destinos,  EUROPA,  portugal

O que fazer no ALGARVE: tudo sobre o belíssimo litoral sul de Portugal

Se você vai a Portugal, não pode deixar seu litoral sul de fora do roteiro, por isso preparei esse guia de o que fazer no Algarve, para que sua viagem pelo país fique completa.

Quando decidi conhecer Portugal, comecei a pesquisar sobre o país e seus destinos e me deparei com o Algarve. Já tinha ouvido falar de lá e visto algumas fotos, mas nunca tinha pesquisado a fundo e confesso que fiquei completamente encantada!

Pensei que um roteiro de 1 dia ou de 2 dias seria muito pouco, portanto, planejei um roteiro completo de 4 dias! E ficaria ainda mais. rs

Contudo, aqui você vai encontrar todas as informações necessárias para a sua viagem, desde como ir de Lisboa para o Algarve. Será que o melhor mês é em agosto, durante o verão? Enfim, encontre muitas dicas valiosas a seguir para sua viagem .

roteiro de 4 dias no algarve
Algarve | Portugal

Quando ir para o Algarve?

Fui em outubro de 2017, e por conta da temperatura do ano (outono), decidimos que o Algarve seria nosso primeiro destino em Portugal. Desta forma ainda conseguiríamos curtir as praias e dar uns mergulhos no mar.

E acredito que talvez o outono, entre setembro e outubro, seja a melhor época para conhecer a região, primeiro porque o lugar já está vazio, sem muitos turistas e, portanto, você não pegará muito trânsito e nem praias muito cheias.

Em segundo lugar, ainda é bastante quente, sendo perfeito para curtir muito as praias, mergulhar e fazer esportes aquático, fazer passeios de barco e muito mais.

Onde fica e como chegar no Algarve

roteiro de 4 dias no algarve
Algarve, litoral sul de Portugal

O Algarve está localizado no litoral sul de Portugal, sendo a região litorânea mais famosa do país, principalmente pelas suas belas praias. A região faz também fronteira com o sul da Espanha, e é, portanto, uma junção perfeita para um roteiro de verão pelos dois países.

O aeroporto internacional mais próximo é o de Faro (79km até Lagos), que saindo do Brasil você só encontra voos com conexão. Agora, se você chegar por Lisboa, o aeroporto fica a 300km de Lagos. No mais, você encontra voos direto do Rio e São Paulo (e outras cidades) tanto para Lisboa, quanto para Porto.

Desta forma, minha recomendação é que você alugue um carro tanto para ir até a região quanto para se locomover por lá. Afinal, o transporte público não é muito forte e, acredite, de carro você poderá desbravar muito mais praias.

Onde ficar no Algarve

Existem vários grandes resorts e bons hotéis, mas tem muita boa opção de aluguel de temporada tudo isso espalhado pelas cidades da região. Ambos podem ser encontrados no Booking.com.

Entretanto, nossa escolha foi alugar um apartamento pelo Airbnb, já que estávamos em dois casais.

A escolha da cidade, Portimão, foi porque ficava bem no centro entre as cidades de Lagos e Albufeira, perfeita para conhecer tudo o que havíamos planejado. Sem contar que por ser menos famosa, Portimão acaba sendo mais barata.

Mas recomendo que você se hospede em uma das cidades a seguir, uma vez que todas possuem as melhores praias do Algarve:

Além de conseguir os melhores preços, se você reservar seu hotel do Booking ou casa do Airbnb nos links listados acima, você estará nos apoiando também, já que eu recebo uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

O que fazer no Algarve: passeios imperdíveis

Meu roteiro pelo Alarve foi de 3 dias inteiros e mais um tempinho do 4º dia, o dia que subiríamos a Lisboa.

Passear pelo centrinho e praias de Portimão

Logo que chegamos, nos aconchegamos no apartamento e saímos para desbravar o centrinho de Portimão e algumas praias próximo aonde estávamos hospedados. A surpresa já começou por aí. Visuais lindos e um pôr-do-sol de boas vindas de tirar o fôlego!

A Praia da Rocha não estava listada em nenhum lugar como uma das mais bonitas ou como uma praia imperdível, contudo, ela me surpreendeu. Não sei se foi por esse belo pôr-do-sol de boas vindas, mas, de qualquer maneira, recomendo esse passeio.

A orla de Portimão é super bem estruturada, além disso, fica junto a um centrinho cheio de bares, restaurantes, lojinhas e sorveterias. Vale a visita!

Roteiro de 4 dias no Algarve
Pôr-do-sol em Portimão | Algarve

Lagos: as melhores praias do Algarve

É em Lagos que ficam as praias mais famosas e também, acredito eu, as mais bonitas do Algarve. Além disso, por lá você encontrará também o Farol da Ponta da Piedade, que tem um visual de tirar o fôlego das rochas ao mar. De uma beleza deslumbrante!

Roteiro de 4 dias no Algarve
Ponta da Piedade em Lagos | Algarve

E é por ali, na Ponta da Piedade, que fica a Praia de Dona Ana, que já foi considerada a praia mais bonita do mundo. A praia é realmente linda, mas para ser sincera, achei outras praias naquela região mais bonitas, como a Praia do Camilo. Abaixo vou colocar uma foto de cada para vocês compararem. E depois me contem nos comentários o que vocês acharam. 🙂

Roteiro de 4 dias no Algarve
Praia do Camilo em Lagos | Algarve
Roteiro de 4 dias no Algarve
Praia da Dona Ana em Lagos | Algarve

E aí, qual a sua preferida?

A Praia do Camilo me atraiu mais, afinal, ela tem menos estrutura, é mais selvagem, sabe? E eu, particularmente, prefiro praias com menos infra-esrtutura mesmo.

Portanto, recomendo que reserve um tempo para curtir a praia, dê um mergulho, pegue sol, desbrave todos os cantinhos da praia… é hora de descansar e curtir essa beleza indescritível.

Quanto a Praia da Dona Ana, confesso que quando cheguei lá entendi porque foi considerada a praia mais bonita. De fato, a praia é linda, mas ela tem uma faixa de areia um pouco maior, o mar é mais tranquilo para um mergulho que as outras praias ali ao redor da Ponta da Piedade e tem certa infra-estrutura. Isso tudo combinado atrai muito mais turistas.

Passeio de barco na região da Ponta da Piedade

Depois de um dia delicioso, curtindo as belezas naturais de Lagos, mergulhando bastante e pegando um solzinho, fomos no centrinho da cidade, que fica na beira de um canal de onde saem barcos para passeio entre as rochas. E é claro que não poderíamos deixar de fazer esse passeio, né?

Optamos por fazer o passeio, portanto, na hora do pôr-do-sol, e a escolha foi mais do que acertada! O barquinho custava EUR 20,00 por pessoa, e ia do canal, até a Ponta da Piedade, passando por todas as praias que vimos durante o dia.

No entanto, a melhore parte do passeio é que por conta de o barco ser bem pequeno, ele passava entre as rochas e desbravava mesmo tudo e mais um pouco. Uma experiência e tanto!

Albufeira: do centro histórico às belas praias

Seguindo a viagem pelo Algarve, seguimos para Albufeira, que não só possui praias incríveis, como também tem um centrinho histórico incrível. É muito lindo, cheio de casinhas branquinhas, lojinhas de artesanatos e restaurantes.

Praia da Falésia

A Praia da Falésia, como o próprio nome já diz, está junto de uma enorme falésia. A praia é linda e uma delícia. O mar é relativamente calmo, a água é um pouco mais quente que as outras praias que fomos, então decidimos ficar por ali mesmo.

A extensão da praia é enorme, portanto, mesmo sendo uma praia que tenha muitos banhistas, ela parece estar vazia. Adorei! Da para curtir um bom tempo entre areia e mar e realmente relaxar, sabe?

Roteiro de 4 dias no Algarve
Praia da Falésia | Algarve

Praia de São Rafael e Praia dos Arrifes

Depois de sair da Praia da Falésia, iamos para casa, contudo, resolvemos parar para curtir o pôr-do-sol entre duas praias incríveis: Praia de São Rafael e Praia dos Arrifes.

Passamos mesmo só para apreciar a beleza do lugar, vimos o pôr-do-sol e tomamos um sorvete. Essas duas praias tinham belezas mais parecidas com as praias de Lagos, cheias de rochas e pedras na beira da água.

Apesar de não ficar muito tempo nas praias, recomendo que passe para se deslumbrar com o visual delas. Realmente lindas e podem também, serem escolhidas para um dia curtindo o sol e mar.

Nota: a Praia de São Rafael possui um quiosque com mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, já a praia dos Arrifes é um pouco menor e possui um restaurante junto a areia. Ótima pedida para quem quer almoçar apreciando a vista, não é mesmo?

Roteiro de 4 dias no Algarve
Praia dos Arrifes | Algarve

Praia do Carvalho: uma surpresa inesperada

Por fim, terminaríamos nosso roteiro em Benagil, contudo, antes de ir pra lá, resolvemos nos aventurar e seguir uma placa que nos levou a uma praia incrível: a PRIA DO CARVALHO.

Estacionamos o carro e então tivemos que pegar uma trilha de uns 10 minutos para chegar à praia. Uma pequena trilha, bem demarcada e sem nenhuma dificuldade.

Como ainda estava muito cedo, a praia estava praticamente vazia, o que nos deixou ainda mais impressionados. Que surpresa agradável!!! Por isso que eu digo que as vezes é muito bom sair do roteiro e deixar a vida nos levar…

A praia era linda, com o sol ainda um pouco baixo batendo no mar, ficamos de queixo caído rs. A água tinha uma cor esmeralda e, claro, não resistimos e entramos no mar – apesar da água congelante.

Para deixar a praia ainda mais impressionante, ela tem uma escada esculpida nas pedras no canto direito da praia (olhando para o mar). Eu subi e recomendo muito que você também suba!

O caminho te leva a uma mini caverninha, de cerca de 6 metros de altura, onde é possível pular e mergulhar no mar. E se você é igual a mim e adora, portanto, uma aventura, recomendo que pule. Que delícia! Contudo, se não quiser pular, vá ao menos para desfrutar deste visual sensacional.

Praia e Gruta do Benagil

Finalmente então, fomos para Benagil. Não poderíamos deixar de incluir essa praia e gruta no nosso roteiro no Algarve. Almoçamos por ali, no restaurante que tem junto à praia, e então curtimos a tarde na praia.

Agora, para chegar a famosa gruta existem 3 opções: ir nadando, o que é meio perigoso, já que o mar pode estar bem mexido, de caiaque ou então de SUP. Alugamos, portanto, um SUP para cada e fomos. E antes de mais nada… QUE LUGAR!!!

Uma gruta com 3 “janelas”, onde você consegue ver o céu e o mar, apenas mágico. Uma experiência daquelas para riscar da lista de coisas para se fazer antes de morrer. A gruta é digna, de fato, de ser fundo de tela.

O que fazer no Algarve

Neste guia completo de o que fazer no Algarve, você encontra tudo o que precisa saber para planejar sua viagem completa pelo lindo litoral sul de Portugal, sobretudo a melhor época para ir, quais as melhores praias, onde ficar e muito mais.

Minha recomendação são pelo menos 4 dias na região, afinal são muitas praias incríveis, passeios divertidos e cidades para se conhecer. É um litoral lindo demais e vale a pena, portanto, reservar mais dias para explorar a região.

Por fim, recomendo que não deixe de fora as praias de Lagos, Albufeira e Portimão, são cidades que pude conhecer e, portanto, indico de olhos fechados. Tenho certeza que você irá se impressionar com a beleza do lugar.

E para te encantar ainda mais, finalizo com mais algumas fotos do Algarve.


Para mais informações sobre viagens para o Algarve e para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: