monumentos.

Eu adorei Veneza, é uma cidade super autêntica e muito diferente de tudo o que temos no mundo. Uma beleza bem diferente e da vontade de tirar foto de todos os cantinhos da cidade, sabe? Mas confesso que a grande quantidade de turistas me incomodou bastante. Em alguns lugares é bem complicado para caminhar, enfim. Ainda vou fazer um post dedicado somente a Veneza para contar minha experiência e percepções.


Museu da Ferrari

Depois de dois dias em Veneza pegamos estrada novamente. O objetivo era ir de carro até Siena, nossa cidade base na Toscana. Entretanto, como o caminho era relativamente longo, resolvemos fazer uma pausa na cidade de Módena, onde fica a fábrica e Museu da Ferrari. Queríamos ter feito um test-drive, mas não tivemos coragem de pagar EUR 100,00 por 10 minutos. 🙁 Me arrependo um pouquinho quando penso que seria uma oportunidade e tanto, mas logo desarrependo, porque né, 100 euros kkkkkk

De qualquer forma, almoçamos por ali e aproveitamos para conhecer o museu da Ferrari. Para os amantes de carro e Fóruma 1 é um museu e tanto!!! Nós adoramos!


Toscana

Para esta região incrível, reservamos 4 dias e aqui você pode conferir um roteiro detalhado sobre a Toscana. Foi suficiente, mas se eu pudesse faria uma viagem de 15 dias só nesta região. Quem sabe um dia?

Optamos por conhecer algumas cidades e também por fazer alguns passeios em vinícolas e degustações. Gostamos muito de vinho, por isso não poderíamos deixar de aproveitar para conhecer e entender um pouquinho melhor dos vinhos Italianos, um dos melhores do mundo!

Toscana | Itália
Toscana
As cidades que conhecemos foram:
  • Siena
  • Montepulciano
  • Montalcino
  • Castelina in Chianti
  • Monteriggioni
  • San Gimignano
As vicícolas que conhecemos e fizemos degustação de vinho:
  • Caparzzo
  • Castellari di Castellina
  • Piccini (Geografico)
  • Tenuta Torciano

Confere aqui um artigo super detalhado e cheio de dicas para um roteiro incrível pela Toscana.

Em 4 dias conseguimos tranquilamente conhecer as cidades e vinícolas que listei. Porém, além destas cidades que conhecemos a Toscana tem muitas outras cidades lindas e encantadoras. Por isso é muito importante que você pesquise bastante antes de montar seu roteiro por lá. Entretanto, se você não souber como, não quiser ou não tiver tempo… você pode entrar em contato conosco. Nós oferecemos serviços de Roteiros Personalizados, basta você entrar em contato por aqui. Desse modo, podemos bater um papo e a partir disso montaremos uma viagem super personalizada para você.


Florença

Ah Florença… que cidade é essa? Meu xodózinho na Itália!

Pesquisei muito e resolvi incluir 2 dias na cidade… mas me arrependi. Gostaria de ter tido pelo menos mais um dia. Da pra ver tudo em 2 dias? Da sim. Porém, entretanto, todavia… eu me apaixonei demais por esta cidade.

Em primeiro lugar, a cidade transpira arte, cultura e história. Em seguida, o clima da cidade é uma delícia… E em terceiro lugar: foi onde eu comi o melhor gelato da minha vida, na Gelateria Santa Trinita. Eles tem um gelato de gergelim negro que é surpreendentemente delicioso! Sim, as vezes meu estômago quem define as coisas…

Piazzale Michelangelo | Florença | Roteiro de Viagem pela Itália
Pôr-do-sol na Piazzale Michelangeo | Florença

Lá você encontra uma infinidade de museus para todos os gostoso. Mas o que mais se destaca na cidade é o período renascentista, período que caracteriza a transição do feudalismo para o capitalismo. Até porque a Toscana foi o berço deste movimento. Leonardo Da Vinci e Michelangelo foram os grandes nomes da arte neste período. Além também do arquiteto Filippo Brunelleschi, que foi quem projetou a famosa e imponente Catedral de Florença.

Eu posso ficar horas falando desta cidade, mas deixo para um post futuro… Se não esse post aqui não vai acabar nunca rs


Uma quebra para explicar o roteiro de viagem pela Itália…

Seguindo viagem, fomos direto para Milão e é nesse ponto que nosso roteiro embolou um pouco. O Bruno, como já mencionei aqui no blog em outra ocasição, é completamente fanático por futebol.

Qualquer viagem que a gente faça eu pesquiso e monto o roteiro e ele fica alucinado em busca de um jogo de futebol para encaixar. Em resumo… ele descobriu que teria o clássico dos clássicos da Itália: Milan x Inter de Milão. Em Milão, claro.

Faria muito mais sentido nós irmos de Veneza para Toscana e depois para Roma, para então subir para Cinque Terra e fechar o roteiro em Milão, certo? Pois é.

Batemos muita cabeça para ver se conseguiríamos fazer com que o roteiro de viagem pela Itália fizesse mais sentido, mas sem sucesso. Além do mais, o Bruno – e pra ser sincera, nem eu – perderia esse jogo de forma alguma. E foi por isso que fizemos essa loucura de subir para Milão no meio da viagem para depois voltar lá para Roma. E por fim voltar para Milão para pegar o voo de volta para o Brasil.

Mas Hayuni, não seria mais fácil trocar o voo de volta? Sim, seria… se essa ideia não fosse nos custar e R$ 800,00 por pessoa rs. Deatlhe que nosso voo de volta tinha conexão em Roma. Nessas horas vai tentar entender as companhias aéreas, não é mesmo….

Enfim, volto para a programação de roteiro de viagem pela Itália.

Milão

Para começar nossos dias em Milão, em primeiro lugar devolvemos o carro e por aqui se encerra nossa aventura pelas estradas da Itália de carro. Daqui pra frente seguiremos de trem.

Em Milão optamos por ficar 4 dias e meio. Meio pois foi o dia que chegamos, que era o dia do jogo. E por sinal, que jogo!!! Rs. Demos a sorte de ter visto o Julio César ser homenageado. Além do mais, foi uma experiência bem diferente das outras experiências futebolísticas que tivemos na Europa anteriormente. Foi daquelas experiências de futebol raiz, sabe? Torcida super barulhenta, caos e confusão para entrar e sair do estádio. RS

Duomo de Milão | Roteiro de viagem pela Itália
Catedral de Milão

E os outros 4 dias? Bom, 1 deles fomos para o Lago Como. E nos outros 3 ficamos por Milão mesmo. Há quem diga que é muito tempo – e realmente é, se você considerar apenas os pontos turísticos. Entretanto, não apenas eu achei a quantidade de dias perfeita como desta forma pudemos conhecer a cidade com muita calma. Em conclusão, batemos muita perna, descansamos um pouco e também comemos muito. Além também de ter encontrado uma amigona minha da faculdade que hoje em dia mora em Milão.

Bairro Navigli | Milão | Roteiro de viagem pela Itália
Bairro Navigli | Milão

Em resumo, recomendo muito que conheçam Milão, é uma cidade super cosmopolita. Além do básico como a Catedral de Milão e seus arredores, da pra se perder nas ruas do centrinho. E por fim, recomendo fugir um pouco do centrinho explorando os bairros Brera e Navigli. São interessantes tanto durante o dia quanto a noite. Cheios de cafés, bares, lojinhas diferentes, brechós…

Lago Como

Para a Lago Como optamos por fazer um bate-e-volta de trem. Este lago fica quase na divisa da Suíça, a 1 hora de trem da Milão. Aqui você pode verificar horários e tarifas de trem de Milano-Central para Varenna-Esino.

O lago é famoso pois muitas celebridades como George Clooney e Giani Versace tem casa de férias lá. Do mesmo modo, o local ficou conhecido pois nos arredores do lago, na Vila Balbianelo, foram gravadas cenas do filma 007 – Casino Royale. Além disso, a vila também foi escolhida de cenário para Naboo, a terra natal do Imperador Palpatine e de Padmé, esposa de Anakin e mãe de Luke e Leia em Star Wars.

Bellagio | Lago Como | Roteiro de Viagem pela Itália
Bellagio | Lago Como

No Lago Como optamos por conhecer Varenna, por onde nosso trem chegava e então dalí pegamos um barco para ir a Bellagio. Ambas cidades lindas e com clima delicioso. Bellagio é super turística, no entanto Varenna nem tanto. Neste dia andamos muito e conhecemos as cidades a pé. Não apenas o visual era incrível como também os centrinhos das cidades eram super fofos. Portanto acho super válido incluir este bate-e-volta se você estiver em Milao, ou até mesmo no sul da Suiça.


Roteiro de viagem pela Itália: 5 dias na capital Roma

Depois de conhecer Milão e o Lago Como, pegamos um trem para Roma. De Milano-Central para Roma-Centrale, tendo uma parada em Florença. Uma viagem de 3h e super tranquila.

Chegando em Roma, por volta das 15h, nossa ideia era ir para nossa casa que alugamos no Airbnb e descansar o restante do dia. Mas já sabem que não conseguimos né? Afinal nossa ansiedade para explorar a capital da Itália era muita. Então deixamos a preguiça de lado e fomos bater perna.

Roma | Roteiro de viagem Itália
Roma

E claro que logo de cara a gente já ficou embasbacado! Não tenho nem palavras pra Roma. De fato fizemos bem em separar 5 dias inteiros só para ela! 🙂

Conhecemos e exploramos os principais pontos turísticos bem como procuramos cantinhos mais especiais e diferentes do comum. Roma é uma cidade que parece que estamos em um filme. Em primeiro lugar você tropeça e da de cara com um cartão postal bem na sua frente. Deu bobeira, se distraiu e já ta no Coliseu… Em segundo lugar que sempre tem algum músico tocando aquelas musiquinhas bem italianas, uma delícia porque os passeios seguem com trilha sonora.

Bairro Trastevere | Roma | Viagem pela Itália
Ruas do bairro Trastevere | Roma

Além disso conhecemos também o Vaticano, o bairro Trastevere, onde tem uma noite mais agitada, cheia de bares e restaurantes descolados e super animados. E nos perdemos muito nas ruas do centro histórico dessa cidade encantadora. Em conclusão, Roma foi também um dos momentos de auge do nosso roteiro de viagem pela Itália.

E daqui seguimos portanto para o nosso último destino na Itália: Cinque Terre.


Para encerrar nosso roteiro de vagem pela Itália

Cinque Terre e Portovenere

Cinque Terre é uma região da costa oeste da Itália, entre Roma e Milão. É chamada de Cinque Terre, pois são 5 vilas de pescadores uma ao lado da outra. Separamos 2 dias para a região e conhecemos as seguintes cidades:

  • Monterosso al Mare
  • Vernazza
  • Corniglia
  • Manarola
  • Riomaggiore

Além de termos conhecido as Cinque Terre, conhecemos também Portovenere que para muitos é considerada a sexta Terre.

Contudo nós optamos por nos hospedar em La Spezia, uma cidade vizinha a região e que tem trem diretos diariamente em vários horários para as Cinque Terre. Encontramos um ótimo valor para o Hotel NH de La Spezia e por isso achamos que valeu muito a pena ter La Spezia como base.

Além disso as Cinque Terre são cheias de ladeiras e escadas estreitas, o que dificulta o acesso com mala e afins. No fim das contas foi uma decisão super acertada. Recomendo que considere ter La Spezia como base, não só por ter hotéis mais em conta como também pelo acesso.

Cinque Terre | Roteiro de viagem pela Itália
Cinque Terre

Já nas Cinque Terre você pode comprar um passe de trem diário que te da acesso ilimitado aos trens da região. Além disso, todas as cidades são interligadas com essa linha e você chega de uma cidade a outra em não mais de 5 minutos.

As cidades são pequenas vilas de pescadores e por isso você consegue explorar todas elas em um único dia.

Deixamos Portovenere para o último dia de viagem e apesar de ter chovido durante o dia inteiro pudemos fechar nossa viagem com chave de ouro!


Conclusão

O que acharam do nosso roteiro de viagem pela Itália?

Espero que tenham gostado das minhas dicas e da forma como montei nosso roteiro. Apesar de algumas loucuras pelo meio do caminho, nosso roteiro de viagem pela Itália ficou perfeito para nós.

Lembrando que dei uma pincelada bem superficial nos destinos justamente porque acho que cada destino merece um post exclusivo e detalhado. Contudo esta visão geral de roteiro de viagem pela Itália é mais para você se inspirar e entender também que mesmo a Itália sendo um país pequeno, ela tem muitos lugares incríveis e é impossível abraçar a Itália inteira em uma viagem só.

Em contrapartida não vou nem começar a falar da gastronomia da Itália. Eu de fato me mudaria para lá só para poder viver a base da culinária italiana para sempre! 🙂

Comidas pela Itália
Só pra dar água na boca… 🙂

Volto a bater na tecla da viagem com calma. Porque eu acredito muito que com menos superficialidade e mais imersão em um novo lugar e cultura é que teremos a oportunidade de conhecer esse lugar de verdade. E a partir de então levar os novos conhecimentos junto conosco e cada vez mais ser uma pessoa melhor.


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções. Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

E se você reservar por aqui você também ajudará o blog.


Por fim me conta nos comentários e me conta o que achou. Além de todos esses destinos que eu conheci, você me indicaria outro? Com toda certeza a Itália é um país que voltarei e por isso quero compartilhar informações com vocês.

Beijos,
Hayuni.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

7 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: