Castelo de Óbidos
destinos,  EUROPA,  portugal

Óbidos: guia completo da pitoresca cidade medieval de Portugal

Óbidos é uma pequena vila medieval, localizada ao norte de Lisboa, capital de Portugal. Uma cidade que deveria estar no seu roteiro! Cheia de história, o Castelo de Óbidos é o principal ponto turístico da cidade. Além dele, você poderá visitar a muralha, que contorna todo o vilarejo.

Essa cidadezinha pitoresca é uma graça e merece muito sua visita. Você pode incluir Óbidos no seu roteiro e fazer um bate-volta de Lisboa, entretanto, eu recomendo que você combine a visita a Óbidos com Nazaré, Peniche ou Fátima, por exemplo. Além do mais, está localizada relativamente próxima a Sintra, outra cidade portuguesa muito histórica.

Neste post vou te mostrar os tudo o que fazer em Óbidos para você programar sua viagem e não deixar passar nenhum detalhe!

Como chegar em Óbidos

É bem simples de chegar em Óbidos, já que ela está localizada a apenas 85km ao norte de Portugal. Você pode optar por ir de carro alugado, ônibus ou trem. Portanto, abaixo detalho cada possibilidade para você escolher a melhor forma de você ir para Óbidos.

De ônibus

Dos transportes públicos, ônibus, ao meu ver, é a melhor opção porque o ônibus te deixa a apenas 550m do portal de entrada da vila de Óbidos.

Em Lisboa você deverá ir até a estação Campo Grande, e pegar o ônibus Rápida Verde, da Rodoviária do Oeste, que faz apenas uma parada no caminho entre Lisboa e Óbidos. A viagem irá durar cerca de 1 hora.

De trem

Existe também a possibilidade de você ir de trem, que sai da estação Santa Apolonia, no bairro Alfama, centro de Lisboa. A viagem tem duração de cerca de 2h30 com diversas paradas no caminho.

Não indico muito o trem, porque a estação de Óbidos fica um pouco distante da entrada da cidade. Pelo mapa ela fica próxima, mas é necessário dar a volta por fora da parte murada (e turística) da cidade para então entrar na pequena vila.

Aqui no Rome2Rio você pode verificar mais detalhes a respeito tanto da viagem em ônibus, quanto de trem. O site também mostra informações como valores, outras opções de transportes e mais.

De carro

De carro, ao meu ver, é a melhor opção de todas! As estradas de Portugal são muito boas, sem contar que Óbidos fica muito perto de Lisboa e a viagem será de cerca de 1 hora.

Além da flexibilidade e autonomia que você tem viajando de carro, você pode também escolher mesclar seu bate-volta com outra cidade da região central de Lisboa. Ou até mesmo pernoitar por ali e conhecer mais algumas cidades como Peniche, Nazaré, Fátima… eu adoro viajar de carro!

Clica aqui nesse botão para mais informações de valores e opções de carro.

Como se locomover na cidade

Óbidos é uma vila murada e muito pequena e portanto, não possui transporte público e nem é possível rodar de carro por lá. Mas isso não é um problema, já que quando eu digo que a vila é pequena, eu estou falando sério! De uma ponta a outra da cidade (Porta de Óbidos ao Castelo de Óbidos) são apenas 450m! Ou seja, você vai e volta num trajeto de menos de 1km.

Por isso, não preciso nem te falar que você irá desbravar a cidade a pé, não é mesmo? Mas olha, isso é maravilhoso. A cidade é cheia de cantinhos fofos e se perdendo por lá, você não vai ver nem o tempo passar!

O que fazer em Óbidos

Óbidos é um vilarejo muito histórico, com uma arquitetura fofíssima, toda colorida e é considerada Patrimônio Cultural da UNESCO pelo seu grande valor no passado e presente da cultura e história de Portugal.

Portanto, visitar Óbidos é voltar no tempo e conhecer lugares que estão há muitos e muitos anos por lá.

Portal de Óbidos

Logo na entrada da cidade você já da de cara com um belo portal. A Porta da Vila de Óbidos é muito pomposa, com um interior todo revestido em azulejos portugueses. Lindo!!

É por aqui que você entra na vila, que fica cercada por uma muralha. A partir deste ponto só é possível para turistas e viajantes se locomoverem pela cidade a pé.

Vista da Porta da Vila de Óbidos
Vista da Porta da Vila, assim que entra na área murada de Óbidos

Castelo e Muralha de Óbidos

O Castelo de Óbidos é, sem sombra de dúvidas, o principal ponto turístico da cidade e fica no extremo oposto à Porta da Vila. Construção feita entre os séculos XI e XIII e mistura elementos arquitetônicos nos estilos barroco, gótico, romântico e manuelino. Atualmente o castelo abriga uma pousada.

Além, a Muralha de Óbidos, que se conecta ao castelo é também um dos principais atrativos da pequena vila. A muralha da a volta em torno de toda a vila e é possível subir. Do alto é possível avistar o castelo, a vila e os arredores de Óbidos, formando uma paisagem indescritível!

Subir e passear na muralha é um programa imperdível, mas tome cuidado enquanto estiver caminhando por lá, o espaço é muito estreito e não tem nada que proteja. Além do mais, a muralha costumam ficar bem cheia de turistas.

Em determinadas datas do ano a praça do castelo recebe diversos eventos, como feira de natal e também um evento que remete ao período medieval. Se você se interessa pelo assunto, é uma ótima época para vistar a cidade. Entretanto, vá preparado, já que a vila costuma ficar lotada nesses períodos.

Com certeza ambos os atrativos devem fazer parte do seu roteiro quando estiver por lá.

Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria, ou Igreja Matriz de Óbidos, é outro importante atrativo da cidade. Ela está localizada na praça de mesmo nome, na principal rua, a Rua Direita.

A igreja foi fundada entre 1148 e 1185 e é a principal igreja de Óbidos e seu interior é repleto de azulejos. Vale a parada para conhecer este relevante atrativo da cidade.

Além da Igreja de Santa Maria, Óbidos conta também com a Igreja da Misericórdia que está localizada muito próxima a igreja matriz, no Largo da Misericórdia.

Igreja Santa Maria de Óbidos
Igreja Santa Maria

Se perder nas pequenas ruas de Óbidos

A vila toda é um atrativo, e por isso o que eu mais indico para você é que se perca entre as pequenas ruas de Óbidos. Não será difícil de se encontrar e localizar de novo, afinal o vilarejo é muito pequeno.

Conheça com calma, observe a arquitetura, entre nas muitas lojinhas de souvenirs, perceba as cores e imagine como seria a vida por ali no período medieval. Para mim, este é o melhor programa para se fazer em Óbidos.

Onde ficar em Óbidos

Óbidos oferece muitos hotéis e pousadas dentro da vila, entretanto é possível achar boas hospedagens também pelo lado de fora da muralha.

Se você se interessa por histórica e adora um castelo, minha dica é que você aproveita para se hospedar no castelo, que abriga a Pousada Castelo de Óbidos. Muito confortável e em estilo clássico, lá você terá uma experiência única. E se você estiver de carro, a melhor parte é que a pousada oferece estacionamento gratuito.

Ainda dentro da vila, próximo a Porta de Óbidos, o Hotel Josefa D Obidos é muito confortável e tem um ótimo custo-benefício. Com um estilo mais moderno, o hotel fica próximo a tudo.

Agora, se você busca um hotel fora da vila e que ofereça uma área de lazer bacana, além de uma vista incrível da cidade de Óbidos, o Hotel Real d Obidos deveria ser a sua escolha.

Restaurantes e comidas típicas

Como Portugal inteiro, em Óbidos o forte da gastronomia também são os frutos do mar. Portanto, qualquer prato com peixes e derivados que você pedir em Óbidos você estará comendo alto típico. Entretanto, uma comida típica por lá é a Caldeirada de Peixes da Lagoa da Óbidos.

Onde comer

Para você aproveitar uma boa gastronomia na cidade, recomendo dois restaurantes. Um deles é o Restaurante da Pousada do Castelo de Óbidos, que se você não se hospedar por lá, aproveite ao menos para jantar. O clima do local é demais e parece mesmo que você está vivendo no passado. A comida também é muito saborosa!

Outra indicação é o Petrarum Domus Bar Restaurante, que é com certeza um dos melhores restaurantes da vila. Localizado bem no centro da vila, na Rua Direita, ele tem ótimo custo-benefício.

Ginja de Óbidos

A Ginjinha é a bebida mais famosa de Óbidos e consequentemente o ponto alto da gastronomia da vila. Licor feito a base de ginja, uma fruta vermelha parecida com a cereja.

Para provar, o ideal é tomar após o almoço ou jantar, como um aperitivo. Existem diversos restaurantes que servem a iguaria, além de várias barraquinhas espalhadas pela cidade. Você pode optar por experimentar “com elas” ou “sem elas”, como dizem os locais, que significa a bebida servida com ou sem a fruta. Uma delícia!

Óbidos: um bate-volta perfeito saindo de Lisboa

Óbidos é uma vila medieval imperdível para quem está passeando por Portugal. Em 2 horas você consegue conhecer a pequena cidade, entretanto, você pode se estender um pouco mais e se perder entre as belas ruelas.

Cheia de histórica com seu castelo e muralha, Óbidos é uma cidade super colorida, bem cuidada e que atualmente vive basicamente do turismo. E é justamente por ficar a apenas 1 hora de carro de Lisboa que você deve considerar incluí-la no seu roteiro. Seja para um bate-volta ou para um roteiro um pouco mais extenso no centro de Portugal, incluindo outras cidades como Nazaré, Fátima e Peniche, por exemplo.

O que você acha de incluir Óbidos no seu roteiro?


Para mais informações sobre viagens para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Entre em contato conosco e solicite seu Roteiro Personalizado

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: