Destinos sustentáveis: BUTÃO
destinos,  Dicas,  Inspiração,  Viagem

10 Destinos Sustentáveis que estamos loucos para conhecer

Eu tenho certeza que todo mundo aqui adora viajar, por isso, melhor do que viajar muito, é viajar com consciência e responsabilidade escolhendo destinos sustentáveis. E é justamente isso que você vai encontrar, sobretudo destinos internacionais que estão fazendo a diferença na gestão responsável do turismo.

Com o aumento da preocupação com as questões climáticas, muitos países ao redor do mundo estão estabelecendo novas regras e padrões para transformar o mundo num lugar melhor. Consequentemente, os órgãos de turismo estão adotando novas práticas s sugestões de viagem através do turismo responsável. Essa atitude é importante não só para o turismo em si, como para cada comunidade inserida nos destinos. Afinal, antes de ser um lugar melhor para o viajante, o destino turístico deve ser melhor para os seus moradores. É um ciclo que funciona e faz bem para todos.

Inspirada na seleção de destinos sustentáveis que a Condé Nast Traveler faz anualmente, a ideia aqui é exaltar 10 países que estão, de fato, fazendo a diferença. São destinos ecológicos que buscam promover o turismo sustentável, sendo exemplos não só com relação ao meio ambiente, mas também em outras frentes, como questoes sociais e econômicas.

Então, vamos comigo conferir destinos sustentáveis que eu estou LOUCA para conhecer (ou voltar)?

O que são destinos sustentáveis?

Destinos sustentáveis são lugares e cidades que se preocupam com a sustentabilidade social, econômica e ambiental local, assim como de todo o planeta. Além disso, sua preocupação vai além de apenas estar consciente e da um passo a frente, tomando responsabilidade de sua gestão com atitudes, projetos e políticas públicas que buscam tonar o destino um melhor lugar para seus moradores, bem como seus turistas.

São diversas ações que podem ser tomadas para que um destino esteja caminhando em direção a sustentabilidade. Portanto, nessa lista dos melhores destinos sustentáveis para viajar, vou listar também algumas das ações.

10 Destinos Sustentáveis para conhecer

Confira a seguir a seleção de 10 destinos sustentáveis incríveis para você conhecer!

Importante lembrar que os destinos não estão em nenhuma ordem específica, apenas uma seleção de acordo com os meus gostos e desejos. Todos estão tomando atitudes responsáveis para tornar o planeta um lugar mais sustentável através do turismo e cada atitude conta!

Entenda o que é turismo responsável.

1. Costa Rica

A Costa Rica não poderia ficar de fora, afinal, é um dos países pioneiros no turismo responsável no mundo! Este pequeno país na América Central é conhecida justamente pela proteção aos seus parques, florestas, reservas e, além disso, é líder mundial na proteção de sua abundante biodiversidade.

O governo e os órgãos responsáveis levam as questões de sustentabilidade muito a sério, contudo, para que as medidas sejam de fato efetivas, é necessário o envolvimento da população local. E é justamente neste ponto que mostra como a Costa Rica é, sem dúvidas, um dos destinos mais sustentáveis, já que os costa-riquenhos estão super envolvidos com estas questões.

Saiba mais sobre pegada ecológica aqui!

O país teve muito sucesso em reverter o desmatamento e também possui 90% de sua energia de fontes renováveis. Além disso, o país trabalha arduamente para neutralizar sua pegada ecológica. Incrível, né? Por isso, para quem curte sobretudo praticar o ecoturismo, este é o destino perfeito para conhecer e valorizar o turismo responsável. Não só é possível curtir o mar do caribe, como também aproveitar as águas do oceano pacífico, e muitos outros programas imersos na natureza.

Com certeza a Costa Rica é um dos destinos sustentáveis que estão na minha lista para futuras viagens!

2. Destinos sustentáveis: PORTUGAL

Outro país com crescente preocupação com sustentabilidade, que eu já conheço e sou louca pra voltar, é Portugal. Com uma economia bastante baseada no turismo, onde 1 décimo da população está empregada no setor, Portugal vem investindo fortemente na educação da população sobre sustentabilidade. Além disso, o governo oferece ferramentas para que o turismo seja entregue aos viajantes com grande qualidade e também baixo impacto.

Um dos passos importantes para este futuro é que o país ordenou que pelo menos 90% das empresas turísticas cumpram regras de uso da água, resíduos e energia até 2027.

São diversas regiões turísticas e muitos lugares incríveis para se conhecer, afinal, Portugal tem de tudo um pouco. Você pode encontrar turismo de todos os segmentos como gastronômico, sol e praia, campo, vinícolas, serra e também muita história.

Um país completo e preocupado com um futuro sustentável não poderia deixar de aparecer aqui nesta seleção, não é mesmo?

Destinos sustentáveis: Porto em Portugal
Cidade do Porto, localizada no norte de Portugal

3. Finlândia

A Finlândia possui um ecoturismo muito forte e, embora ecoturismo não seja sinônimo de sustentabilidade e turismo responsável, na Finlândia podemos colocar os dois termos juntos. Um grande fator que contribui com isso é que a maior parte do seu território (80%), consiste em florestas. Isso mesmo que você leu!!! Chocante né?

Além disso, suas águas de lagos, por exemplo, e ar, são considerados um dos mais limpos do mundo e o conselho de turismo do país é super comprometido com um turismo responsável, que visa promover experiências na natureza e com a população e cultura locais.

Outro ponto positivo é que sua capital Helsinque é considerada cidade modelo no estilo de vida sustentável. Isso se deve porque o governo e a população têm tomado diversas ações para transformar cada vez mais a cidade, sobretudo com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica até 2050!

Dito isso, percebe-se que a Finlândia é um dos destinos sustentáveis mais incríveis do mundo. Estão comprometidos mesmo em fazer diferente e de buscar um futuro muito melhor. E eu que adoro frio, já tô doidinha pra ir pra lá! kkkk

4. Destinos sustentáveis: ESCÓCIA

Pra começarmos a nossa conversa, a Escócia foi o primeiro país a assinar o termo Tourism Declares a Climate Emergency, o que demonstra claramente a sua dedicação com a sustentabilidade, em especial com o turismo. Esta inciativa está comprometida, sobretudo em diminuir a pegada ecológica global pela metade até 2030.

O comprometimento do turismo no país com a sustentabilidade é muito abrangente, desde a preocupação em manter sua história e cultura vivas, passando pela inclusão de pessoas/turistas com deficiência. Além disso, seu foco em manter e preservar sua biodiversidade e sua preocupação com as mudanças climáticas são um ponto de bastante atenção quando estamos falando da Escócia.

Outro ponto super positivo é o esforço que fazem para que viajantes tenham contato com comunidades locais, o que contribui para uma economia local forte. Além disso, contribui para que as experiências sejam autênticas e verdadeiras trazendo benefícios para todos.

E o bacana do órgão de turismo da Escócia, é que eles são fortes também em comunicar e promover o turismo responsável em seus canais de comunicação, encorajando os turistas a permanecerem mais tempo nos destinos, visitarem o país também em baixa temporada e também incentivando cidades não tão famosas. Afinal, o país tem muito a oferecer além de sua capital Edinburgo.

A Escócia sempre esteve no meu radar e confesso que depois de ter visto todos esses pontos positivos rumo a um turismo mais responsável, minha vontade de conhecer o país aumento ainda mais!

5. Butão

Além de, para nós brasileiros, o Butão ser um destino exótico e super diferentão, o grande atrativo sustentável/responsável é que o Butão é o ÚNICO país do mundo com emissões de carbono negativas! Isso mesmo que você leu!! Impressionante né? Sendo assim, esse título já o capacita para estar nesta estreia lista de 10 destinos sustentáveis ao redor do mundo.

Contudo, o Butão vai ainda além. Seu governo e população coloca a felicidade em primeiro lugar e acredita, portanto, que o turismo responsável é a única forma viável de ser fazer turismo. Além disso, tem a sustentabilidade como sua identidade!

Não só a felicidade é tida como premissa, como também baseiam o índice de felicidade em 4 pilares: desenvolvimento sustentável, proteção ambiental, preservação cultural e boa governança.

Se você tem curiosidade de conhecer uma cultura totalmente diferente do que estamos acostumados e gostaria de experienciar uma viagem incrível, o Butão com certeza deveria estar em sua lista de viagens futuras.

Fotos: Reprodução Facebook Oficial do Turismo no Butão.

6. Suíça

A Suíça adotou recentemente políticas fortes e agressivas rumo a sustentabilidade no turismo. Com um guia completo, chamado de Swisstainable, eles demostram acreditar que sem sustentabilidade não há futuro e que, portanto, são necessárias atitudes responsáveis para um futuro melhor.

O país se comprometeu em neutralizar suas emissões de carbono até 2050 e, além disso, o Turismo da Suíça está comprometido em ser responsável em todas as esferas: ambiental, econômica e social. Portanto, o órgão de turismo da Suíça recomenda estratégias claras aos viajantes:

  1. Desfrute da natureza próxima e em primeira mão
  2. Experimente a cultura local de forma autêntica
  3. Consuma produtos regionais
  4. Fique mais tempo e se aprofunde nos destinos

Com essas diretrizes e estratégias o Swisstainable pretende atingir os 3 grandes grupos do turismo, os viajantes, a indústria turística e os órgãos oficias de turismo do país. Uma vez que acreditam que ações em conjunto são muito mais efetivas e podem, de fato, fazer a diferença no futuro.

Infelizmente conheço apenas Genebra e algumas outras cidades ao redor do Lago Genebra, mas confesso que sou louca pra ficar muito tempo experimentando diversos lugares incríveis do país.

Destinos sustentáveis: SUÍÇA
Castelo de Chillon, na cidade de Veytaux, localizado à beira do Lago Genebra

7. Destinos sustentáveis: GRÉCIA

Embora possa chocar muitas pessoas, a Grécia também está aqui nesta lista. Sim, é um país onde muitas ilhas recebem um turismo de massa, o que pode ser bastante insustentável e irresponsável. Contudo, a Grécia possui qualidades relacionadas a sustentabilidade e que, por isso, merece um destaque.

E o grande ponto positivo do país está na alimentação! Não é de hoje que a Grécia valoriza os pequenos e locais produtores de alimento do país. O que acaba tendo um grande impacto positivo, uma vez que a da agricultura é uma das indústrias que mais contribui para as emergências climáticas. Portanto, quando um país escolhe depender, em grande maioria, de fornecedores locais, da agricultura orgânica e familiar, ele acaba evitando importação de longa distância de alimentos, economizando na queima de combustíveis fósseis.

Outro ponto positivo é que o turismo acaba contribuindo para a renda de famílias de trabalhadores rurais, ajudando muito a economia local. E, sobretudo, entregando ao turista uma experiência autêntica com os verdadeiros sabores locais.

Já no quesito do turismo de massa, minha recomendação é que você, viajante, opte por ilhas menos conhecidas e com menos turistas. Te garanto que sua experiência será espetacular e você irá sim conhecer ilhas com praias impressionantes.

É claro que, no final das contas, temos muitas críticas com relação a gestão do turismo e sustentabilidade na Grécia, como é o caso do grande uso e pouca reciclagem do plástico de uso único, por exemplo. Contudo, estas questões de valorização da agricultura local merece ser destacado e aplaudido!

Bora pra Grécia? Acho que a grande maioria das pessoas sonha em conhecer este paraíso, não é mesmo?

8. Malawi

O Malawi é um pequeno país na África e um dos mais pobres do mundo. Contudo, o turismo é feito por moradores locais e causa um grande efeito positivo nas comunidades, sendo praticamente uma salvação financeira. Além disso, no Malawi você terá experiências únicas, autênticas e culturalmente muito ricas.

A Responsible Safari Company oferece experiências espetaculares no país, onde você poderá se hospedar em casas de locais, conhecer a cultura e saborear a culinária local de uma forma incrível.

No país você poderá aproveitar também das muitas belezas naturais, como selvas, florestas, praias de água doce no deslumbrante Lago Malawi, e, sobretudo, se profundar numa cultura rica. Sua capital, Lilongwe, é outro destino incrível e vale a pena a visita.

Quando um país e seu povo podem se beneficiar, e muito, do turismo, que é feito de forma responsável, o destino fica ainda mais incrível. Então, quem aí já tá com as malas prontas para conhecer o Malawi?

Fotos: Reprodução. Site oficial do Turismo do Malawi.

9. Noruega

A Noruega está com um projeto espetacular, que nasceu com a pandemia do Coronavírus. Depois dessa pausa forçada, o país resolveu criar diretrizes sustentáveis em um guia super completo – National Tourism Strategy 2030 – com o objetivo de reduzir 50% de suas emissões climáticas até 2030!

Dentre várias soluções, a principal delas é o selo Sustainable Destination, no qual eles encorajam os viajantes e turistas a visitarem os destinos mais sustentáveis do país. Eles reforçam, ainda, que embora o selo não garante que o local seja 100% sustentável, os destinos estão trabalhando com afinco para se tornarem melhores a cada dia.

Com essas diretrizes, eles buscam preservar a cultura e monumentos locais e suas comunidades. Além disso, eles divulgam destinos menos conhecidos e cidades menores, que tem muito a oferecer em todos os segmentos de turismo.

O guia mostra, portanto, que o país está mesmo comprometido em fazer a diferença. Eu já tô até com a roupa de ir! rs

10. Destinos sustentáveis: JAPÃO

Chegamos ao final da lista com 10 destinos sustentáveis que estamos loucos para conhecer e, por fim, indico o Japão. O Japão que, assim como a Noruega, usou este período pandêmico para rever estratégias de turismo no país e, portanto, se comprometer com um futuro mais sustentável.

Ainda em2020 o país se uniu com o Global Destination Sustainability Movement para destinos locais a melhorarem o desempenho ambiental, social e econômico. Se tornando, portanto, lugares mais sustentáveis para morar e, consequentemente, visitar.

Toshihiro Katayama, diretor de Melhoria da Experiência do Visitante da Agência de Turismo do Japão, diz que “a agência busca tornar o Japão uma ‘nação de turismo sustentável desenvolvida’, maximizando os benefícios para as comunidades locais, turistas, recursos culturais e o meio ambiente”.

Eu, particularmente, sou fascinada pelo Japão. Desde sua cultura, passando pela sua culinária, além da cordialidade de seus locais. Infelizmente ainda não conheço, contudo, estou doidinha para visitar este riquíssimo país.

O que achou destes destinos sustentáveis?

Que tal? Qual destes destinos sustentáveis é o seu preferido? Já conhece algum (ou mais)? Qual deles está na sua lista para viagens futuras? Nesta lista eu conheço apenas 2: Portugal e Suíça, entretanto, como boa viajante que sou, sonho em conhecer todos eles! Assim como voltar aos que já conheço.

Mas, por fim, gostaria de deixar um recado para você, leitor. Estamos passando por momentos decisivos em nosso planeta, onde precisamos tomar atitudes urgentes para que possamos reverter as emergências climáticas e continuar vivendo neste planeta de forma sustentável.

Com o turismo podemos contribuir muito, afinal, se formos turistas responsáveis, podemos deixar impactos super positivos por onde passamos.

Saiba como ser um turista consciente e responsável.

Por isso, finalizo com um chamado. Vamos valorizar as culturas, ajudando a mantê-las vivas e visitar destinos que e importam com o futuro da humanidade e do planeta terra. Vamos colocar o dinheiro para girar nos locais onde é necessário para a população local, valorizando pessoas que moram ali e dependem do turismo para sobreviver.

E digo mais, vamos repensar também nossos hábitos diários. O que colocamos no nosso prato, no nosso guarda-roupas, em nossos pés, em nossas casas…de onde vem o que consumimos. Qual o impacto do nosso consumo? Ele prejudica ainda mais ou traz uma abordagem visando um impacto positivo?

Enfim, o foco aqui é o turismo e é possível sim fazer a diferença através das nossas viagens. Te convido, portanto, a conheces todos estes destinos sustentáveis e, claro, sendo um viajante responsável!

Confira também os destinos sustentáveis no meu canal do YouTube


Confira mais publicações sobre Turismo Responsável e Destinos Sustentáveis:


PLANEJANDO SUA VIAGEM PARA DESTINOS SUSTENTÁVEIS?

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: