Hotéis Sustentáveis no Brasil / Six Senses
Brasil,  destinos,  Dicas,  Slow Travel,  Turismo Responsável,  Viagem

12 Hotéis Sustentáveis no Brasil para você se hospedar com responsabilidade

Conheça aqui 12 hotéis sustentáveis no Brasil para você viajar com responsabilidade e consciência. Afinal, nada como viajar para um destino incrível e se hospedar num lugar que se preocupa com o meio ambiente, com a comunidade onde está inserido, com os animais, com a economia local e, claro, em praticar um turismo mais responsável.

O turismo responsável não é feito apenas de atitudes conscientes do viajante, mas também pelos empreendimentos e destinos turísticos que buscam, através de ações mais sustentáveis, garantir um mundo melhor no presente e no futuro.

Portanto, aqui você encontrará pousadas e hotéis sustentáveis no brasil, do sul ao norte e ao nordeste do nosso país. Tem hotéis ecológicos para todos os gostoso e bolsos. Perfeitos para viajar fazendo escolhas responsáveis e conscientes.

Porque escolher hotéis sustentáveis?

É simples: se hospedando em hotéis sustentáveis/responsáveis, você estará optando por contribuir com um empreendimento que se preocupa com a natureza, o meio ambiente, os animais, os moradores locais de onde o hotel está inserido, com a economia do destino, fazendo daquela cidade um lugar melhor para os seus moradores.

Afinal de contas, um destino turístico é, antes de mais nada, a casa de outras pessoas. É onde vive uma comunidade que precisa de uma economia aquecida para poder viver bem.

Ah, e é bom sempre lembrar que é quase impossível ser totalmente sustentável. Justamente por isso que ações responsáveis são importantes e devem ser valorizadas. Afinal, melhor fazer um pouquinho do que não fazer nada. Um passo de cada vez com pequenas ações rumo a um todo grandioso a cada passo dado.

Portanto, se podemos optar por escolher nos hospedar em hotéis que se preocupam com o mundo, por que não, não é mesmo?

E antes de você conferir a minha seleção de 12 hotéis responsáveis no Brasil, saiba que ser sustentável não faz do hotel um lugar menos confortável. 🙂 Bora comigo?

12 Hotéis Sustentáveis no Brasil

1. Uakari Lodge | Tefé/AM

A Pousada Uacari ou Uakari Lodge é, sem dúvidas, um dos meus empreendimentos turísticos favoritos aqui no Brasil. Não, ainda não o conheço (infelizmente soube dele somente durante a pandemia da COVID), contudo, sou encantada com o trabalho que eles realizam na comunidade onde está inseridos.

Localizado em Tefé, na reserva Mamirauá,, no Amazonas, esta pousada é referência no turismo responsável do Brasil. Não só garante prática sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e à floresta, como também garante sustento pra diversas comunidades indígenas e povos originários da região.

Grande parte de seus fornecedores são locais, fazendo com que o dinheiro circule pela região gerando riquezas e mantendo viva culturas que são esquecidas por grande parte de nossa sociedade. Além disso, todos os passeios feitos com a pousadas são responsáveis, sempre pensando no bem estar da população local, prestando atenção na fauna e flora locais para que nada seja degradado e que o impacto negativo seja o mínimo possível.

A pousada é simples e oferece pacotes fechados de 3, 4 ou 7 noites, com todos os passeios incluídos. No site da Uacari você pode conferir todas as informações e até mesmo reservar sua estadia e viagem.

2. Comuna do Ibitipoca | Conceição do Ibitipoca/MG

A Comuna do Ibitipoca é outro lugar incrível para se hospedar no Brasil. O legal é que não é um simples hotel, mas sim um complexo turístico, com 3 tipos diferentes de acomodações, restaurantes, atividades e passeios, tudo isso inserido em uma área de mais de 5.000 hectares que foi degradada e 99% da terra está sendo recuperada com a fauna e flora nativos da Mata Atlântica.

Lá você pode curtir uma experiência incrível nas hospedagens, e restaurantes que possuem diversas opções de pratos vegetarianos e veganos. Além disso, oferecem alimentação orgânica, produzida no local. Já para o lado das experiências, você pode aproveitar o espaço em meio a natureza e fazer atividades como yoga, meditação e muito mais. Incrível, não é mesmo?

Para saber mais, basta entrar no site do hotel aqui.

3. Six Senses Botanique | Campos do Jordão/SP

E como nem só de simplicidade se vive, o Six Senses Botanique é a prova viva de que da pra fazer um turismo responsável e consciente e ainda assim ter muito luxo, conforto e comodidade de um hotel 5 estrelas.

Como todo hotel de luxo, o Six Senses Botanique oferece quartos incríveis, com uma decoração bem de campo, além de muito lazer e ótimos restaurantes para você curtir demais suas férias ou um final de semana.

Os alimentos oferecidos no hotel são provenientes de sua horta orgânica, eles possuem também uma nascente de água mineral e uma estação de tratamento de água para devolver a água utilizada à natureza. Além disso, possuem a preocupação de serem responsáveis com a comunidade, no qual trabalham em conjunto para oferecer uma melhor qualidade de vida, preservando e celebrando as tradições e cultura local.

Se você tiver interesse em se hospedar no Six Senses Botanique, é possível reservar sua estadia através do meu link de afiliada ao Booking, no qual você não paga nada a mais, contudo, estará contribuindo com o meu trabalho. Por este link eu ganho uma pequena comissão da sua reserva, e posso continuar criando conteúdo de valor para você! 🙂

4. Banana Bamboo Ecolodge | Ubatuba/SP

E esse hotel sustentável no litoral paulista? Nossa, é um sonho de consumo e não vejo a hora de ir. O trabalho e preocupação com a sustentabilidade é impecável e, além disso, é uma pousada super confortável, cercada de muito verde e muitas atividades incríveis para curtir sua estadia ao máximo.

No site deles é possível compreender todo o envolvimento com a sustentabilidade, sobretudo com relação ao meio ambiente. Começando pela estrutura que é uma bioconstrução, passando pela utilização de energia solar, captação e tratamento de água, gestão de resíduos e muito mais.

Algo que me chama muita atenção e é, de fato, um grande atrativo pra mim é a gastronomia do lugar, que conta com grande parte dos pratos veganos ou vegetarianos, com ingredientes plantados ali mesmo na agrofloresta do Banana Bamboo. Incrível, não é mesmo?

5. Cristalino Lodge | Alta Floresta/MT

O Cristalino Lodge é outro incrível hotel sustentável aqui no Brasil que, além disso, é referência no turismo responsável. O propósito deles é de impacto mínimo no meio ambiente e, além disso, trazer educação e responsabilidade social através da sua própria Fundação Cristalino. Se comprometem também em preservar e conversar a floresta onde estão inseridos, sendo, portanto, reconhecidos mundialmente pelo seu trabalho.

Suas acomodações são luxuosas e confortáveis e totalmente integradas à natureza. Por fim, eles oferecem diversas atividades responsáveis na natureza como observação da fauna e da flora locais, canoagem, passeios de barco e trilha. Tudo feito, portanto, com muita responsabilidade e preocupação com o meio ambiente.

Para saber mais, basta clica aqui e entrar no site do hotel e conferir tudo o que eles oferecem.

6. Vila Naiá | Corumbau, Corumbau/BA

Seguindo as indicações de hotéis sustentáveis no Brasil, não poderia deixar de recomendar um Glamping, não é mesmo? Não sabe o que é glamping? Da uma olhada nesse post aqui do blog pra entender melhor.

O Vila Naiá é um glamping chique, rústico e, o melhor de tudo, à beira-mar! Perfeito para casais, uma vez que o hotel oferece experiências românticas e vários cantinhos para curtir a dois.

Contudo, o ponto alto que estamos dando ênfase nesta lista é a sustentabilidade e o Vila Naiá se compromete com práticas sustentáveis, como por exemplo o Centro de Educação Ambiental, aberto ao público geral. Além disso, o hotel contribui para ampliação e a preservação em Unidades de Conservação da Fauna e Flora da região. Por fim, o Vila Naiá ainda conta com fontes de energia renováveis (solar e eólica) e um programa de gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de esgotos.

Totalmente integrada e respeitosa com a natureza, a pousada é um paraíso sustentável para quem busca a tranquilidade do litoral bahiano para curtir suas férias. Bora?

7. Pousada Eco-Casa Bobo | Ilha de Boipeba/BA

A Eco-Casa Bobo não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, essa pequena pousada em Boibepa é super ecológica, rústica, confortável e com uma decoração incrível e um café da manhã orgânico de dar água na boca, tudo feito com produtos da própria horta.

São apenas 3 bangalôs, construídos de forma sustentável, com madeiras locais, barro para a pintura, telhados de palha e outros materiais regionais.

Além disso, eles reutilizam toda a água do vaso sanitário e chuveiro para cuidados com o jardim e, claro, cuidam dos resíduos sólidos e fazem compostagem dos orgânicos. Por fim, se preocupam também com as questões sociais, empregando funcionários locais, nativos do quilombo de Monte Alegre, oferecendo estudos e formação.

Incrível, né? Além de ser um lugar lindo, cheio de charme, cercado de natureza e juntinho a praia praia, é super preocupada com uma gestão sustentável em todas as esferas.

8. Vila de Alter | Alter do Chão/PA

Na Amazônia podemos encontrar diversas hospedagens responsáveis e, uma delas é, portanto, a Vila de Alter. E esse hotel é daqueles rústicos, porém confortáveis, sabe? Apensar de estar totalmente inserido à natureza e ter uma construção natural, de madeira, a pousada oferece tudo o que precisamos, além de muito conforto e, de quebra, bicicletas gratuitas para os hóspedes.

Um de seus principais pilares é a sustentabilidade e, portanto, eles se comprometem com muitas prática responsáveis em sua gestão. Os bangalôs, por exemplo, foram construídos com madeira de reflorestação e telhas de fibras vegetais, todos os equipamentos eletrônicos são de baixo consumo de energia, todo o lixo orgânico é transformado em adubo e utilizam fossas ecológicas no saneamento básico e círculos de bananeiras para filtrar águas cinzas.

Além disso, todas as comidas são preparados com alimentos provenientes da agricultura familiar local, ajudando a circular dinheiro na região e fortalecendo produtores locais. Um trabalho lindo na maior floresta do mundo. Já tou louca pra me hospedar lá!

9. Hotel Fazenda Parque dos Sonhos | Socorro/SP

O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos é daqueles lugares para ir com a família toda, afinal, é um hotel fazenda completíssimo, cheios de atividades para os adultos e para as crianças. E quando eu falo completo, é literalmente isso que eu quero dizer. Eles oferecem de pista de skate a tirolesa, de piscina a cachoeira, passando por trilhas, e muita, mas muita atividade ao ar livre.

Além disso, eles oferecem muitas atividades voltas a sustentabilidade, como por exemplo o plantio de árvores. E possuem várias práticas responsáveis, buscando a sustentabilidade tanto na esfera do meio ambiente, passando pelo econômico e também pelo social.

Os chalés e quartos oferecidos são simples, sem luxo, portanto, o foco deles é nas atividades ao ar livre, onde é possível curtir muito as férias em família.

10. Pousada Lagoa do Cassange | Península do Maraú/BA

Outro hotel sustentável no Brasil é a Pousada Lagoa do Cassange, na Penísula do Maraú, na Bahia, que fica estrategicamente localizada entre a praia e a lago. Perfeito para aqueles que buscam curtir a natureza, em meio a sossego e aconchego.

A pousada é comprometida, portanto, com o meio ambiente, utilizando de fontes de energia renováveis. Além disso, separam o lixo reciclável e compostam o lixo orgânico, além de outras práticas sustentáveis. Outro ponto essencial na responsabilidade que a pousada toma é com um projeto inovador de educação na região onde está inserida. Preocupada com a população local, com a economia do destino e, sobretudo, com o meio ambiente. Portanto, não poderia ficar de fora desta listagem de hotéis sustentáveis no Brasil, não é mesmo?

11. Cambará Eco Hotel | Cambará do Sul/RS

O Sul do Brasil também oferece experiências responsáveis e uma delas é, portanto, o Cambará Eco Hotel. Este incrível hotel localizado em Cambará do Sul, na região dos canions entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, perfeito sobretudo para os amantes da natureza e do ecoturismo.

O hotel tem um comprometimento enorme com a sustentabilidade e assume responsabilidade em todas as esferas, principalmente pelo meio ambiente, dentre elas a preservação e conservação da mata nativa. Além disso, estão comprometidos com o plantio de árvores e compostagem e reciclagem de lixo. O hotel é também parte do Sistema B, certificado que abriga diversas empresas comprometidas com a sustentabilidade social, ambiental e econômica.

12. Elemental Eco Villa – Maraú/BA

Por fim, mas não menos importante, finalizo as indicações de hotéis sustentáveis no Brasil com a Elemental Eco Vila. Uma pousada super rústica, contudo confortável, localizada à beira-mar, em Maraú. A pousada é, sobretudo, super privativa e oferece poucas villas, com poucos quartos. Perfeito para quem busca privacidade e tranquilidade, cercado por muita natureza.

A pousada é comprometida com o incentivo e crescimento do turismo responsável na região da Península do Maraú, sobretudo com diversas práticas ambientalmente sustentáveis, como captação de água, utilização de energia solar e reciclagem e compostagem do lixo. Além disso, busca contratar fornecedores locais, fazendo girar a economia da região.

Melhores hotéis sustentáveis do Brasil

Não existe turismo responsável sem empreendimentos comprometidos em abraçar as causas ambientais, sociais e econômicas, sobretudo se buscamos destinos mais autênticos, experiências incríveis e respeito com o meio ambiente, os animais e as pessoas.

Esta listagem com 12 hotéis sustentáveis no Brasil, portanto, é perfeita para você que busca seguir seus ideias até mesmo em viagens. Aqui você encontra hotéis para todos os gostos e bolsos, desde pousadas mais simples, passando por hotéis luxuosos e também aquele lugar perfeito para toda a família.

Além destes, é possível encontrar outros inúmeros hotéis sustentáveis no Brasil, principalmente em destinos conectados com a natureza, como floresta, campo e praia. Contudo, ainda sinto falta de hotéis comprometidos com a sustentabilidade também nas grande cidades. Afinal, também é possível ser um turista ou um empreendimento responsável em destinos urbanos.

De qualquer forma, se você quer ter uma experiência incrível em lugares comprometidos em contribuir com um mundo mais sustentável, estes 12 hotéis ao redor do Brasil podem ser o que você estava procurando! Então bora reservar sua estadia e curtir muito as férias de forma responsável!

Beijos,
Nuny.


Confira mais publicações sobre Turismo Sustentável e Responsável:


PLANEJANDO SUA VIAGEM

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: