Brasil,  destinos,  Santa Catarina

Guia definitivo: 20 cidades próximas a Florianópolis para conhecer

Sou de Santa Catarina e confesso que tenho imenso orgulho do potencial turístico do estado, e por isso, resolvi criar um guia incrível com as melhores cidades próximas a Florianópolis para conhecer e, claro, se encantar.

A cidade de Floripa é incrível, entretanto, são muitas as cidades encantadoras, como as cidades do interior de Florianópolis, por exemplo. Mas o bacana é que nos arredores da capital você encontra de tudo um pouco.

A começar pelo famoso litoral, que é de tirar o fôlego. Além do litoral, o estado oferece cidades com belas paisagens, regiões cheias de cultura, história e arquitetura. Além disso, as cidades serranas próximas a Florianópolis contam com muitos programas em meio a natureza e beleza natural impressionante.

Portanto, acompanhe o post a seguir para saber tudo sobre o que fazer perto de Florianópolis para você incluir no seu roteiro pela Santa e BELA Catarina.

Cidades e regiões próximas a Florianópolis para conhecer

Para facilitar, abaixo você encontrará uma listagem e mapa com os destinos separados por regiões, assim, é possível você planejar um roteiro mais completo. E, vamos combinar, mas com todos esses destinos, da pra passar 1 mês inteiro curtindo o estado, não é mesmo?

Confira abaixo as regiões e cidades próximas a Florianópolis para conhecer:

  • Litoral Norte
  • Litoral Sul
  • Serra do Rio do Rastro
  • Vale Europeu
  • Praia Grande
  • Bônus bate-volta

Cidades do LITORAL NORTE

Começo minhas indicações pelo Litoral Norte, que é, sem dúvidas, a parte litorânea mais conhecida além de Floripa, por conta de Balneário Camboriú. É claro que o litoral vai muito além de BC e oferece diversas cidades e praias incríveis!

Bombinhas

Em primeiro lugar não poderia deixar de fora minha cidade preferida do litoral norte: Bombinhas. A cidade tem várias praias incríveis e para todos os gostos. Para os surfistas a praia de Mariscal, para quem gosta de um mar lisinho a praia de Canto Grande ou Zimbros, que é quase uma piscina.

Além disso, para aqueles que curte uma trilha, por lá você encontrará algumas opções, e a que eu mais indico é a Trilha do Morro do Macaco, entre Mariscal e Canto Grande. O visual lá de cima é de tirar o fôlego e a trilha é fácil.

Destaco também a praia de Bombinhas, seguido das praias acessíveis por pequenas trilhas pelo canto direito da praia: Praia do Trapiche, Embrulho e Lagoinha. Praias lindas de viver e um passeio delicioso que você pode fazer caminhando pela areia, pedras e deck.

Topo do Morro do Macaco, o visual é da praia de Mariscal, em Bombinhas

Porto Belo

Seguindo, a próxima indicação é a cidade de Porto Belo, que de praias não possui nenhuma de grande destaque, entretanto a cidade oferece um comércio e centrinho ótimos para aqueles que gostam de ver artesanato e fazer umas comprinhas locais.

Contudo, o destaque mesmo de Porto Belo vai para a ilha, de mesmo nome. Você encontra diversos barcos de escuna ou passeios privativos para a ilha que possui diversos programas, como mergulho, por exemplo. Vale muito o passeio, o lugar é lindo!

Balneário Camboriú

Vamos combinar que Balneário Camboriú não precisa nem de apresentações, não é mesmo? A cidade é famosa não só pela praia, como também pela noite agitada cheia de boas festas e restaurantes.

Eu, particularmente, não sou muito fã da cidade em si, a não ser no inverno que fica mais vazia. Contudo, suas praias mais isoladas, fora da praia central são de tirar o fôlego. Destaco o Parque Unipraias, com a Praia do Estaleiro e Taquaras.

Já para os lados de Itajaí, cidade vizinha a Balneário Camboriú, destaco a Praia Brava, com acesso mais fácil a praia é uma delícia e super badalada. Perfeita para quem gosta de tranquilidade, mas também busca um lugar com uma boa infraestrutura de bares e restaurantes à beira-mar.

Governador Celso Ramos

Governador Celso Ramos é outra cidade incrível e cheia de belas praias. Para aqueles que estão em Florianópolis e querem dar uma fugida para um lugar mais perto da capital, indico as praias de Governador Celso Ramos.

A cidade conta com o famoso Resort Exclusivo Ponta dos Ganchos, que ficou famoso depois que a Beyonce se hospedou por lá. É um lugar incrível e super exclusivo, como você pode ver nas fotos a seguir. Clica aqui para saber mais e reservar sua estadia.

Fotos: Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (Booking/Reprodução)

São Francisco do Sul

Pra finalizar o Litoral Norte, não poderia deixar de fora a cidade de São Francisco do Sul, que além de belas praias, tem muita história açoriana para você conhecer um pouco mais da colonização do litoral catarinense.

São Chico, apelido carinhoso da cidade, é a cidade mais antiga de Santa Catarina e também uma das mais antigas do Brasil, tendo sido fundada em 1553.

Portanto, se você está fazendo um roteiro pelo estado, São Francisco do Sul é uma ótima pedida, afinal, a cidade oferece muitos atrativos naturais e além disso, é uma cidade rica em história e cultura.

Litoral Sul

O litoral inteiro de Santa Catarina é incrível e, portanto, a parte sul não deixa a deseja. Com diversas cidades litorâneas incríveis, o sul do estado é, assim como o norte, de tirar o fôlego.

A região oferece praias mais selvagens e nem tão conhecidas assim como as praias do norte ou da capital, contudo, eu recomendo de olhos fechados, porque é um destino mais lindo que o outro.

Imbituba (Praia do Rosa)

Imbituba é o município da de uma das praias mais famosas do litoral sul, a Praia do Rosa, que não tem essa fama à toa. Por ali você encontrará praias selvagens, como a Praia Vermelha e as mais badaladas como o Rosa Norte, para os surfistas e o Rosa Sul para quem quer curtir a praia e também aproveitar bares e restaurantes à beira-mar.

O que eu mais gosto das praias da cidade é que em sua maioria são super bem preservadas e com pouca intervenção humana. Os acessos as praias são mais rústicos e são poucos os hotéis e pousadas que interferem muito no meio ambiente da cidade.

Outro ponto positivo é o centrinho do Rosa, recheado de bons restaurantes, bares e lojinhas legais para quem quer fazer umas comprinhas locais. Desde artesanatos a marcas de roupas, você encontrará muita coisa legal.

Garopaba

Vizinha de Imbituba, Garopaba também é uma delícia. É de lá que é a famosa marca Mormaii e, por isso, você já consegue imaginar que a cidade é ótima para os surfistas, não é mesmo?

Em Garopaba destaco a Praia da Ferrugem e o Bar do Zado, no canto esquerdo da praia. Bar delicioso para pegar uma mesa e passar o dia todo por ali.

Laguna e o Farol de Santa Marta

Já há menos de 200km da divisa com o Rio Grande do Sul, Laguna é outra incrível cidade do litoral sul catarinense. Ótimo destino para surfistas e para aqueles que gostam e belezas naturais.

Contudo, meu destaque aqui vai para o Farol de Santa Marta, que não só oferece praias incríveis e visuais deslumbrantes, como também possui um delicioso centrinho com bares, restaurantes e lojinhas, tudo muito simples, rústico e roots.

Pra quem curte um agito tanto o carnaval quanto o ano novo são períodos ótimos para visitar o destino. São muitas festas e programas divertidos. Vale ressaltar que por lá o reggae e o forró tomam conta. Um destino simples, mas cheio de magia. Recomendo muito.

Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta

Guarda do Embaú

Para finalizar o Litoral Sul, a Guarda do Embaú é uma ótima pedida. Localizada no município de Palhoça, vizinho a capital catarinense, a Guarda do Embaú é cheia de praias e trilhas, perfeito pra quem gosta de estar junto à natureza.

Assim como o Farol e a Praia do Rosa, a Guarda oferece um centrinho delicioso com ótimos bares e restaurantes e várias lojinhas fofas com artesanato, roupas e decoração local. Tudo muito rústico também.

Meu destaque vai para o Vale da Utopia, que tem acesso por uma trilha na Praia de Cima, na Pinheira e a Trilha da Guarda do Embaú, que te leva a Prainha. A Prainha e uma praia super selvagem, sem nenhuma estrutura, entretanto, sua beleza é surreal!

As trilhas são fáceis e cheias de possíveis lugares para uma parada para apreciar a paisagem. Contudo, é importante ter água e um lanchinho com você, não é mesmo?

Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é, sem dúvida, um dos destinos mais deslumbrantes do estado. A começar pelo visual estrada da serra, que é um atrativo à parte com todas aquelas curvas impressionantes em meio às montanhas.

Além disso, se você gosta de curtir a natureza, gosta de trilhas, cachoeiras e aquele climinha de serra, a Serra do Rio do Rastro é um destino imperdível que fica a cerca de 170km de distância de Florianópolis.

Urubici

Urubici é, na minha opinião, a melhor cidade, pois é lá que você vai encontrar as melhores trilhas, parques, cachoeiras e canions. A cidade oferece também um centrinho legal com boas opções de bares e restaurantes para curtir a noite.

Meus destaques de atrativos da cidade são o Cânion Espraiado, Parque Quedas do Avencal e o Morro da Igreja com a famosa Pedra Furada. E apenas por estes 3 atrativos você já percebe o quão incrível Urubici é. Ela é, sem dúvida, uma das melhores cidades próximas a Florianópolis para conhecer.

Urubici / Foto: João Batista Gonçalves Lostada (Wikimedia Commons)

São Joaquim

Seguindo as indicações da serra, não poderia deixar de fora a principal cidade da região: São Joaquim. Embora Urupema seja a cidade mais fria do Brasil, é para São Joaquim que os turistas e curiosos vão em busca de neve durante o inverno.

Entretanto, além da neve, a cidade conta com alguns outros atrativos como o Parque Snow Valley, cheio de programas divertidos com esportes de escalada, pêndulo e outros, além de lojas, restaurantes e muito mais.

Por fim, para os amantes do vinho, é em São Joaquim que você encontrará vinícolas e produtores de vinho da serra catarinense. Este mercado é crescente na região e é possível encontrar ótimos rótulos!

Bom Jardim da Serra

Por fim, Bom Jardim da Serra é outra cidade incrível para quem gosta de programas na natureza. A cidade é muito pequenininha, contudo, oferece paisagens de tirar o fôlego entre cachoeiras, canions, campos e muito mais.

Se você pretende ficar alguns dias na Serra do Rio do Rastro, o que eu recomendo, considere incluir Bom Jardim da Serra no seu roteiro. Ah, e a minha dica principal é não fazer tudo correndo, a serra catarinense é muito linda para você desfrutá-la às pressas. Portanto, minha recomendação é que você reserve pelo menos 6 dias para toda a região.

Vale Europeu

O Vale Europeu é um pedacinho da Europa – como o nome já dia – no Brasil. Uma região colonizada principalmente por Alemães e Italianos, a região é rica em cultura, história, arquitetura, além de uma qualidade de vida de invejar qualquer morador de metrópoles brasileiras.

Blumenau

Minha querida cidade, foi lá que nasci e passei minha infância, adolescência e início da fase adulta antes de me jogar pro Rio de Janeiro. E não é só porque é minha cidade não, mas Blumenau é LINDA! Veja bem, tenho muitas críticas a cidade (que não cabem aqui), mas isso não exclui o fato de ela ser muito bonita.

Blumenau é a terra da famosa Oktoberfest, período que a cidade mais recebe turistas, entretanto, te garanto que é um destino que tem muitos mais a oferecer além da maior festa alemã fora da Alemanha.

Por lá você encontrará muita cultura, diversas construções históricas em estilo enxaimel, muita comida boa, muita cerveja e, para surpresa de muitos, muita beleza natural com trilhas cachoeiras e cantinhos deliciosos para quem gosta de dar aquela escapada pro meio do mato.

Enfim, apesar de pequena, Blumenau é um destino completo, com bons hotéis, bons restaurantes e muitos atrativos incríveis para você conhecer um lado diferente do Brasil.

Centro de Blumenau / Foto: Diegocadorin (Wikimedia Commons)

Pomerode

Vizinha de Blumenau, Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil e pasme, ainda existem pessoas que não português e se comunicam somente em alemão! Chocante né?

Em Pomerode você encontrará atrativos históricos e muitas construções típicas, além de alguns restaurantes típicos e cafés coloniais de lamber os beiços. A cidade também sedia uma festa típica, mas diferente de Blumenau, a Festa Pomerana acontece em janeiro, em pleno verão. Perfeito para tomar aquele chopp geladinho, não é mesmo?

Rio dos Cedros

Rio dos Cedros é outra cidade próxima a Blumenau e embora tenha muitos atrativos, infelizmente não é muito conhecida.

Perfeita para quem gosta de natureza, Rio dos Cedros é ótima para o ecoturismo, afinal ela é cheia de barragens, rios, lagos, cachoeiras, campos e fazendas. Por lá você encontrará diversos programas como caminhadas, voos de parapente, trilhas, passeios a cavalo e muito mais.

Não faltam pousadas e casas para aluguel para curtir a cidade que tem um clima mais frio, ótimo para aproveitar ao ar livre durante o dia e se esquentar com um bom vinho e lareira à noite.

Botuverá

Outra incrível cidade do Vale Europeu é Botuverá e o que você menos vai encontrar por lá é atrativos relacionados a cultura alemã. Muito pelo contrário, a cidade é famosa mesmo pelas suas incríveis grutas, cavernas e cachoeiras.

Botuverá é um destino perfeito para quem curte natureza e ecoturismo, afinal, é lá que fica a maior caverna do sul do país.

Parque das Grutas de Botuverá / Foto: Prefeitura de Botuverá – SC

Mais algumas cidades do Valeu Europeu

O Vale Europeu é uma região riquíssima e vale a pena você separar alguns dias para explorar a região, afinal, ela é cheia de pequenas cidades cheias de belezas. Além das citadas acima, considere também conhecer: Ilhota, Timbó, Ascurra e Nova Trento.

Por todos esses atrativos, o Vale Europeu possui diversas cidades próximas a Florianópolis para você conhecer e ir além do basicão da capital catarinense.

Cidades próximas a Florianópolis: PRAIA GRANDE E O CANION ITAIMBEZINHO

Uma cidade próximas a Florianópolis para conhecer e que eu não poderia, de jeito nenhum, deixar de fora desta lista é Praia Grande, o lado catarinense do famoso e belíssimo Canion Itaimbezinho.

Não é pra menos que dei um destaque apenas para Praia Grande, que não só te da acesso aos passeios relacionados ao cânion, como também lá você encontrará diversas trilhas, programas de caminha e atividades aos pés do cânion. Uma experiência incrível que vale muito a pensa incluir no seu roteiro!

Canion Itaimbezinho / Foto? Guilherme Nunes Serafina (Wikimedia Commons)

BÔNUS – cidades próximas a Florianópolis para conhecer em um bate-volta

Por fim, indico 3 destinos para você fazer um bate-volta de 1 dia – ou passar mais dias, se tiver interesse – que ficam a menos de 120km de distância da Ilha da Magia.

São passeios pontuais para você que vai a Floripa e busca um programa diferente para incrementar sua viagem e conhecer um pouquinho a mais do estado de Santa Catarina.

Soldados de Sebold, em Alfredo Wagner

A cidade de Alfredo Wagner é rodeada de montanhas e cheia de programas incríveis na natureza, mas os Soldados de Sebold são, ao meu ver, o ponto alto do destino.

Os Soldados de Sebold são um conjunto de 4 pedras gigantes – cerca de 90m de altura – em uma pequena montanha no meio de um vale! Já da pra imaginar o quão bonito é, não é mesmo?

Localizado próxima a Montanha do Campo dos Padres, o programa é curtir a natureza, as trilhas e cachoeiras nos arredores dos Soldados de Sebold. E, claro, curtir o visual encantador e de tirar o fôlego. Por isso, Alfredo Wagner é uma das cidades próximas a Florianópolis para conhecer.

Fluss Haus, em São Martinho

Outra atração muito bacana e que fica a poucos quilômetros de Florianópolis é a Fluss Haus, um espaço incrível que está localizado na cidade de São Martinho.

Conhecido sobretudo por seu delicioso café colonial, a Fuuss Haus é muito mais do que isso. O local é cercado por uma natureza deslumbrante e além disso, lá você encontrará uma fábrica de bolachas artesanais e lojas de produtos típicos alemães.

Ótimo para conhecer um pouco da cultura alemã tão presente no estado em um passeio de apenas um dia. Importante ressaltar que é imprescindível fazer reserva!

Fluss Haus / Foto: Site Fluss Haus/Reprodução

Recanto das Cachoeiras, em Anitápolis

Para finalizar, minha recomendação é que você passe um dia (ou um final de semana) no Recanto das Cachoeiras, em Anitápolis. A pousada, que faz parte do Projeto Acolhida na Colônia, onde você pode curtir, sobretudo, uma vida mais tranquila na natureza, com banhos de cachoeiras, alimentação orgânica e hospedagem.

O mais legal deste projeto é que é super responsável, uma vez que é uma fonte de renda alternativa para famílias de agricultores locais. Uma amiga costuma ir com certa frequência, por isso, indico este post aqui, do blog Uma Turista em Santa Catarina para vocês saber mais sobre a pousada e o projeto.

As melhores cidades próximas a Florianópolis para conhecer

Confesso que foi bem difícil limitar essa lista, porque Santa Catarina tem não só um potencial turístico incrível, como tem muitos destinos já consolidados. Floripa é, sem dúvida, a porta de entrada do estado e não é chamada carinhosamente de Ilha da Magia à toa.

Entretanto, além da capital, o estado oferece muitos destinos e programas incríveis, por isso, as melhores cidades próximas a Florianópolis para conhecer merecem ter sua atenção.

Para finalizar, recomendo, de verdade, que você passe férias completas pelo estado, porque valerá muito a pena. Cada destino tem sua característica e individualidade, entretanto, se combinadas em um roteiro, entregam uma viagem completa. Afinal, o estado possui boas praias, bons destinos de ecoturismo, muita cultura, história, arquitetura, além de um povo super acolhedor e simpático.


Para mais dicas e roteiros de Santa Catarina e do Brasil:


Planejando sua viagem para Santa Catarina

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo