Óbidos: guia completo da pitoresca cidade medieval de Portugal

Óbidos é uma pequena vila medieval, localizada ao norte de Lisboa, capital de Portugal. Uma cidade que deveria estar no seu roteiro! Cheia de história, o Castelo de Óbidos é o principal ponto turístico da cidade. Além dele, você poderá visitar a muralha, que contorna todo o vilarejo.

Essa cidadezinha pitoresca é uma graça e merece muito sua visita. Você pode incluir Óbidos no seu roteiro e fazer um bate-volta de Lisboa, entretanto, eu recomendo que você combine a visita a Óbidos com Nazaré, Peniche ou Fátima, por exemplo. Além do mais, está localizada relativamente próxima a Sintra, outra cidade portuguesa muito histórica.

Neste post vou te mostrar os tudo o que fazer em Óbidos para você programar sua viagem e não deixar passar nenhum detalhe!

Como chegar em Óbidos

É bem simples de chegar em Óbidos, já que ela está localizada a apenas 85km ao norte de Portugal. Você pode optar por ir de carro alugado, ônibus ou trem. Portanto, abaixo detalho cada possibilidade para você escolher a melhor forma de você ir para Óbidos.

De ônibus

Dos transportes públicos, ônibus, ao meu ver, é a melhor opção porque o ônibus te deixa a apenas 550m do portal de entrada da vila de Óbidos.

Em Lisboa você deverá ir até a estação Campo Grande, e pegar o ônibus Rápida Verde, da Rodoviária do Oeste, que faz apenas uma parada no caminho entre Lisboa e Óbidos. A viagem irá durar cerca de 1 hora.

De trem

Existe também a possibilidade de você ir de trem, que sai da estação Santa Apolonia, no bairro Alfama, centro de Lisboa. A viagem tem duração de cerca de 2h30 com diversas paradas no caminho.

Não indico muito o trem, porque a estação de Óbidos fica um pouco distante da entrada da cidade. Pelo mapa ela fica próxima, mas é necessário dar a volta por fora da parte murada (e turística) da cidade para então entrar na pequena vila.

Aqui no Rome2Rio você pode verificar mais detalhes a respeito tanto da viagem em ônibus, quanto de trem. O site também mostra informações como valores, outras opções de transportes e mais.

De carro

De carro, ao meu ver, é a melhor opção de todas! As estradas de Portugal são muito boas, sem contar que Óbidos fica muito perto de Lisboa e a viagem será de cerca de 1 hora.

Além da flexibilidade e autonomia que você tem viajando de carro, você pode também escolher mesclar seu bate-volta com outra cidade da região central de Lisboa. Ou até mesmo pernoitar por ali e conhecer mais algumas cidades como Peniche, Nazaré, Fátima… eu adoro viajar de carro!

Clica aqui nesse botão para mais informações de valores e opções de carro.

Como se locomover na cidade

Óbidos é uma vila murada e muito pequena e portanto, não possui transporte público e nem é possível rodar de carro por lá. Mas isso não é um problema, já que quando eu digo que a vila é pequena, eu estou falando sério! De uma ponta a outra da cidade (Porta de Óbidos ao Castelo de Óbidos) são apenas 450m! Ou seja, você vai e volta num trajeto de menos de 1km.

Por isso, não preciso nem te falar que você irá desbravar a cidade a pé, não é mesmo? Mas olha, isso é maravilhoso. A cidade é cheia de cantinhos fofos e se perdendo por lá, você não vai ver nem o tempo passar!

O que fazer em Óbidos

Óbidos é um vilarejo muito histórico, com uma arquitetura fofíssima, toda colorida e é considerada Patrimônio Cultural da UNESCO pelo seu grande valor no passado e presente da cultura e história de Portugal.

Portanto, visitar Óbidos é voltar no tempo e conhecer lugares que estão há muitos e muitos anos por lá.

Portal de Óbidos

Logo na entrada da cidade você já da de cara com um belo portal. A Porta da Vila de Óbidos é muito pomposa, com um interior todo revestido em azulejos portugueses. Lindo!!

É por aqui que você entra na vila, que fica cercada por uma muralha. A partir deste ponto só é possível para turistas e viajantes se locomoverem pela cidade a pé.

Vista da Porta da Vila de Óbidos
Vista da Porta da Vila, assim que entra na área murada de Óbidos

Castelo e Muralha de Óbidos

O Castelo de Óbidos é, sem sombra de dúvidas, o principal ponto turístico da cidade e fica no extremo oposto à Porta da Vila. Construção feita entre os séculos XI e XIII e mistura elementos arquitetônicos nos estilos barroco, gótico, romântico e manuelino. Atualmente o castelo abriga uma pousada.

Além, a Muralha de Óbidos, que se conecta ao castelo é também um dos principais atrativos da pequena vila. A muralha da a volta em torno de toda a vila e é possível subir. Do alto é possível avistar o castelo, a vila e os arredores de Óbidos, formando uma paisagem indescritível!

Subir e passear na muralha é um programa imperdível, mas tome cuidado enquanto estiver caminhando por lá, o espaço é muito estreito e não tem nada que proteja. Além do mais, a muralha costumam ficar bem cheia de turistas.

Em determinadas datas do ano a praça do castelo recebe diversos eventos, como feira de natal e também um evento que remete ao período medieval. Se você se interessa pelo assunto, é uma ótima época para vistar a cidade. Entretanto, vá preparado, já que a vila costuma ficar lotada nesses períodos.

Com certeza ambos os atrativos devem fazer parte do seu roteiro quando estiver por lá.

Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria, ou Igreja Matriz de Óbidos, é outro importante atrativo da cidade. Ela está localizada na praça de mesmo nome, na principal rua, a Rua Direita.

A igreja foi fundada entre 1148 e 1185 e é a principal igreja de Óbidos e seu interior é repleto de azulejos. Vale a parada para conhecer este relevante atrativo da cidade.

Além da Igreja de Santa Maria, Óbidos conta também com a Igreja da Misericórdia que está localizada muito próxima a igreja matriz, no Largo da Misericórdia.

Igreja Santa Maria de Óbidos
Igreja Santa Maria

Se perder nas pequenas ruas de Óbidos

A vila toda é um atrativo, e por isso o que eu mais indico para você é que se perca entre as pequenas ruas de Óbidos. Não será difícil de se encontrar e localizar de novo, afinal o vilarejo é muito pequeno.

Conheça com calma, observe a arquitetura, entre nas muitas lojinhas de souvenirs, perceba as cores e imagine como seria a vida por ali no período medieval. Para mim, este é o melhor programa para se fazer em Óbidos.

Onde ficar em Óbidos

Óbidos oferece muitos hotéis e pousadas dentro da vila, entretanto é possível achar boas hospedagens também pelo lado de fora da muralha.

Se você se interessa por histórica e adora um castelo, minha dica é que você aproveita para se hospedar no castelo, que abriga a Pousada Castelo de Óbidos. Muito confortável e em estilo clássico, lá você terá uma experiência única. E se você estiver de carro, a melhor parte é que a pousada oferece estacionamento gratuito.

Ainda dentro da vila, próximo a Porta de Óbidos, o Hotel Josefa D Obidos é muito confortável e tem um ótimo custo-benefício. Com um estilo mais moderno, o hotel fica próximo a tudo.

Agora, se você busca um hotel fora da vila e que ofereça uma área de lazer bacana, além de uma vista incrível da cidade de Óbidos, o Hotel Real d Obidos deveria ser a sua escolha.

Restaurantes e comidas típicas

Como Portugal inteiro, em Óbidos o forte da gastronomia também são os frutos do mar. Portanto, qualquer prato com peixes e derivados que você pedir em Óbidos você estará comendo alto típico. Entretanto, uma comida típica por lá é a Caldeirada de Peixes da Lagoa da Óbidos.

Onde comer

Para você aproveitar uma boa gastronomia na cidade, recomendo dois restaurantes. Um deles é o Restaurante da Pousada do Castelo de Óbidos, que se você não se hospedar por lá, aproveite ao menos para jantar. O clima do local é demais e parece mesmo que você está vivendo no passado. A comida também é muito saborosa!

Outra indicação é o Petrarum Domus Bar Restaurante, que é com certeza um dos melhores restaurantes da vila. Localizado bem no centro da vila, na Rua Direita, ele tem ótimo custo-benefício.

Ginja de Óbidos

A Ginjinha é a bebida mais famosa de Óbidos e consequentemente o ponto alto da gastronomia da vila. Licor feito a base de ginja, uma fruta vermelha parecida com a cereja.

Para provar, o ideal é tomar após o almoço ou jantar, como um aperitivo. Existem diversos restaurantes que servem a iguaria, além de várias barraquinhas espalhadas pela cidade. Você pode optar por experimentar “com elas” ou “sem elas”, como dizem os locais, que significa a bebida servida com ou sem a fruta. Uma delícia!

Óbidos: um bate-volta perfeito saindo de Lisboa

Óbidos é uma vila medieval imperdível para quem está passeando por Portugal. Em 2 horas você consegue conhecer a pequena cidade, entretanto, você pode se estender um pouco mais e se perder entre as belas ruelas.

Cheia de histórica com seu castelo e muralha, Óbidos é uma cidade super colorida, bem cuidada e que atualmente vive basicamente do turismo. E é justamente por ficar a apenas 1 hora de carro de Lisboa que você deve considerar incluí-la no seu roteiro. Seja para um bate-volta ou para um roteiro um pouco mais extenso no centro de Portugal, incluindo outras cidades como Nazaré, Fátima e Peniche, por exemplo.

O que você acha de incluir Óbidos no seu roteiro?


Para mais informações sobre viagens para Portugal leia também:


Planejando sua viagem

Você sabia que eu ofereço consultoria de viagem e roteiros personalizados? Pois é! Então, se você precisar de uma ajudinha extra, entre em contato comigo pra gente conversar e ver qual desses serviços se encaixa melhor para as suas necessidades. Basta clicar no botão de WhatsApp abaixo.

Por fim, somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva, o que nos ajuda a manter o blog! 🙂

Uma resposta para “Óbidos: guia completo da pitoresca cidade medieval de Portugal”

  1. […] Óbidos: guia completo da pitoresca cidade medieval de Portugal […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *