destinos,  EUROPA,  portugal

Peniche, Portugal: tudo sobre esta linda cidade litorânea

Peniche, em Portugal, é uma pequena cidade litorânea que no mapa está localizado a cerca de 100km ao norte da capital Lisboa. É uma vila de pescadores, que apesar de pequena possui vários atrativos interessantes como o Cabo Carvoeiro, por exemplo.

Aqui vou te mostrar o que fazer em Peniche desde as praias para surfar e para descansar, passando pela península de Peniche e o Cabo Carvoeiro, até dicas de onde ficar, indicação de restaurantes e como chegar em Peniche.

A cidade é perfeita para um bate-volta saindo de Lisboa e você pode mesclar seu dia incluindo um passeio em Nazaré ou Óbidos e deixar seu passeio ainda mais perfeito. Outra alternativa é incluir pelo menos 2 dias na região central de Portugal e visitar Nazaré, Óbidos, Fátima e Batalha além de Óbidos.

Aqui você pode conferir um roteiro completo de 21 dias em Portugal.
Passando de norte a sul de carro por este país que tem muita coisa incrível para oferecer!

Como chegar e se locomover em Peniche

Peniche fica a apenas 100km a norte de Lisboa, o que faz desta vila de Pescadores um lugar perfeito para um bate-volta praiano saindo da capital portuguesa. Não só você pode passar um dia em Peniche, como pode também incluir outras cidades do centro do país no seu roteiro.

Para chegar em Peniche, recomendo que você vá de carro, porque além de ser mais rápido e fácil de chegar na cidade, você terá muito mais facilidade em se locomover por lá. É uma cidade pequena e com pouca estrutura, portanto o transporte público de Peniche não atenderá muito bem a demanda de viajantes.

Indico a RentCars para você alugar seu carro. Eles costumam ter bons preços e são de confiança. Reservando aqui por este link, você, além de pagar o mesmo preço, estará ajudando a manter o blog. Legal, né?

Eu fui para Peniche de carro e recomendo de olhos fechados, pois a estrada é muito boa e você terá mais flexibilidade para conhecer o destino com tranquilidade e calma.

Informações importantes para sua viagem de carro

Distância do centro de Lisboa até Peniche: 100km
Tempo na estrada: 1h20 (pode variar de acordo com o horário e trânsito)
Estrada: o percurso será pelas autoestradas A1 e A8
Pedágio (ou portagens): a estrada possui pedágios e recomendo que alugue, junto com o carro, a maquina de passe livre. A cobrança virá junto de um relatório cerca de 1 mês após a finalização da locação do carro.

O que fazer em Peniche

Peniche é uma cidade litorânea e vila de pescadores, mas o que faz dela ser uma das cidades muito conhecida é a Praia dos Supertubos, uma das melhores praias para surfar na Europa e que recebe uma etapa do Campeonato Mundial de Surf (WSL)

Mas é claro que nem só de surf vive Peniche. Por lá encontramos outras belas praias, muita história, uma ilha com paisagens indescritíveis, além de ser considerada uma cidade de extrema importância arqueológica!

Minha experiência foi bem slow…chegamos lá sem muita programação. Deixamos a estrada nos levar e fizemos paradas estratégicas em lugares que nos chamava atenção pela vista. Além de, chegando lá, descobrir que estava tendo campeonato de surf, o que acabou ocupando grande parte da nossa rápida passada por Peniche.

Praia dos Supertubos

A Praia dos Supertubos é, sem dúvidas, o local mais conhecido de Peniche. As ondas são perfeitas para surfar, e é aqui que se forma o melhor tubo para surfar da europa! Muitos consideram a praia como “a Pipeline da Europa”, em comparação com os tubos do Hawaii.

A etapa do Campeonato Mundial de Surf de Peniche (WSL) costuma acontecer no outono, entre outubro e novembro. Portanto, se você pretende curtir o clima da cidade durante este grande evento, fique de olho no site da WSL para poder programar sua viagem para lá no período do evento.

Eu, por coincidência, estive em Peniche no período do campeonato e foi uma feliz surpresa! Pudemos assistir aos grandes nomes do surfe mundial pegando várias ondas e o clima do evento é uma delícia. Nosso Gabriel Medina desfilou bem na nossa frente para entrar no mar e tivemos a sorte de vê-lo surfando. Além também de assistir a participação de Mick Fanning, outro grande surfista.

Praia dos Supertubos | Peniche
Praia dos Supertubos durante a Etapa de Peniche do Campeonato Mundial de Surf (WSL)

Fortaleza de Peniche

Localizada logo na entrada da Península de Peniche, a Fortaleza de Peniche é sem dúvidas um ponto de extremo interesse para quem visita a cidade. Utilizada como prisão política, após a libertação dos presos, a Fortaleza passou a abrir um museu e também passou a ser vista como símbolo de resistência e da luta pela liberdade.

É possível fazer um tour e conhecer o museu para saber um pouco mais sobre este incrível local. Para aqueles que gostam de história e tem interesse em saber mais sobre o passado dos destinos que conhece, esta é uma parada obrigatória!

Aqui você pode saber mais informações a respeito de horários e valores para visitação.

Fortaleza de Peniche | Foto: Wikimedia Commons

Cabo Carvoeiro

O Cabo Carvoeiro está localizado na Península de Peniche e não conta apenas com uma incrível vista para o Oceâno Atlântico e a costa de Peniche. Este é um local de enorme riqueza geológica, visto que é repleto de falésias calcárias. E é também o ponto mais ocidental da costa de Portugal (considerando a parte continental do país).

O Cabo Carvoeiro possui também um farol, que foi construído por conta dos muitos naufrágios que ocorriam nas proximidades desta pedaço do litoral português.

Local perfeito para uma pausa para apreciar a paisagens, tirar boas fotos e relaxas com o mar…

Praia de Baleal

Diferente da Praia dos Supertubos a Praia de Baleal é uma praia mais tranquila, ótima para descanso, curtir um dia tranquilo com a família e também para aprender a praticar windsurf. É também uma parada obrigatória para quem vai a Peniche, principalmente durante o verão, já que poderá curtir mais a praia.

O que fazer em Peniche | Praias de Baleal
Praias de Baleal ao fundo vistas do Ilhéu da Papôa

Ilheu da Papôa

O Ilhéu da Papôa é uma pequena península na Península da Peniche e me pegou de surpresa. Paramos o carro logo em frente a escada e ponte que ligam a Península de Peniche ao ilhéu e já ficamos impressionados!

Este cantinho de Peniche oferece uma vista de tirar o fôlego de todos os outros cantos da cidade. De lá é possível ver as praias, o Cabo Carvoeiro e também uma pontinha das Ilhas Berlengas de fundo. Um campo enorme, com falésias de calcário e uma beleza sem tamanho. Por ali também moram muitas aves. Um lugar cheio de vida e com uma energia contagiante. Muito lindo! Foi sem dúvidas minha parte preferida de Peniche.

Reserva Natural das Berlengas

Como havíamos conhecido também o Algarve, litoral sul de Portugal, optamos por não fazer o passeio a Reserva Natural das Berlengas. Entretanto, não poderia deixar de mencionar este pequeno paraíso de Peniche.

Neste pequeno arquipélago é possível chegar de barco e você pode fazer o passeio pela empresa Viamar Berlenga. Chegando na ilha você pode explorar este lugar paradisíaco fazendo uma caminhada pela reserva natural em meio a natureza e também conhecendo o forte do local. Imperdível também.

Reserva Natural das Berlengas | Foto: Wikimedia Commons

Onde ficar em Peniche

Peniche é pequena e portanto independente de qual cantinho você escolher ficar, você estará perto dos pontos de interesse. Você pode optar por ficar na parte da península de Peniche, na famosa Praia dos Supertubos ou Praia de Baleal.

Se você estiver na cidade para surfar ou curtir a etapa de Surf do WSL de Peniche, sugiro que você se hospede na Praia dos Supertubos e por isso o MH Atlantico é sem dúvidas a melhor alternativa. Com preços super atrativos, o hotel é muito confortável, oferece restaurante e uma ótima área de lazer, além de contar com uma vista incrível da praia.

Agora, se você pretende ficar próximo a praia dos Supertubos, mas quer ter uma experiência mais slow, você pode optar por alugar uma casa ou apartamento. A Casa Da Falésia 28 é perfeita para uma viagem em grupo, visto que possui dois quartos, além de um sofá-cama na sala. A localização é ótima para explorar todos os atrativos de Peniche.

Ainda na Península de Peniche, próximo ao Ilhéu da Papôa a Mercearia D’Alegria Boutique B&B é numa pousada com cara de casa e super aconchegante. Tenho certeza que você se sentirá muito a vontade se hospedando lá.

Por último, se você quiser ficar mais afastado da agitada Praia dos Supertubos e curtir um banho de mar, descansar na beira da praia e relaxar, se hospedar na Praia de Baleal pode ser a melhor alternativa. Portanto, recomendo o Silver Coast Beach Residence, uma pousada cheia de estilo e conforto, possui uma vista incrível da praia.

Onde comer em Peniche

Peniche é uma vila de pescadores e além do mais é parte do litoral português, portanto, frutos do mar é o que você deve aproveitar para comer por aqui. Aliás, frutos do mar são o carro chefe da culinária portuguesa!

Como fiquei apenas metade de um dia em Peniche, tive a oportunidade de fazer apenas uma refeição na cidade. Almocei no PROFRESCO – Peixaria & Restaurante e recomendo muito! Ele fica na estrada que beira o mar e além de um visual lindo, a comida é uma delícia. Além dos peixes e frutos do mar frescos, destaco também o prato que experimentei: hambúrguer de polvo (eles oferecem outras opções de hambúrguer de frutos do mar). Divino e super diferente. Amei!

Outro restaurantes muito bem avaliado é a Tasca do Joel. Super popular em Peniche, eles servem frutos do mar no forno a lenha. Tasca, em Portugal, é tipo o nosso bar/pé sujo aqui no Brasil… mas vamos combinar que de tasca ele não tem muito. rs Além dos pratos, eles são famosos também por seus petiscos, queijos e vinhos.

Roteiro de bate-volta para Peniche saindo de Lisboa

Peniche fica muito próximo de Óbidos, uma pequena vila medieval e super histórica de Portugal e por isso, fiz ambas as cidades em apenas um dia. Recomendo que faça isso apenas se optar por não conhecer as Berlengas, como eu. Caso contrário sugiro que fique um dia inteiro em Peniche.

Perfeito para um bate-volta saindo de Lisboa ou então de passagem numa viagem que contemple o país inteiro, como eu fiz. Você pode conferir aqui meu roteiro completo por Portugal. Além de Peniche, parei também em Óbidos, Nazaré, Fátima e Batalha na região central de Portugal, que fica no meio do caminho entre Lisboa e Porto.

Se tiver pouco tempo, faça apenas um bate-volta, entretanto, indico que quando for para Portugal, se perca nas cidades além de Lisboa e do Porto, este país tem muito a oferecer. E se você quiser um help, entra em contato comigo. Posso criar um roteiro personalizado pra você, contemplando seus gostos, desejos e sonhos, fazendo da sua viagem ainda mais perfeita.


Para mais informações sobre viagens para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

Entre em contato conosco e solicite seu Roteiro Personalizado

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: