Melhores Quintas da Região do Douro
destinos,  EUROPA,  portugal

As 10 MELHORES Quintas do Vale do Douro para degustar Vinho do Porto

Se você gosta de vinho, vem comigo conhecer as melhores quintas da região do Douro, em Portugal. É lá, afinal, que são produzidos os famosos – e deliciosos – vinhos do Porto e suas vinícolas (quintas, como chamadas em Portugal), são incríveis e perfeitas para um passeio!

O Vale do Douro, no mapa, fica no interior norte de Portugal, na altura da cidade do Porto. E embora a Região do Vale do Rio Douro seja enorme e existam inúmeras quintas para se visitar, é claro que algumas se destacam. Como é o caso da Quinta do Seixo, Quinta de La Rosa, Quinta da Pacheca, Quinta do Vallado, dentre muitas outras.

Portanto, trago neste post a seleção das melhores quintas do Douro pra você visitar e degustar os saborosos vinhos da região. Que, por sinal, existem outros tipos de vinho além do Vinho do Porto. Então, vamos comigo conhecer as melhores quintas da região do Douro?

Entendendo os vinhos da região do Douro

Que você está curioso para conhecer as melhores quintas da região do Douro eu já sei, contudo, vamos entender um pouquinho melhor quais vinhos são produzidos por lá?

A região é famosa, claro, pela produção do Vinho do Porto, tanto os Tawnies quanto Rubys. E embora esses sejam os dois vinhos mais famosos e antigos, atualmente existe também o vinho do Porto Branco. Legal, não é mesmo? Eu provei e, realmente, são deliciosos. E, claro, muitas quintas produzem os vinhos do Porto envelhecidos, que costumam ser os produtos premium das quintas.

Além disso, outros tipos de uvas são produzidas na região. E ainda que muitos não fazem ideia, na Região do Douro você encontrará também vinhos tintos, brancos e rosés incríveis e premiados! Estes vinhos são chamados de Douro DOC (Denominação de Origem Controlada). E, portanto, na visitação das Quintas você poderá também experimentar vinhos de outras categorias além dos Vinhos do Porto.

Pra você ter uma ideia, a região é forte em inúmeras uvas. Dentre elas:

As uvas de castas tintas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Roriz.

As uvas brancas: Malvasia Fina, Gouveio, Viosinho, Códega e Malvasia Rei.

Ambas são utilizadas na produção de vinhos tintos, brancos e do Porto. A diferença entre os tipos de vinho esta, portanto, na forma de produção.

Mas, não sou nenhuma enóloga e meu conhecido para por aqui! Se quiser entender um pouco melhor das uvas da região de uma olhada aqui no site Falando de Vinhos.

Ou então, partiu Douro? Nada melhor do que entender melhor de um assunto estando no lugar certo!

10 Melhores quintas da Região do Douro

Para que você se localize melhor, separei todas as 10 melhores quintas da Região do Douro neste mapa abaixo. Assim é possível, portanto, você visualizar melhor a região. E, sobretudo, escolher a localização da sua hospedagem baseado nas proximidade das quintas que você pretende visitar.

Além disso, outro ponto interessante é que muitas das quintas possuem também seus próprios hotéis/hospedagens. Então é possível você se hospedar dentro de uma quinta. Incrível, né? Inclusive, se você tiver interesse em se hospedar nelas, deixo também o link para reserva, desta forma você já pode garantir sua vaga!

Confira no mapa abaixo a localização das quintas:

Mas o que você quer saber mesmo é sobre beber bon vinhos, não é mesmo? Então bora descobrir quais as melhores quintas da região do Douro e porque você deveria incluir elas no seu roteiro. Muitos vinhos saborosos e belíssimas paisagens!

1. Quinta do Vallado

E pro ponta pé inicial das indicações das quintas para você conhecer no Douro, a Quinta do Vallado, que é, inclusive, uma das quintas mais antigas da região. Ela foi construída em 1716 e, portanto, só pelo seu tempo de existência, já merecia sua atenção.

Entretanto, é claro que não é só de história que vive a Quinta do Vallado! Afinal, estamos em busca de vinho, certo? E por lá eles oferecem uma gama enorme de vinhos, passando pelo tinto, branco e rosé e, claro, o queridinho da região: o Vinho do Porto. Além disso, desde 2005 a Quinta do Vallado está preparada para receber hóspedes. Ou seja, é uma quinta completa.

Já para as visitas, o ideal é que agende caso vá apenas para provas e degustação dos vinhos. Eles oferecem visitar personalizadas (em inglês e português), além de workshops, almoços e jantares harmonizados com os vinhos da casa. Eles oferecem passeios para todos os tipos de visitantes! Clique aqui para reservar sua visita para degustação de vinhos.

Mas, se você quiser deixar sua experiência na Quinta do Vallado completa, no botão abaixo você reservar sua estadia e aproveitar a quinta como um todo. Tenho certeza que você irá amar!

Melhores quintas da região do Douro_Quinta do Vallado
Quinta do Vallado | Foto: Reprodução Booking.com

2. Quinta do Seixo

Seguindo em frente, a minha segunda indicação é a Quinta do Seixo, que infelizmente não possui hospedagem. Contudo, a visita a esta quinta vale cada segundo. Afinal, é na Quinta do Seixo que é produzido o famoso vinho Sandeman.

Além disso, o lugar é super moderno. Mas o que encante mesmo é, sobretudo, a vista para o Rio do Douro, que, na minha opinião, foi a vista/ângulo mais bonito de todos os lugares que pude visitar no Douro. Da uma olhada nas fotos abaixo para você entender o que eu tô falando!

Ah, e aqui vale a recomendação: a visitação à Quinta do Seixo é bem disputada, portanto recomendo muito que faça reserva com antecedência! Aqui você pode agendar sua visita.

Eles oferecem diversos tipos de passeios e degustações e são focados apenas na produção de vinhos do Porto. Com isso, possuem diversos vinhos premiados e de excelente qualidade, além de uma gama grande de variedades, desde os mais simples e baratos, até os mais envelhecidos e sofisticados. Particularmente, disputo minha preferência entre os vinhos da Sandeman e da Croft.

Portanto, recomendo muito a visita à Quinta do Seixo para que conheça os vinhos da Sandeman.

3. Quinta da Pacheca

Outra quinta super completa e que também possui hospedagem é a Quinta da Pacheca. Ela está localizada bem próximo ao Rio Douro numa das principais cidades da Região: Peso da Régua. E, para mim, o grande diferencial do hotel da Quinta da Pacheca é que é possível se se hospedar em um tonel onde se envelhecem os vinhos e que, claro, foi transformado em quarto. Incrível, né? Uma experiência super diferente!

Entretanto, a hospedagem não é o único ponto alto da Quinta da Pacheca, afinal, eles oferecem vários tipos de vinho, desde os tintos, brancos, vinhos do Porto e também moscatel. E quem não está hospedado no local, pode optar por diversas experiências diferentes na visitação da quinta, entre degustação, passeios nas dependências da quinta, refeições com harmonização de vinhos e muito mais.

Ao meu ver, a Quinta da Pacheca é uma das quintas mais completas da região, aqueles lugares que você nem precisa sair do hotel, sabe? Você pode curtir todas as experiências oferecidas ali, além de saborear bons vinhos, descansar e curtir muito o espaço lindo. Já tenho anotado aqui e na minha próxima ida ao Douro ficarei hospedada lá. Não vejo a hora!

E para ter a experiência completa na Quinta da Pacheca, basta clicar no botão abaixo para reservar sua estadia!

Fotos: Quinta da Pacheca

4. Quinta da Roêda

É na Quinta da Roêda que é feita a produção de um dos meus vinhos preferidos: o Croft. Além disso, a Croft é também uma das marcas mais famosas de vinhos do Porto e, assim como a Sandamen, eles não produzem outros tipos de vinho.

Com uma enorme variedade de vinhos do Porto da Croft, na Quinta da Roêda você pode desfrutar de uma degustação e visitação às instalações onde são produzidos os vinhos. São oferecidas algumas opções diferentes de provas, desde a mais simples, até as mais elaboradas, com vinhos mais diferenciados.

Contudo, na minha opinião, o diferencial da Quinta da Roêda, além de ser uma das principais quintas da região, é que eles possuem um vinho diferente, o Croft Pink. É um vinho diferenciado, um “novo” vinho do Porto no estilo rosé. O Croft Pink é um vinho super frutado e refrescante, perfeito para dias quentes e até mesmo para ser usado em drinks. Há quem critique, mas eu achei saborosíssimo e bem diferente. Adorei o vinho e recomendo muito a visita à Quinta da Roêda.

Confira aqui informações de visitação na Quinta da Roêda, como preços, endereço e contato para reserva prévia.

5. Quinta do Bomfim

A Quinta do Bomfim é uma das muitas quintas do grupo Symington Family States, que produzem tanto vinhos do Poro, quanto vinhos Douro DOC. Eles possuem 4 marcas distintas de vinhos, sendo as mais famosas a Graham’s e a Dow’s.

Especificamente, a Quinta do Bomfim, está localizada bem no coração da cidade de Pinhão, no Alto Douro, do ladinho da estação de trem da cidade. Localização perfeita para quem está passeando pela região sem carro.

A propriedade não conta com hotel, contudo, é possível visitar o local. O passeio começa por um museu, que conta a história da família Symington e a relação deles com os vinhos, passando pela área de produção dos vinhos e finaliza com uma degustação no bar da propriedade. Existem várias opções de degustações com mais ou menos tipos de vinho, além de outros tipos de experiência, como piquenique no terraço.

A recomendação é que você reserva sua visita. Basta clicar aqui para saber mais e garantir sua vaga! Foi uma das minas quintas favoritas e recomendo muito a visita. A visita – e a degustação – foram tão boas, que eu até esqueci de tirar fotos! kkkk

Ah, por fim, destaco o vinho do Porto Graham’s Six Grapes, um vinho especial e excelente! Esse foi, sem dúvida, um dos meus vinhos do Porto preferidos. Trouxe até uma garrafa na mala para o Brasil!

Melhores Quintas da Região do Douro

6. Quinta do Panascal

Outra incrível quinta que eu visitei foi a Quinta do Panascal e o que eu mais gostei aqui é que eles possuem um passeio bem bacana em meio as vinhas. Outro ponto positivo é que a visita é feita com um áudio guia, o que te deixa com muita autonomia para desbravar o local conforme vai ouvindo sobre a história deles, a produção dos vinhos e te leva até o final do passeio, encerrando com uma degustação deliciosa!

A quinta tem bem cara de fazenda simples e pequena, sabe? Parece mesmo ser a propriedade de uma pequena família e até o cachorro do lugar vem te receber. Achei aconchegante e os vinhos, uma delícia! Na Quinta do Panascal são produzidos os famosos Vinhos do Porto Fonseca

Recomendo também o agendamento da visita, desta forma você não corre o risco de não conseguir visitar. Basta clicar aqui para saber mais informações. Aproveite também para conferir as outras experiências que eles oferecem.

7. Quinta do Tedo

A Quinta do Tedo é outra vinícola produtora de vinhos do Porto e Douro DOC. A quinta está localizada entre os rios Douro e Tedo, o que deixa o visual de lá ainda mais incrível. Além disso, seus vinhos são super bem avaliados. Contudo, ao meu ver, o ponto alto da Quinta do Tedo é sua filosofia de sustentabilidade, onde presam pelo respeito à natureza e uma prática responsável e sustentável da agricultura.

Vale destacar também que em Julho de 2021 a Quinta do Tedo obteve a certificação “orgânica”, fazendo de suas vinhos produtos de extrema qualidade, com vinhas rigorosamente controladas. Incrível, né?

E se você quiser visitar, a Quinta do Tedo oferece hospedagem para aqueles que buscam uma experiência completa – clique no botão abaixo para efetuar sua reserva. Entretanto, é possível visitar sem estar hospedado e desfrutar de uma das inúmeras experiências oferecidas pela quinta. Clique aqui e saiba mais sobre visitas e provas na Quinta do Tedo.

8. Quinta de La Rosa

Outra quinta que visitei e adorei foi a Quinta de La Rosa e, embora eu não tinha programado, eu adorei! Esta quinta foi recomendação do hotel que estava hospedada e valeu a pena. Não só pelo pôr-do-sol, conforme foto abaixo, como pelos saborosos vinhos. A quinta conta com vinhos do Porto e Douro DOC, contudo, dão maior enfoque para os vinhos tinto e branco (Douro DOC). Eu, particularmente, amei os vinhos!

A visita foi muito bacana, uma vez que a quinta é um pouco menor do que as outras, e também menos conhecida. Além disso, o visual do bar onde é feito a prova é magnífico e demos a sorte de estar lá durante o pôr-do-sol, que deixou a visita ainda mais mágica!

E, além de oferecer esses vinhos deliciosos, é possível se hospedar também por lá, o hotel é um charme! Mas se não quiser se hospedar, aqui no site deles você pode verificar opções de passeios para provas.

9. Quinta da Barroca

Seguindo as indicações, a Quinta da Barroca é outra incrível opção de quinta para visitar na Região do Douro. E, apesar de não estar localizada às margens do Rio Douro, a visita vai valer – e muito – a pena. Afinal, o local é lindo de viver e oferece experiências incríveis!

Além disso, é possível também se hospedar por lá e ter a experiência completa da Quinta da Barroca. Basta clicar ano botão abaixo para garantir sua estadia.

Dentre as experiências oferecidas para quem não está hospedado estão a visita as dependências da quinta seguido de uma boa degustação de seus vinhos. Picnics, colheita de frutas, passeio em meio as vinhas e muito mais!

A Quinta da Barroca é, portanto, uma das mais completas e melhores quintas da região do Douro. Vai ficar fora dessa? Se não tiver interesse em se hospedar lá, confira aqui as opções de passeios e visitas.

10. Quinta de Vargellas

Por fim, fecho a lista com as melhores quintas da Região do Douro com a Quinta de Vargellas, onde são produzidos os famosos Vinhos do Porto Taylor’s. Os vinhos são saborosíssimos e, portanto, valem a visita! Além disso, o local é lindíssimo, com belas paisagens e aquele climinha de fazenda clássico da região.

Se quiser visitar a Quinta de Vargellas, clique aqui para ser direcionado para o site e ter mais informações e entrar em contato para uma visitação na propriedade.

Melhores quintas da Região do Douro

E aí, o que achou das melhores quintas da Região do Douro? Incríveis, né? Eu visitei o Douro em 2017 , pra ser bem sincera, não vejo a hora de voltar. Realmente me encantei pela região e espero que você tenha se encantado também. Embora não seja um dos destinos mais tradicionais para visitação e degustação de vinhos, o Douro vem crescendo e se mostrando como uma região perfeita para o enoturismo.

É uma região bem estruturada para o turismo, entretanto, não é prejudicial para o seu entorno e a população local, o que faz dele um destino ainda mais interessante.

E foi justamente por isso que separei as melhores quintas da Região do Douro. Desta forma, pretendo que você possa planejar sua viagem de forma autônoma e autentica, conhecendo os lugares que mais te agradam.

E lembre-se, o importante mesmo é você curtir a viagem, sobretudo, aproveitar à sua maneira! Leve esta lista como base, mas pesquise e encontre o que você mas gosta. Entretanto, se quiser e/ou precisar de ajuda, podemos conversar e eu monto um roteiro exclusivo pra você. Basta entrar em contato comigo por aqui. 🙂


Para mais informações sobre viagens para o DOURO e para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: