Orla do Rio Douro | Região do Douro Vinhateiro
destinos,  EUROPA,  portugal

CONHEÇA A REGIÃO DO DOURO, EM PORTUGAL: das belas paisagens aos deliciosos vinhos do Porto

A região do Douro, em Portugal, é onde são produzidos os famosos Vinhos do Porto. No mapa, ela está localizada ao norte de Portugal, à margem do Rio Douro. E se você tem uma viagem à Portugal, aqui você vai descobrir porque você deveria incluí-la na sua viagem!

Como amante de vinho, logo percebi que seria impossível deixar o Vale do Douro, em Portugal, fora do nosso roteiro de 23 dias pelo país. E além do vinho, as paisagens são surreais. Portanto, encaixei essa região nos 3 últimos dias da nossa viagem à Portugal.

Antes de mais nada lembro que já contei para vocês aqui nosso roteiro completo por Portugal. Lá dei uma leve pincelada sobre os dois dias que passeamos e exploramos a Região do Vale do Rio Douro. Por isso, agora quero detalhar mais sobre esse destino que foge um pouco do roteiro básico de Portugal.

Visual do Rio Douro, da Quinta do Seixo, na Região do Douro
Região do Vale do Rio Douro

Primeiramente adianto para você que aqui você encontrará informações sobre algumas quintas – fazendas de produção do vinho do Porto – e também muito sobre dois dias bem slow e aproveitados com calma. Com foco em curtir paisagens sem pressa, degustar bons vinhos e aproveitar a vida devagar desta região para descansar e desconectar.

Além disso, adianto também que depois de conhecer a região, me arrependi de ter incluído apenas 2 dias inteiros. É uma região riquíssima e cheia de programas legais. Em conclusão: já tenho desculpa para voltar para lá e tenho certeza que vou separar pelo menos 4 dias para este roteiro.

Sobre a região do Douro, em Portugal

A Região do Vale do Rio Douro – patrimônio mundial da Unesco – está localizada a leste, no interior da cidade do Porto, beirando o Rio Douro. Conhecida também como Douro Vinheteiro, devido a grande quantidade de quintas que produzem o típico vinho português. A região produz vinhos há mais de 2000 anos e além do Vinho do Porto, produz também vinhos tintos e brancos.

A região é dividida em 3 sub-regiões:

  • Baixo Corgo
  • Cima Corgo
  • Douro Superior

Só para ilustrar deixo abaixo um mapinha explicando melhor a região e suas sub-divisões. Destaco também as Quintas que visitamos, nosso hotel e de onde saia o barco do nosso passeio.

O Baixo Corgo vai da cidade de Mesão Frio até Peso da Régua, já Cima Corgo engloba de Peso da Régua até a cidade de Tua e por fim de Tua até a fronteira com Espanha está o Douro Superior.

Nós optamos por nos hospedar em Pinhão, cidade localizada na região de Cima Corgo. Escolhemos esta região devido primeiramente ao maravilhoso hotel que encontramos e também porque fica bem no centro da região, permitindo assim que pudéssemos explorar com mais facilidade.

O que fazer na região do Douro?

Como já mencionei algumas vezes, na região do Douro Vinhateiro a principal atividade está voltada ao enoturismo. Não apenas este é o único local do mundo onde pode ser produzido o famoso vinho do Porto, como também são produzidos vinhos tintos, brancos e vinho do Porto branco.

Por isso nossos dias giraram em torno de algumas degustações. Além também de irmos em busca de belas paisagens, um pouquinho de descanso e um delicioso passeio de barco pra fechar nosso roteiro com chave de ouro.

Barricas de Vinho do Porto
Barricas onde ficam armazenados os vinhos do Porto para envelhecimento | Região do Douro

Estávamos viajando por Portugal de carro alugado e não apenas nos outros destinos portugueses que já mencionei anteriormente no blog, como também a região Douro é melhor explorada se de carro.

Se você quiser fazer degustação de vinho, você pode verificar no seu hotel o serviço de transfer. Assim você não se preocupa e pode curtir melhor as visitas as Quintas.

DIA 1

Viemos de carro de Porto, o que leva cerca de 1h30 de viagem. Viemos com calma, beirando o Rio Douro. Também fizemos umas duas paradas para apreciar o caminho, pois o dia estava encantador.

Chegamos no hotel por volta das 15h, depois de ter almoçado no meio do caminho. Logo fizemos o check-in, deixamos nossas coisas no quarto, em seguida demos uma volta no nosso hotel para conhecê-lo melhor e logo fomos pedir ajuda para os recepcionistas. Queríamos visitar uma vinícola.

Degustação de Vinhos na Quinta de La Rosa
Degustação de Vinhos na Quinta de La Rosa |Douro Vinhateiro

Já estava um pouco tarde e curtir a rua já não fazia mais sentido, então pedimos indicação e ajuda para ver se havia alguma quinta* com vaga para visitas. E conseguimos! Fomos visitar a Quinta de La Rosa.

*Os Portugueses costumam chamar suas propriedades e grandes fazendas produtoras de vinho de Quinta.

Já começamos a degustação com o pé direito! Foi uma visita deliciosa, com ótimos vinhos e um visual incrível do pôr-do-sol enquanto apreciávamos a degustação.

Pôr-do-sol | Quinta de La Rosa

Por fim procuramos um restaurante próximo ao hotel para jantar e fomos correndo aproveitar nossa cama maravilhosa para descansar e acordar zerado para o próximo dia.

DIA 2

Como a Região Douro era o último destino da nossa viagem e queríamos também aproveitar para descansar um pouco, então nos permitimos investir um pouco mais e nos hospedar em um bom hotel.

Então acordamos cedo e fomos correndo apreciar o café da manhã… e diga-se de passagem, QUE CAFÉ!!! Sem contar o visual para o Rio Douro. De tirar o fôlego e perfeito para começar o dia super inspirada.

Café da manhã no The Vintage House, na Região do Douro
Café da Manhã | The Vintage House – Douro

Pança cheia, bora curtir esse dia lindo!!

Quinta do Seixo

Fomos primeiro de carro a Quinta do Seixo, onde são produzidos os vinhos do Porto da Sandeman. Já tínhamos degustado os vinhos deles na Cave em Vila Nova de Gaia (no Porto), mas queríamos conhecer a loja deles e tínhamos visto que o visual da Quinta era maravilhoso. Dito e feito! rs

Visual na Quinta do Seixo | Região do Douro
Visual da Quinta do Seixo | Região do Douro

Curtimos um pouco o visual, compramos uns vinhos para nós e para presente e seguimos nosso dia, que estava um pouco cheio…

Quinta do Panascal

Fomos então para a Quinta do Panascal. Nesta Quinta são produzidos os vinhos da Fonseca. Primeiro conhecemos as dependências de onde são feitos os vinhos, logo após fomos com um áudio guia passear pelas plantações e parreiras de uva. Então por último fizemos a degustação de 3 vinhos deles, um vinho do Porto Tawny, um Ruby e um vinho mais premium.

Os vinhos eram bons, mas o que mais me agradou foi a visita pelas parreiras com o áudio guia. São poucas as Quintas que permitem que você passeie no meio das uvas.

Parreiras na Quinta do Panascal | Região do Douro
Em meio as plantações das parreiras de uva | Quinta do Panascal

Lembrando que fomos em outubro. O período de colheita já havia passado e as parreiras quase não tinham uvas. Para quem tem vontade – como eu no futuro rs – de experienciar a fase de colheita, o melhor período é em setembro.

Quinta do Bomfim

Enfim, continuando… depois desta visita voltamos para o hotel e fomos numa vinícola do lado do nosso hotel, dava para ir a pé. Perfeito!!! Era a Quinta do Bomfim, uma das mais famosas quintas da região do Douro.

Esta quinta produz vinhos para a família Symington. Esta família tem mais de 20 quintas por Portugal e além de outros vinhos, eles produzem os famosos vinhos Graham’s e Dow’s.

Nosso grupo estava bem cheio e nossa guia era maravilhosa. Tiramos várias dúvidas com ela e ela nos passou algumas informações mais detalhadas sobre a produção dos vinhos do Porto. No fim, como interagimos bastante com ela, ela acabou nos dando 1 taça de vinho extra para degustar.

Degustação de vinhos na Quinta do Bomfim
Motivo pelo qual não tenho fotos da propriedade da Quinta do Bomfim rs

Degustamos então 1 Tawny, 1 Ruby, 1 Porto Branco e um Vinho do Porto Vintage. O Vintage é um vinho especial. Feito de uma safra de uvas perfeita, passa por um processo longo de avaliação para que possa ser denominado um vinho vintage. Os vinhos do Porto Vintage podem ser guardados por mais de 20 anos.

Por isso, muitas famílias portuguesas, quando seus filhos nascem, compram uma garrafa de vinho do porto vintage. A ideia é abrir a garrafa somente quando o filho for maior de idade para comemorar alguma data ou evento importante e especial. Como formatura na escola ou faculdade, por exemplo.

Passeio de barco, Quinta do Bomfim | Região do Douro
Tirei esta foto no passeio de barco. Ao fundo a Quinta do Bomfim.

É claro que não resistimos e compramos uma garrafa de vinho do Porto vintage, né? Afinal a guia foi tão gentil em nos contar tudo isso e ainda por cima ter nos dado uma degustação extra…

Depois de tanto vinho, só nos restou correr pro hotel e curtir uma boa noite de sono.

DIA 3 | Último dia na Região do Douro, em Portugal

Esse era nosso último dia do roteiro na Região do Douro e consequentemente nosso último dia de viagem por Portugal. Ainda tínhamos que voltar para Lisboa para devolver o carro no aeroporto antes de embarcar de volta para o Brasil. Portanto, acordamos super cedo.

A viagem de volta levaria cerca de 4h e planejamos parar para almoçar em algum lugar no meio do caminho. Nosso voo de volta para o Brasil era só as 23h, então conseguiríamos curtir um pouquinho antes de chegar no aeroporto.

Nos programamos para pegar a estrada 14h, pararmos para almoçar por volta das 16h em Coimbra, que era bem no meio do caminho, para chegar em Lisboa no máximo as 20h.

Curtindo a piscina do hotel

Chegamos bem cedo no café da manhã, já preparados para curtir um pouquinho a deliciosa piscina do hotel. Tomamos um café reforçado, afinal o dia seria longo e bem movimentado.

Ficamos umas 2 horinhas na piscina, descansando e curtindo o visual que o nosso hotel nos proporcionava. Não apenas a localização era perfeita como também nada mais justo do que ficar um pouco de pernas para o ar no último dia de férias.

Piscina | The Vintage House | Região do Douro
Curtindo a vida de hotéis muito incríveis (momentos raros rs)

E essa é uma dica que eu recomendo. Vai se hospedar em um bom hotel? Tire um tempo para curtir o local, descanse um pouquinho, aproveite e desfrute aquilo que o hotel te coloca a disposição. Te garanto que vale a pena esse tempo de qualidade, mesmo que você esteja em um lugar que nunca tenha ido antes.

Passeio de barco pelo rio Douro

Logo depois de descansar a beira da piscina, fomos buscar um barco para fazer um passeio pelo rio. Em frente ao nosso hotel, na orla do rio, tem uma empresa que presta esse serviço, a Companhia Turística do Douro. Demos muita sorte, porque estava vazio e o barco acabou saindo sem lotar. No final das contas, acabou sendo um passeio privado para nós 4.

Passeio de Barco | Região do Douro
Passeio de Barco | Pinhão | Região do Douro

O passeio tinha início em frente ao nosso hotel e ia até a cidade de Tua, retornando então ao mesmo local. No mapa lá em cima vocês podem ver onde fica a cidade. O passeio durou cerca de 40 minutos e custou EUR 15,00 por pessoa. Não é dos passeios mais baratos, mas eu particularmente adoro um passeio de barco. E sem contar que em Portugal quase não gastamos com entradas e etc, portanto acho super válido incluir este passeio no roteiro.

As belas paisagens fazem valer muito a pena. Na beira do rio você vê várias Quintas, várias fazendas, muitas plantações de uva e alguns animais. Um passeio delicioso e muito lindo!

É hora de dar tchau para a Região do Douro e para Portugal

Voltamos para o hotel e então arrumamos tudo no carro. Por fim, eu e o Bruno fomos andar um pouco na beira do rio, atravessar a ponte que tinha do lado do nosso hotel a pé e nos despedir desse lugar mágico que ganhou nosso coração (rs).

Ponte em Pinhão | Região do Douro
A ponte ao lado do nosso hotel | Pinhão | Vale do Rio Douro

A Região do Douro foi uma surpresa mais do que agradável no nosso roteiro. Os passeios nas Quintas, as paisagens e o clima de fazenda tornam essa região super bucólica e perfeita para descansar. Já que durante o dia tem muitas atividades, mas a noite é bem pacata.

DICAS PRÁTICAS

Como chegar na Região do Douro?

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional do Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro), que fica a 127km de Pinhão, cidade em que nos hospedamos.

Existem voos diretos para Porto saindo tanto do Rio de Janeiro como de São Paulo.

Como se locomover na Região do Douro, em Portugal

Eu gosto muito de viajar de carro, pois acho que desta forma temos mais flexibilidade para parar onde o coração mandar. Curtir o caminho… enfim. Em 1h30 você chega ao Douro, saindo de Porto.

Se você quiser reservar um carro, clica aqui. Somos parceiros da RentCars e recomendo muito. Eles costumam ter ótimos preços e várias opções diferentes, para todos os gostos e bolsos. E além de tudo, reservando pelo nosso link, você estará nos ajudando também! 🙂

Mas é possível pegar um trem no Porto. Ele pate da estação Campanha e vai até Pinhão, com 14 paradas no meio do caminho, a viagem dura cerca de 3h. Portanto, se você escolher ficar em outra cidade além de Pinhão, você poderá ir de trem também.

Ah, e só pra completar, o hotel em que nos hospedamos fica ao lado da estação de trem de Pinhão, outro ponto positivo!!

Nos arredores das Quintas, já no Douro, recomendo que você busque por serviços de transfer para te auxiliar nos passeios. É provável que seu hotel ofereça este serviço, é super comum.

Onde ficar no Douro

Bom, já mencionei acima que o hotel que nos hospedamos era maravilhoso, com um visual incrível e uma localização super privilegiada. Portanto, eu super recomendo que você se hospede lá.

Vista da varanda do hotel | Região do Douro
A deliciosa vista da varanda do The Vintage House – Douro

A diária não é das mais baratas, mas vira e mexe o Booking.com tem umas promoções. Então se você reservar o hotel pelo Booking.com utilizando esse nosso link aqui, além de não gastar nada a mais por isso, estará ajudando o blog. De repente você consegue uma boa promoção para se hospedar no The Vintage House – Douro!

Entretanto, se você não quiser ficar neste hotel, clica aqui para ver quais outros hotéis tem na região. Tenho certeza que encontrará algum hotel que se encaixe com o que você está procurando.

Quando ir?

Nós fomos em Outubro e eu achei uma ótima época. Não só para a região do Douro como também para Portugal como um todo. O clima estava super ameno, portanto deu para curtir praia, piscina e a noite ainda fazia um friozinho. Perfeita para um bom vinho rs

Entretanto se você quer aproveitar a vendimia – período em que se colhe as uvas – a época ideal é em Setembro. Neste período você pode pagar por passeios em que você auxilia na colheita, bem como em algumas quintas é possível você esmagar as uvas com os pés, como era feito antigamente. Deve ser, de fato, uma experiência incrível.

Mas é importante lembrar que muita gente busca viajar para lá neste período, portanto Setembro no Douro é considerado alta temporada.

Região do Douro, em Portugal

A Região do Douro é realmente encantadora. Ese você ficou louco pra conhecer, de fato, eu te entendo, porque só de escrever aqui eu fico com a coceirinha da viagem, querendo comprar uma passagem e voar direto pra Portugal.

Além de lindas paisagens, o Douro oferece muitas opções de quintas para você conhecer um pouco mais da cultura do destino, e além disso, saborear diversos tipos de vinho. Desde os famosos vinhos do Porto, até outros tipos de vinhos também produzidos na região. E eles não ficam pra trás, não, viu?

Por fim, me conta nos comentários, qual sua impressão desta região encantadora? Já foi e tem alguma outra dica boa? Vou adorar saber mais sobre este destino que com certeza pretendo voltar um dia.


Vai viajar para Portugal? Encontre mais dicas imperdíveis aqui:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: