Turismo na própria cidade
Dicas,  Lifestyle,  Viagem

Staycation: que tal fazer turismo na própria cidade?

Qual tal curtir turismo na própria cidade? Penso que assim que encerrarmos a fase de isolamento social no pós-pandemia, a melhor alternativa para viajar, será aproveitar o que a nossa cidade tem a oferecer. Além disso, outra alternativa será fazer bate e volta para cidades próximas.

As vezes desvalorizamos o que temos por perto, sem ao menos saber se realmente pode ser algo bacana e divertido de se fazer. Eu moro no Rio de Janeiro, uma cidade super turística, e com certeza não me faltam programas divertidos para aproveitar e fazer turismo na minha própria cidade.

Entretanto, eu acredito que todos os lugares possuem cantinhos legais, um bairro diferente, trilhas, cachoeiras, praias, parques, museus, bares e restaurantes onde você poderá aproveitar para se sentir de férias mesmo estando em casa.

Essa é a ideia do Staycation: fazer turismo na própria cidade ou nos arredores de onde você mora. Já parou para pensar que você pode curtir muito sem ir para longe e, além disso, gastar pouco?

Se você, assim como eu, está louco para poder sair na rua e aproveitar para viajar, acompanha esse post para entender um pouco melhor como você pode turistar e se sentir de férias sem ir muito longe.

Conceito de Staycation: turismo na própria cidade

Staycation é a junção das palavras STAY + VACATION. Stay, em inglês, significa ficar e vacation significa férias, ou seja, para um entendimento melhor: férias em casa.

A ideia e conceito surgiu por pessoas que por qualquer motivo não podem viajar durante as férias e aproveitam o tempo livre para descansar ou – o que eu prefiro rs – curtir tudo o que a cidade e arredores tem a oferecer em termos turísticos e de lazer.

Porque praticar o Staycation, turismo na própria cidade?

Muitas vezes deixamos de valorizar o que temos perto de nós, acreditando, portanto, que apenas lugares distantes de nossa casa possuem um valor turístico e que vale o investimento de nossas férias.

Staycation: Turismo na própria cidade | Trilha da Pedra Bonita, Rio de Janeiro
Trilha da Pedra Bonita – Rio de Janeiro

Com o Staycation você não só se sentirá mais pertencente ao lugar onde mora, como também conhecerá muito mais a fundo sua cidade. Te garanto que você encontrará cantinhos como bairros, trilhas, cachoeiras, museus, bares, restaurantes e muitas outras possibilidades de lazer na sua cidade ou cidades próximas, onde você poderá fazer um bate e volta.

Com isso, você terá vários benefícios, desde aproveitar suas féria com programas divertidos, até se surpreender com lugares que você nem imaginava que poderia ter próximo a sua casa.

Outro benefício é que você irá ajudar a movimentar a economia local e portanto, minha dica aqui é que sempre valorize e opte por consumir de produtores e fornecedores de serviços locais.

Além disso, seus gastos serão bem mais enxutos, uma vez que desta forma você pode dormir em sua própria casa. E, sobretudo, você estará praticando um turismo responsável. Principalmente no âmbito ecológico, já que deixará de poluir o planeta por conta dos voos que deixará de pegar.

O que fazer para curtir o Staycation?

Primeiro de tudo é pesquisar e encontrar programas novos ou que você nunca tenha aproveitado. Confesso que morando no Rio de Janeiro – e vários outras grandes cidades – é muito mais simples você encontrar programas bacanas para curtir o turismo na própria cidade.

Entretanto, não tenho dúvidas que se você pesquisar, mesmo cidades pequenas, você encontrará programas legais para curtir suas férias.

Seja no interior, no litoral ou em cidades grandes, a chave aqui é buscar por museus, praças e parques, trilhas, praias, cachoeiras, restaurantes, bares e cafés para conhecer.

Outra coisa legal é explorar bairros que você não conhece muito bem ou nunca foi. Andar na rua, conhecer a cultura daquele lugar, conversar com pessoas diferentes. Este programa pode te trazer muito prazer, além de conhecimento, sobretudo quando feito em cidades grandes, uma vez que existem diversas formas de vida em uma só cidade.

Outra super dica que eu dou é buscar por hotéis que ofereçam Day Use, e como o nome já diz, utilizar os serviços do hotel apenas durante o dia, sem passar a noite. Você pode tomar um bom café da manhã de hotel, almoçar/jantar, curtir a piscina, sauna, sala de jogos, enfim, todo tipo de lazer que o hotel oferecer.

E, se ainda assim, você quiser ter mais um gostinho de estar viajando, que tal aproveitar para passar a noite no hotel e ter uma noite diferente estando na sua cidade? Recomendo!

Bate e volta para cidades próximas

E se você já conhece sua cidade de cabo a rabo, minha dica é que busca por cidades próximas. As vezes você pode se surpreender com a aquela pequena cidade que você não dá nada, mas se pesquisar, vai descobrir que ela oferece diversos programas bacanas.

Turismo na própria cidade: bate e volta para Arraial do Cabo
Arraial do Cabo

Além das cidades menos conhecidas, nada como buscar centros turísticos próximos a sua casa, e se você também mora no Rio, somos sortudos! Aqui perto da cidade maravilhosa existem vários lugares para conhecer: Petrópolis, Teresópolis e arredores. Além de Visconde de Mauá, Arraial do Cabo, Búzios, Paraty, Niterói, Angra dos Reis e muito mais!

Mas tenho certeza que próximo de você mesmo que não more no Rio, você encontrará programas bacanas perto de casa. E se puder, passe uma ou duas noites na cidade para aproveitar ainda mais suas férias.

Turismo na própria cidade

Por fim, eu recomendo muito que pratique o Staycation, seja durante suas férias ou nos finais de semana livres. Eu acredito muito que assim que a crise do coronavírus passar, o turismo na própria cidade ou arredores será a nossa primeira saída para turistar.

Portanto, já vai pesquisando aí tudo o que tem na sua cidade ou perto dela para planejar vários passeios divertidos e curtir muito mesmo sem pegar um avião e ir pra longe.

O Staycation é um termo ainda muito novo usando dentro dos estilos de viagem, entretanto, é uma forma antiga de curtir as férias, quando ainda não havia a possibilidade de ir para longe de casa, não é mesmo?

Sem contar que é muito legal conhecermos bem o lugar onde moramos, porque dessa forma a gente se sente muito mais pertencente à nossa cidade. E o Staycation pode ser, sobretudo, uma forma de turismo responsável em todas as esferas: ambiental, social e econômico.


Destinos brasileiros para você curtir Staycation


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: