Brasil,  destinos,  Minas Gerais

Inhotim | O maior museu a céu aberto do mundo, em Brumadinho-MG

O maior museu a céu aberto do mundo é lindo de viver, e o melhor, fica no Brasil! Localizado em Brumadinho, em Minas Gerais, aqui você vai encontrar um guia completo de o que fazer em Inhotim. Além de conhecer um lugar incrível, sua visita também ajudará a cidade recém afetada pela tragédia da Vale a se reerguer.

Sobre Inhotim

Localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, e rodeado pelas belezas naturais, repleto de riquezas históricas e culturais, Inhotim é considerodo maior museu a céu aberto do mundo.

Gramado e Galerias | O que fazer em Inhotim
Ao fundo obra Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, Deluxe de Helio Oiticica | Inhotim

Idealizado pelo mineiro Bernardo de Mello Paz em meados de 1980,

“A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas. O Inhotim, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem construído ainda diversas áreas de interlocução com a comunidade de seu entorno. Com atuação multidisciplinar, o Inhotim se consolida, a cada dia, como um agente propulsor do desenvolvimento humano sustentável.”

Site do Inhotim

Espalhado em uma área de 140 hectares, o museu possui 3 rotas distintas para facilitar a visita. Aqui você encontra o mapa do local para entender um pouquinho melhor sobre a distribuição das obras de arte, galerias, restaurantes, lojas, banheiros e etc.

Mapa | O que fazer em Inhotim
Mapa com obras, galerias e destaques botânicos| Inhotim

Quanto tempo ficar em Inhotim?

Fomos no carnaval de 2017 e optamos por visitar o Inhotim em 3 dias inteiros. Como vocês já sabem, gosto de ter tempo para curtir e aproveitar de verdade os destinos que conheço. Quando estava planejado o que fazer em Inhotim, vi o mapa das galerias, obras e destaques botânicos e percebi que precisaria de pelo menos 2 dias inteiros em Inhotim.

Um amigo meu, que é apoiador do instituto e já foi diversas vezes, me disse que em 2 dias da para ver tudo. Mas adicionando um terceiro dia, conseguiríamos ver tudo com calma e ainda poderíamos repetir algo que gostamos muito. Sem contar que não precisaríamos correr para almoçar e lanchar.

Bancos de Inhotim | O que fazer em Inhotim
Relaxando em dos diversos bancos de Hugo França, feitos de Resíduo Florestal | Inhotim

Dito isto, considero 3 dias a quantidade perfeita de dias para visitar Inhotim e conhecer suas belezas, obras de artes e galerias com a calma que este incrível lugar merece. Claro, se você só puder ficar 1 ou 2 dias, não é um problema, mas saiba que dificilmente você conseguirá ver tudo. O lugar é imenso!!

Ah, e dependendo de quando você for, você pode pegar fila para entrar em algumas galerias. Não foi nosso caso, ainda bem! Mas acho muito importante considerar essa questão quando for definir seu roteiro. Você pode também aproveitar e entrar em contato conosco por aqui, que vamos adorar te auxiliar na preparação do seu roteiro para Inhotim.

Lá, além das obras de arte, galerias e diversas plantas, você encontra vários locais para almoçar e/ou lanchar. Tem opções para todos os gostos e bolsos. O restaurantes a quilo deles é ótimo e tem um valor super acessível. Mas você encontra também um restaurante mais sofisticado, além de hamburgueria e lanchonete. Opções não faltam.

Destaques | O que mais me encantou

São muitas galerias, são muitas obras expostas nos gramados de Inhotim, são muitos destaques botânico incríveis e vou te dizer que fica bem difícil listar o que mais gostei de lá.

Minhas atrações favoritas de Inhotim

Vou listar algumas obras que mais gostei mas não necessariamente serão em ordem. Confesso que é bem difícil escolher, porque tudo o que vi lá tinha sua particularidade e sua beleza. Portanto não sei dizer, por exemplo, uma obra que não gostei. Porque eu gostei de tudo!

De certa forma, a maior parte das obras que eu mais gostei tem alguma interação entre a obra e o espectador. Eu adoro esse tipo de coisa, porque me sinto parte daquela criação.

Entrada a Galeria Adriana Varejão | Inhotim
Através | Por Cildo Meireles

Essa obra do Cildo Meirelles é uma instalação enorme dentro da galeria Cildo Meirelles e o foco principal dela é a interação com o espectador, que pode andar pela (Através) da obra, se colocar dentro do ambiente que ele criou.

Através por Cildo Meirelles | O que fazer em Inhotim
Através por Cildo Meirelles | Inhotim

A obra é descrita desta forma pelo site do Inhotim:

“Através está entre as obras de Cildo Meireles nas quais, por meio de jogos formais com materiais cotidianos, o artista lida com questões mais amplas, como a nossa maneira de perceber o espaço e, em última análise, o mundo. Trata-se de uma coleção de materiais e objetos utilizados comumente para criar barreiras, com os mais diferentes tipos de usos e cargas psicológicas: de uma cortina de chuveiro a uma grade de prisão, passando por materiais de origem doméstica, industrial, institucional.


A descrição ainda destaca:

“Sempre em dupla, os elementos se organizam com rigor geométrico sobre um chão de vidro estilhaçado, oferecendo diferentes tipos de
transparência para os olhos, que à
distancia penetra a estrutura. O convite é que o corpo experimente de perto esta estrutura, descobrindo e deixando para trás novas barreiras. Com sua conformação labiríntica e experiência sensorial de descoberta, Através e seus obstáculos aludem às barreiras da vida e a nosso desejo, nem sempre claro, de superá-las.”

A obra me proporcionou diversas sensações e na minha experiência ela cumpriu com seu objetivo descrito acima. Eu adorei!


Piscina por Jorge Macchi

Essa obra de arte é algo que deixará qualquer visitante maluco. Piscina é nada mais nada menos que uma piscina onde o espectador é convidado a mergulhar. Sim, uma obra de arte que é uma piscina e serve com o propósito de piscina. Se isso não é algo incrível, então eu não sei rs

Piscina (2009) é a realização escultórica de um desenho que o artista (Jorge Macchi) fez de uma caderneta de endereço com índice alfabético, aqui transformada numa obra site-specific que é também uma piscina em funcionamento”, conforme nos conta a descrição da obra no site do museu.

Piscina | O que fazer em Inhotim
Piscina por Jorge Macchi | Inhotim
Foto: Pedro Motta | Reprodução site do Inhotim
Piscina | O que fazer em Inhotim
Piscina por Jorge Macchi | Inhotim
Foto: Pedro Motta | Reprodução site do Inhotim

Ao lado da obra tem um banheiro com vestiário para aqueles que sabem da possibilidade de tomar banho de piscina na obra. Então agora que você já sabe desse segredinho, já coloca a roupa de banho na mala porque é uma ótima forma de relaxar depois de andar um monte pelos jardins e galerias de Inhotim.


Galeria Claudia Andujar

Esta galeria é um acervo com a seleção de mais de 500 fotografias da artista e conta a história de seu longo envolvimento com a Amazônia brasileira e o povo indígena Yanomami, habitantes dos Estados de Roraima e Amazonas, na região próxima à fronteira com a Venezuela.

Galeria Claudia Andujar | O que fazer em Inhotim
Galeria Claudia Andujar | Inhotim

É uma galeria enorme, dividida em vários blocos. Você pode se perder por horas apreciando seu lindo e sensível trabalho, onde ela captura a alma destes lugares e seus povos.

Esta, na minha opinião é uma galeria imperdível e é uma das minhas preferidas. Porque você cria um envolvimento com as fotografias e a vida que Claudia Andujar soube retratar de forma brilhante. Além de você caminhar por uma cultura com costumes completamente diferentes dos nossos. Para os amantes das diferenças (e semelhanças) dos seres humanos, taí uma galeria de tirar o fôlego.


Galeria Cosmococa | Por Neville D’Almeida e Helio Oiticica

A Galeria Cosmococa foi uma das experiências mais incríveis que tive em Inhotim. Super divertida, são projeções de slides e salas interativas que levam o público a experimentar as fases e sensações do uso da cocaína. Genial!

Galeria Cosmococa | O que fazer em Inhotim
Galeria Cosmococa | Inhotim
Foto: reprodução site do Inhotim

Neville D’Almeida em parceria com Helio Oiticica criaram, na década de 70, estas pioneiras instalações chamadas de “quasi-cinemas”, que submete o espectador a experiências multisensoriais.

Adianto que nesta galeria tem também uma piscina e permite que o público entre. Porém, a água é extremamente gelada. Eu não tive coragem. Botei só a pontinha do pé e saí correndo kkkkkk


Sonic Pavillion | Por Doug Aitken

Esta é uma obra bastante diferente e muito interessante. Trata-se de um buraco de 200 de profundidade no solo e cheio de microfones para captar o som da terra.

Destaco a descrição no site do museu:

“Este som é transmitido em tempo real, por meio de um sofisticado sistema de equalização e amplificação, no interior de um pavilhão de vidro, vazio e circular,  que busca uma equivalência entre a experiência auditiva e aquela com o espaço. Doug Aitken encontrou em Inhotim não apenas as condições técnicas para o desenvolvimento da obra, mas também um contexto onde o trabalho fizesse sentido. Ao trabalhar em relação com a natureza e na escala da paisagem, a obra  se torna  herdeira  dos  Earthworksdos  anos 1960 e 1970.  No entanto, aqui esta afinidade é renovada ao introduzir elementos sonoros e de tecnologia.”

Sonic Pavillion | O que fazerem Inhotim
Galeria Sonic Pavillion por Doug Aitken | Inhotim

A beleza desta obra não é aparente porque que é apenas uma galeria fechada e com espaços para o público sentar. Mas a beleza está na misticidade desta obra. Os barulhos não repetidos e diversos tipos de ruídos. Estranho e encantador ao mesmo tempo.


Listo abaixo mais algumas de obras e galerias que gostei e me marcaram
  • Viewing Machine | Por Olafur Eliasson
  • Galeria Psicoativa Tunga
  • De lama lâmina | Por Matthew Barney
  • Galeria Cildo Meireles
  • A Origem da Obra de Arte | Por Marilá Dardot
  • Galeria True Rouge por Tunga
  • Galeria Lygia Pape
  • Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, Deluxe | Por Helio Oiticica
  • Desvio para o vermelho: Impregnação, Entorno, Desvio |Por Cildo Meirelles
Viewing Machine | O que fazer em Inhotim
Viewing Machine por Olafur Eliasson | Inhotim

Existem muitas exposições e obras fixas mas algumas mudam com o tempo. Portanto algumas obras já saíram e novas entraram desde que fui.

Convido você a explorar mais o site de Inhotim para compreender e saber melhor quais outras obras de arte e galerias existem no espaço. E a partir daí incluir este destino incrível nos próximos planos de viagem!


DICAS PRÁTICAS

Como chegar?

Se você for de avião, o aeroporto mais próximo de Inhotim são os aeroportos de Belo Horizonte:

  • Aeroporto Internacional Trancredo Neves | Cofins
  • Aeroporto de Belo Horizonte | Pampulha

Como moro no Rio de Janeiro, fomos de carro até lá. Levamos cerca de 5h na estrada. Dependendo de onde você mora, você pode ir de carro. Além também a possibilidade de utilizar ônibus, indo direto para a rodoviária de Brumadinho ou Belo Horizonte.

No mapa abaixo você pode localizar Brumadinho, Inhotim, Belo Horizonte e os aeroportos e rodoviárias.

Se você ficar hospedado em BH, você leva cerca de 1h15 para chegar a Inhotim de carro.


Onde se hospedar?

Você pode optar por se hospedar em Brumadinho e região, mais próximo ao Inhotim e tem também a possbilidade de se hospedar em Belo Horizonte.

Nós optamos por BH pois não conhecíamos a cidade e também porque aproveitaríamos a noite com bons bares e restaurantes para saborear a boa comida mineira. Escolhemos o Hotel Holiday In Belo Horizonte Savassi e super recomendo. Hotel muito bom, novinho e o bairro Savassi é uma ótima localização se você pretende aproveitar a noite e os restaurantes de Belo Horizonte.

Se você quiser se hospedar em outro lugar em Belo Horizonte, você pode clicar aqui para procurar hotéis, pousadas, apartamentos e outros que se encaixam no seu perfil.

E se quiser se hospedar em Brumadinho, clica aqui para achar uma hospedagem mais próximo a Inhotim.

Reservando sua hospedagem pelo nosso link do Booking.com, você não paga nada a mais por isso mas ajuda e incentiva o nosso blog!


Quanto custa? Ingressos para Inhotim

Terça, quinta, sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 44,00 (inteira)
Quarta-feiras (exceto feriado): entrada gratuita

O local conta com transporte interno com vários pontos espalhados pelo museu. Se tiver interesse, o valor é de R$ 30,00 pelo dia inteiro.

Você pode adquirir seu ingresso aqui.


Horários do Parque/Museu

Parque

De terça a sexta-feira das 9h30 às 16h30*
*Durante o carnaval, de sábado a Quarta-feira de Cinzas (2/3 a 6/3), o Inhotim irá funcionar de 9h30 às 17h30.

Terça a sexta-feira: 12h às 16h
Sábado, domingo e feriado: 12h às 17h

Aqui você pode encontrar os horários dos restaurantes e loja.

Mais algumas fotos de Inhotim

Ficou com vontade de viajar para Brumadinho e conhecer Inhotim? Corre pra entrar em contato com a gente. Podemos bater um ótimo papo e descobrir qual a melhor forma de montar um roteiro para você.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Já visitou ou tem vontade de conhecer Inhotim? Conta um pouquinho aqui nos comentários, que vou adorar trocar ideia e compartilhar mais dicas com vocês.

Beijos,

Hayuni.

Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: