O que fazer na Guarda do Embaú
Brasil,  destinos,  Santa Catarina

10 programas incríveis na Guarda do Embaú, em SC

Se você busca o que fazer na Guarda do Embaú, então você chegou ao lugar certo! Aqui você encontrará 10 programas incríveis para curtir muito este destino lindo e cheio de encanto no litoral sul da Santa Catarina.

A Guarda do Embaú é, sem dúvidas, um dos destinos de praia mais bonitos de SC. Apesar de o estado ter um litoral riquíssimo, este é um dos queridinhos dos turistas, principalmente pelo fato de ser um destino tranquilo e oferecer ótimas opções de pousadas, bares e restaurantes para curtir a noite e pontos turísticos maravilhosos.

É um destino de praia que oferece praias tranquilas para quem quer um banho de mar e também cantinhos para o surf. Além disso, clicando aqui você encontra também um guia completo da Guarda do Embaú.

Seja no inverno ou no verão, a Guarda do Embaú é um destino único e merece destaque e, claro, sua visita. Portanto, confira a seguir 10 programas incríveis para você curtir muito este cantinho encantador no litoral sul de SC.

O que fazer na Guarda do Embaú

A Guarda do Embaú é um destino de praia e, portanto, grande parte dos seus programas estão relacionados a ela. Além disso, lá você encontrará também muitos programas onde você contempla e curte a natureza, como trilhas, por exemplo.

A seguir você pode conferir o que fazer na Guarda do Embaú, com este guia com os melhores programas para aproveitar o destino.

10 programas incríveis

1. Passear pelo centrinho da Guarda

Se tem uma coisa que eu adoro em destinos mais “rústicos”, digamos assim, é o centrinho do lugar, que é sempre cheio de personalidade. E na Guarda não poderia ser diferente.

O centrinho é recheado de lojinhas de artesanatos, roupas de confecção local, bares e restaurantes com comidas típicas, além de muitos cantinhos pitorescos para apreciar a vida local.

É daquelas vilas onde muitos moradores locais são de fora, vieram para passear e nunca mais foram embora. Não é para menos, a cidade encanta mesmo! E no centrinho da Guarda você enxerga todo esse encanto na vida leve que as pessoas levam. Muitos vivem de artesanato e seguem em busca de encher a vida de tranquilidade e muuuuita qualidade.

Portanto, não deixe de dar uma voltinha no centrinho da Guarda. Até porque para chegar ao início da trilha ou para pegar o barquinho que te leva a Praia da Guarda do Embaú, é necessário passar por ele, portanto, aproveite e aprecie o caminho.

Ah, e se eu puder te dar uma última sugestão para esse primeiro passeio é: converse com os locais, eles tem muita história pra contar. Mexa com os doguinhos também, que tem donos, mas vivem todos juntos na rua kkkkk

2. Atravessar o Rio da Madre de barquinho

O Rio da Madre é um rio que passa em frente a Praia da Guarda do Embaú, junto ao centrinho da Guarda e para acessar a principal praia do destino é necessário pegar um barquinho. É possível também atravessar a pé, mas você precisará ter sorte com uma maré baixa, já que o rio não é tão raso assim.

Bom, o rio se junta ao mar, fazendo com que a Praia da Guarda do Embaú seja acessível apenas atravessando-o, por isso mesmo que o barquinho é a melhor opção.

Os barqueiros não cobram caro e, acredite, o passeio é uma delícia! Minha sugestão é que seja na ida ou na volta, aproveite pra atravessar o rio no momento que o sol estiver baixando, perto de se pôr, porque o visual é divino!

3. Fazer a Trilha da Guarda até a Prainha

Essa dica aqui eu dou pra quem ama e também pra quem não curte muito fazer trilha rs. É uma trilha curte, de cerca de 1,5km e você não levará mais do que meia hora para atravessar. A não ser que você seja igual a mim e queira parar a cada 5 passos para registrar a beleza do lugar por um novo ângulos.

Primeiro de tudo é que a trilha tem um caminho incrível, recheado de paisagens absurdamente lindas, o que, por si só, já valeria a pena fazer a trilha. Contudo, ao fim da trilha você irá se deparar com uma praia selvagem, linda e com um marzão limpo só pra você e mais algumas poucas pessoas.

Ou seja, tanto o caminho quanto o destino final valem a pena.

O que fazer na Guarda do Embaú // Trilha para a Prainha
Trilha para a Prainha

4. Trilha do Vale da Utopia

Outra trilha incrível na região da Guarda do Embaú é a trilha que te leva ao Vale do Utopia. O acesso a ela é feito próximo a Praia de Cima, na Pinheira. A trilha dura cerca de 30 minutos e é uma trilha fácil, porém, com bastante subida.

Chegando no vale, você precisará descer um bom pedaço para acessar a pequena Praia do Maço e o vale por completo, que é cheio de cantinhos lindos e lugares pitorescos. A vista do vale é indescritível e vale cada passo pela trilha para chegar até lá.

Lá no Vale da Utopia é possível ainda acampar e além disso só é possível acessar ao local pela trilha, o que faz esse lugar ser super especial e selvagem, com a natureza praticamente intocada. Lindo de viver!

5. Curtir a Praia do Maço

Em seguida, não deixe de curtir um pouco a Praia do Maço, que é a pequena praia do Vale da Utopia. Uma pequenina faixa de areia, cheia de pedras, perfeita para um banho de mar para lavar a alma.

E, assim como o visual do Vale da Utopia, a Praia do Maço tem uma vista incrível, tanto do vale quanto da região toda, onde em um dia de sol, é possível até ver o sul da ilha de Florianópolis.

Praia do Maço, Vale da Utopia // O que fazer na Guarda do Embaú
Praia do Maço, no Vale da Utopia

6. Assistir ao pôr-do-sol na Praia da Guarda do Embaú

Eu adoro um pôr-do-sol – nascer também, mas adoro dormir kkk – e, por isso, não poderia deixar de sugerir que você assista ao pôr-do-sol da Praia da Guarda do Embaú.

É importante pontuar que o sol se põe atrás da praia, para o lado do Rio da Madre, então o visual pega o sol se pondo ao fundo, beijando o rio e toda a vegetação. Além disso, os barquinhos do rio e os pescadores deixam o visual ainda mais pitoresco.

Minha recomendação é que fique no topo das pequenas dunas que têm por ali, assim você poderá curtir melhor o visual.

Pôr-do-sol na Praia da Guarda do Embaú
Pôr-do-sol na Praia da Guarda do Embaú

7. Curtir o visual da Praia da Guarda do Embaú do alto da Pedra do Urubu

Para fechar com chave de ouro as trilhas da Guarda do Embaú, minha última sugestão é que faça um desvio na trilha para a Prainha e suba até a Pedra do Urubu, que te oferece um visual completo, pegando o Rio da Madre, a Praia da Guarda do Embaú e a trilha para a Prainha.

A trilha, apesar de curta, é mais puxada porque tem bastante subida, entretanto, nada que o visual não compense. Para esta trilha o ideal é estar de tênis para evitar transtornos.

8. Praia da Barra do Rio da Madre

Barraca do Evori, na Praia da Barra do Rio da Madre

Como o Rio da Madre desemboca no mar, ele também divide duas praias. A Praia da Guarda do Embaú e a Praia da Barra do Rio da Madre, que fica aos pés da costa onde é feita a trilha até a prainha.

Para acessá-la, você pode pegar um pequeno caminho/trilha que te leva do centrinho até a Praia da Barra do Rio da Madre. Ali você pode curtir a praia, acessar a trilha e também aproveitar para comer um pastel na Barraca do Evori, que é famoso pelas suas delícias.

Outro cantinho imperdível para quem está indo passar uns dias na Guarda do Embaú.

9. Aproveitar o centrinho da Guarda a noite

Não poderia deixar de te recomendar que aproveite também o centrinho da Guarda durante a noite, afinal, o local é recheado de bons bares e restaurantes. O forte são os frutos do mar, contudo, é possível encontrar pratos para todos os gostos, inclusive restaurantes que servem partos vegetarianos e veganos.

Perfeito para um bom jantar ou finalizar o dia saboreando bons drinks na beira do Rio da Madre ou na rua principal do centrinho. Ou até mesmo quem sabe fazendo umas comprinhas, já que as lojas ficam abertas até bem tarde.

Enfim, o centrinho da Guarda à noite é cheio de vida e merece sua visita.

10. Conhecer a Praia da Ferrugem, em Garopaba (cidade vizinha)

Por fim, minha indicação é que conheça a Praia da Ferrugem, na cidade vizinha de Garopaba. A praia possui um centirnho super bacana com opções de bares, restaurantes e pousadas, apesar de possuir uma beira-mar mais selvagem.

Um ponto incrível para passar o dia todo na Praia da Ferrugem é no esquerdo da praia, onde fica o Bar do Zado, que tem comida gostosa, cerveja e drinks gelados e um atendimento impecável. Além disso, eles fornecem mesas e cadeiras se você quiser ficar na areia.

É uma praia perfeita para quem quer curtir o dia todo. Além disso, é possível caminhar também até o Mirante da Praia da Barra, onde você poderá curtir não só um visual incrível, como também um banho de lagoa, pois a Lagoa de Garopaba quase se encontra com o mar nesse cantinho.

Guarda do Embaú

Que o litoral catarinense é de tirar o fôlego, isso não é novidade para ninguém. Contudo, se você está passeando por lá, você não pode deixar a Guarda do Embaú de fora.

Essa vila de pescadores é linda de viver, tem uma vibe deliciosa e super tranquila, perfeita para aqueles que buscam descanso e um tempo tranquilo em meio à natureza.

E se você está planejando uma viagem para lá, aqui você encontra tudo o que fazer na Guarda do Embaú, com os 10 programas mais incríveis da região para curtir ao máximo o destino.

Apesar do frio, o destino é incrível até no inverno. Seja para fazer as trilhas, curtir o centrinho da Guarda e saborear muito da culinária local. Outro grande atrativo, para mim, está em conhecer e conversas com os moradores locais, muitos deles de fora até mesmo do estado.

A vida por ali é mais leve, sabe? Parece que tá todo mundo feliz e vivendo o sonho da vida tranquila, onde todo mundo tem o essencial para viver bem!

Pra finalizar, não poderia deixar de dizer que a Guarda é, sem dúvida, um dos melhores destinos de praia do estado de Santa Catarina. Ok, sou catarinense e suspeita, contudo, recomendo de verdade que você conheça esse pedacinho de tranquilidade.


Para mais dicas de viagem em Santa Catarina:


Planejando sua viagem para Santa Catarina

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: