destinos,  EUROPA,  portugal

ROTEIRO PORTUGAL: o melhor itinerário para conhecer o país de norte a sul

Descubra neste post o melhor e mais completo roteiro para Portugal, onde você vai conhecer o país de norte a sul, passando por todas as regiões de carro. Aqui você também encontrará o que fazer em Portugal, com todas as paradas destacadas no mapa.

Visitar apenas o país de Portugal pode te surpreender, pois embora seja um país pequeno, ele possui muitos atrativos incríveis e cidades magníficas que estão fora do circuito tradicional de viagem. Portanto, aqui neste roteiro eu contemplo também o lado B de Portugal.

Portugal me surpreendeu porque o país vai muito além de Lisboa e Porto. Além das duas principais cidades do pequeno país europeu, Portugal é muito rico. Rico em cultura, rico em gastronomia, rico em belezas naturais e muito rico em história. Ok, uma história que eles exaltam mas que não é lá não muito feliz para nós brasileiros.

E já adiantando a melhor dica de todas: faça esse roteiro de carro! Você terá muita autonomia e, além disso, poderá desfrutar de ótimas estradas e a liberdade de parar onde quiser. Mas chega de papo, e vamos então ver esse roteiro completo para Portugal.

Como montar o Roteiro para Portugal?

Em primeiro lugar, vamos começar pelo óbvio. Portugal sem Lisboa e Porto, não é Portugal. Mas e aí, o que mais incluir? Quando estava montando meu roteiro, comecei a pesquisar o que fazer em Portugal e com as incríveis fotos do Algarve, não poderia deixar de incluir essa região litorânea. Em resumo, as praias eram muito atraentes para deixa-las de fora. E então, a partir daí, fui buscando em mapas, outros blogs e pedindo indicação pra amigos quais outras cidades incluir no nosso roteiro de viagem para Portugal.

Visto que Lisboa está localizada no centro de Portugal, Porto fica bem ao norte e o Algarve no extremo sul do país, concluímos que faríamos de norte a sul (no nosso caso, de sul a norte) de carro. Dessa forma poderíamos nos permitir mais, até sair da programação, e conhecer mais lugares que de transporte público não chega com tanta facilidade. Ou seja, queríamos ter bastante flexibilidade para nos locomover pelo país.

Sem dúvida valeu muito a pena. Pois o aluguel de carro em Portugal é bem em conta. Conseguimos um carro super confortável, automático e grande (estávamos em 4, pensa na quantidade de malas…), pelo RentCars.

Se você for alugar um carro, clique aqui para conhecer as melhores opções para Portugal. Alugando pelo nosso link você não paga nada a mais por isso e ainda da aquela forcinha pro blog. 🙂

Cidades prum roteiro de Portugal completo

  • Algarve
  • Lisboa e arredores (incluindo Cascais e Sintra)
  • Peniche
  • Óbidos
  • Nazaré
  • Batalha
  • Fátima
  • Coimbra
  • Aveiro
  • Porto
  • Guimarães
  • Braga
  • Região Douro (cidade de Pinhão)

Confira no mapa de Portugal abaixo a localização de todas as cidades contempladas neste roteiro:

Quantidade de dias em cada cidade do roteiro Portugal

Pois é, como você viu acima, são muitas cidades, por isso recomendo uma viagem de pelo menos 20 dias. Eu fiz este roteiro para Portugal em 23 dias, já contando com os dias de chegada e partida, então pude ousar e incluir todas essas cidades. Sem contar que as cidades entre Lisboa e Porto são todas bem pequenas e com coisas bastante pontuais que gostaríamos de ver, o que pode ajudar a resumir um pouco o roteiro e exigir menos dias de viagem

ROTEIRO PORTUGAL | 1ª parada: ALGARVE

No Algarve, como eu já contei pra vocês aqui, optamos por ficar 4 dias. Entre as cidades de Portimão, Albufeira e Lagos.Por lá conhecemos lindas e paradisíacas praias. Depois do Algarve, fomos de volta para para Lisboa e ficamos na cidade por 7 dias.

Algarve - Roteiro de viagem para Portugal
Algarve | Portugal

LISBOA e arredores

Nestes 7 dias em Lisboa nós reservamos 5 dias para a capital. Nos dois dias restantes, portanto, 1 dia fomos de trem para Cascais e 1 dia fomos para Sintra. Como Sintra é um pouco mais afastado e estávamos em 4, reservamos um Uber. Valeu a pena pois conhecíamos o motorista, que nos deu um desconto e em comparação com o valor de ida e volta de trem e o valor que conseguimos de Uber para dividir em 4, valeria muito mais a pena o transporte particular.

Terminados nossos dias em Lisboa e arredores, seguimos viagem para o norte de Portugal. Nas cidades que paramos entre Lisboa e Porto, sua maioria ficamos um dia ou dividimos 1 dia em duas cidades.

Torre de Belem em Lisboa | Roteiro Portugal
Torre de Belém em Lisboa | Portugal

Roteiro Portugal: PENICHE e ÓBIDOS

Peniche | Roteiro de Viagem para Portugal

Optamos por conhecer Peniche e Óbidos em um dia, uma vez que são cidads próximas e pequenas. Começamos com Peniche de manhã, almoçamos por lá de frente para o mar e por fim, fomos para Óbidos. Peniche é uma cidade litorânea muito linda. Descobri ela olhando as cidades pelo mapa mesmo e no fim das contas achei que valeu muito a pena. Além disso era uma cidadezinha bem vazia e as belezas naturais da costa eram impressionantes. Por ali por perto estava acontecendo a etapa de Portugal do circuito de surf mundial (WSL), demos um pulo nas areias do campeonato e ainda tivemos a sorte de ver Mick Fanning surfando. O Gabriel Medina estava por ali, mas acho que só surfaria mais tarde.

Roteiro Portugal: Óbidos

Já Óbidos é uma cidadezinha beeem pequena, super histórica e MUITO turística. É a cidade da famosa bebida Ginja – um licor a base da fruta ginja, similar a cereja. A cidade tem duas ruas principais, então em 2 horinhas, no máximo, você consegue ver a cidade inteira. A cidade é toda murada e você pode também subir o muro e apreciar o visual.

Depois de curtir Óbidos, pegamos um hotel meio na beira de estrada (o quarto era ótimo! rs), próximo a Nazaré, que seria nosso primeiro destino do dia seguinte. Queríamos ter ficado em Nazaré mesmo, mas como reservamos o hotel no dia anterior, não conseguimos nada no centrinho da cidade. Uma pena.

Próxima parada: NAZARÉ, FÁTIMA e BATALHA

Nazaré é uma vila de pescadores com – pasme – um mar super calmo. É no canto direito da praia que fica o famoso farol onde as pessoas assistem a etapa de Nazaré de ondas gigantes do WSL. E então, logo após o farol, tem a Praia do Norte, a praia que tem as ondas gigantes. QUE LUGAR! O centrinho de Nazaré é uma fofura, mas nosso objetivo mesmo era ir la no farol, que por sinal, tem uma vista incrível da praia de Nazaré e da Praia do Norte.

Tivemos a sorte de ver alguns surfistas treinando para a etapa, visto que a janela estava aberta, aguardando somente as condições perfeitas para dar início ao campeonato. Que experiência, gente! As ondas são assustadoramente grandes, você vê o surfista como se fosse uma formiguinha no meio da onda. Eu amei!

Bom, em Batalha passamos por ali porque queríamos ver o famoso Mosteiro da Batalha. É um monumento enorme e muito lindo no meio de uma cidade minúscula. Valeu a pena.

Seguimos, logo após o almoço, para Fátima e seu santuário. Eu, particularmente, não fazia muita questão de ir, mas como estávamos em 4 pessoas, a maioria venceu rs. Gostei, o lugar é bonito, mas não me tocou como toca a muita gente. Na verdade, foi ótimo para refletir a respeito de como a igreja católica e o eurocentrismo moldam nossa vida e mundo. 🙂

Saiba mais sobre Nazaré e Fátima:

Passada a correria de 5 cidades em 2 dias, seguimos nosso roteiro de viagem por Portugal. Primeira parada: Coimbra.

Viagem para Portugal | Coimbra

Em Coimbra, cidade universitária, ficamos hospedados por 2 noites. Chegamos a noite, dormimos, curtimos o dia na cidade entre passeios turísticos e alguns passeios diferentes e no dia seguinte de manhã seguimos para Aveiro.

Como em Coimbra também não vale a pena andar de carro pela cidade, deixamos ele na garagem e fomos aproveitar a pé, por motivos de: muita ladeira! Nossos amigos queriam entrar na famosa universidade de Coimbra e eu e o Bruno achamos muito caro por algo que não nos atraiu tanto assim.

Então fuçamos algum programa diferente para fazer em Coimbra e encontramos um café que também é um abrigo de gatos, o Pet & Tea. Lá você pagava EUR 5,00, tinha direito a uma bebida de sua escolha e podia brincar a vontade com os gatos. Incrível! Amei esse programa diferente.

Aveiro e Porto

Passamos um dia inteiro em Aveiro. Aveiro é famosa pelas casinhas coloridas listradas e pelos seus canais. Aveiro é considerada também a “Veneza de Portugal”. Um dia é super suficiente para Aveiro. Fizemos o passeio de barco, vimos as famosas casinhas e por fim seguimos para Porto.

Porto fica a cerca de 40 minutos de Aveiro. Portanto pegamos a estrada e chegamos no Porto no fim do dia. Visto que ainda era cedo, deu para aproveitar a beira do rio Douro para um passeio e jantar. Um lugar delicioso para passear. Tanto a noite quando durante o dia.

Optamos por ficar 5 dias no Porto e região. Destes, 3 dias inteiros em Porto (e Vila Nova de Gaia – onde tem as caves do vinho do Porto) e de lá fizemos dois bate-e-volta, um dia para Braga e por fim um dia para Guimarães.

Braga e Guimarães

Ambas as cidades são super históricas, e são cidades imperdíveis se você está pela região do Porto. Além disso, são de fácil acesso tanto de transporte público quanto de carro. Vale muito a pena fazer um bate-e-volta de Porto, principalmente pelo passado histórico das cidades.

Em Braga fica aquela linda igreja no topo de uma escadaria enorme. O lugar é lindo e a vista de tirar o fôlego. Já Guimarães é uma cidade medieval e o centro histórico é lindo. Por fim, a cidade ainda é considerada o berço de Portugal.

Última parada do Roteiro em Portugal: REGIÃO DO DOURO

Região Douro | Roteiro de Viagem para Portugal

Depois do Porto, fomos para a Região Douro, que fica no interior, na altura do Porto, beirando o rio Douro. A Região é dividida em 3 sub-regiões – Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. Optamos por ficar 2 dias inteiros na cidade de Pinhão, na região Cima Douro. Nosso objetivo era descansar, curtir as belas paisagens da região e também visitar algumas vinícolas onde são produzidos os famosos vinhos do Porto. Além disso, muitas vinícolas produzem também vinhos tintos, brancos e rosés.

É uma região não tão famosa, mas que recomendo de olhos fechados. Já que são lugares lindos e super preparados para o turismo. Se pudesse, teria ficado pelo menos 4 dias inteiros pela região, com certeza teríamos aproveitado melhor. A parte boa é que agora tenho uma desculpa para voltar.

Chegado o último dia de viagem então, pegamos estrada e fomos de volta para Lisboa. Primeiro seguimos até Coimbra – que ficava bem no meio do caminho – para almoçar e depois seguimos viagem até o aeroporto de Lisboa. Devolvemos nosso carro e por fim, embarcamos no voo de volta para o Brasil.

Roteiro em Portugal de carro

Como em nosso roteiro de viagem para Portugal optamos por utilizar um carro alugado, deixo aqui algumas informações e dicas para se caso você tiver interesse em fazer o mesmo.

As autoestradas (A + algum número) de Portugal são ótimas!!! As estradas estão em perfeito estado, além de terem normalmente 3 pistas em cada sentido. Porém nestas estradas são cobrados pedágios, ou portagens, como eles chamam. Como são boas estradas, com muitas pistas e pelo fato de cobrarem pedágio, as autoestradas costumam ser bem vazias.

Você pode optar em utilizar também as estradas secundárias, que não são tão boas e normalmente tem apenas uma pista em cada sentido. A parte boa é que não cobram pedágios, mas a parte ruim é que justamente por isso a população portuguesa opta com mais frequência por utilizá-las, tendo assim mais trânsito.

Nas autoestradas o limite máximo de velocidade recomendado é de 120km/h. Além do mais é mais vazia e por isso te levam muito mais rápido ao seu destino final.

Os preços das portagens variam de acordo com a distância que você percorreu. Em diversos pontos das estradas tem um censor que contabiliza o gasto, portanto nós optamos por pegar o Serviço de Portagem Eletrônica (tipo o sem parar aqui do Brasil), que cobrava todos os pedágios e no fim a locadora nos encaminhava a cobrança, desta forma não teríamos que ficar pagando cada vez que passássemos pelas portagens. Muito cômodo, visto que o valor que cobravam pelo aluguel do aparelho era irrisório.

Aqui você pode conferir os valores das portagens de acordo com cada trajeto que você for fazer em Portugal.

Aluguel um carro para aproveitar melhor sua viagem

Alugamos nosso carro através do RentCars. Optamos pela locadora Sixt e recomendo muito. Primeiro porque eles foram ótimos em todos os momentos e não tivemos nenhum problema nem com o carro e nem com o atendimento da locadora. E segundo que tanto a retirada quanto a devolução dos carros no aeroporto foi fácil e tranquila.

Se você utilizar nosso link você estará ajudando o Slow Travel World e não pagará nada a mais por isso. Ta indo para Portugal e precisa de um carro? Corre la no RentCars para garantir seu carro.

Onde se hospedar em Portugal?

Temos parceria com o Booking.com, e por isso reservando seu hotel pelo nosso link, você também nos ajuda.

No Algarve e em Lisboa ficamos em apartamentos, pois além de os preços serem melhores também gostamos de nos sentir em casa e locais. Clicando em cada cidade você ver as ofertas de apartamentos que cada lugar oferece.

Já em Coimbra e Porto optamos pelo Ibis por conta dos preços e porque ambos ofereciam garagem.

Douro | Viagem para Portugal
Hotel The Vintage House Douro | Portugal

Em Pinhão ficamos num hotel maravilhoso chamado The Vintage House Douro. Optamos por investir um pouco mais nesta hospedagem porque era nosso último destino e queríamos muito descansar. Recomendo demais, visto que não apenas hotel era muito bom, o café da manhã era maravilhoso, como também a localização era perfeita. Ficava na beira do rio e tinha uma vista de tirar o fôlego! Ou seja, essa foi a melhor hospedagem da viagem!

Partiu Portugal?

E pra concluir, me conta conta nos comentários o que achou deste roteiro. Vou adorar trocar ideia com você. Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para me perguntar.

E você que já foi a Portugal, o que achou? Tem algum destino que eu deixei de fora e você recomendaria que eu fosse? Me conta um pouquinho sobre sua viagem, não apenas vou adorar saber como também vou anotar todas as suas dicas para uma futura visita ao país.

Por fim, se tiver interesse em uma consultoria de viagem, posso te ajudar com um roteiro personalizado para Portugal. Basta você clicar aqui, entrar em contato conosco e me contar um pouco sobre seus gostos e vontade. Teremos o maior prazer em te ajudar!

Espero que tenha gostado das minhas dicas. Sem dúvidas darei dicas específicas de cada destino em posts futuros. Portanto, continue nos acompanhando por aqui e pelo nosso Instagram.


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: