O que fazer na Praia do Rosa, em Santa Catarina
Brasil,  destinos,  Santa Catarina

O que fazer na Praia do Rosa, em SC: 10 programas incríveis

Você adora praia e vai conhecer o litoral catarinense, saiba que aqui você encontra tudo sobre o que fazer na Praia do Rosa. Além disso, descubra passeios imperdíveis, onde ficar, onde comer, como chegar e quando ir.

Localizada na cidade de Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, a Praia do Rosa é, sem dúvidas, um destino imperdível. Sobretudo para quem adora praias e, assim como eu, ama o litoral catarinense.

Além de muitas praias, o destino ainda conta com várias trilhas, piscina natural, escolinhas de surf, restaurantes deliciosos, pousadas e hotéis incríveis e, sobretudo, um centrinho muito charmoso para fazer umas comprinhas locais desde roupas, até muito artesanato.

Ou seja, mesmo quando chove, ou no inverno, você pode ter certeza que você vai encontrar ótimos programas para aproveitar. Nem que seja saboreando a culinária local.

Portanto, vem comigo saber mais sobre esse maravilhoso destino catarinense para programas suas férias e curtir tudo o que a Praia do Rosa tem para te oferecer.

Onde ficar e como chegar na Praia do Rosa

A Praia do Rosa fica, portanto, no município de Imbituba, em Santa Catarina, a cerca de 90km de distância ao sul da capital do estado, Florianópolis.

O ideal, ao meu ver, é que você esteja de carro, justamente por conta da facilidade de locomoção, liberdade e, além disso, possibilidade de conhecer cantinhos mais afastados do centro do Rosa.

Para isso, saindo de Floripa, basta você pegar a BR-101 sentido sul até Araçatuba, onde você irá entrar sentido litoral até o Rosa. Um simples GPS como o Google Maps ou o Waze te auxiliarão muito bem e você não terá erro para chegar ao destino final.

Agora, se você pretende ir de ônibus, você pode emitir sua passagens com as companhias Eucatur ou Santo Anjo e verificar qual o melhor trajeto. Você pode ir tanto para Imbituba quanto para Araçatuba e então pegar um taxi até sua pousada.

Onde ficar na Praia do Rosa

Eu sou do time que adoro um lugar aconchegante e, portanto, recomendo a pousada que me hospedei: Pousada Villa Seychelles. Os donos são uns amores e moram no mesmo terreno da pousada e, além disso, eles preparam o café da manhã fresquinho e sempre preocupados com seu gosto, preparando opções na hora, de acordo com a sua demanda.

No entanto, se você quer ver mais opções, clica aqui em Booking, ou no Airbnb para dar uma olhada em todas as opções de pousadas, hotéis e casas/apartamentos de temporada que são oferecidos no destino.

Minha recomendação, contudo, é que você fique hospedado nos arredores do centrinho do Rosa, próximo ao Rosa Norte ou então ao Rosa Sul

Confira aqui um guia completo de pousadas para
se hospedar na Praia do Rosa

O que fazer na Praia do Rosa

Confira, portanto, 10 passeios e programas imperdíveis para você curtir muito a Praia do Rosa. Passeios para desfrutar de todas as belezas que o destino tem a oferecer.

1. Trilha do Rosa Norte até a Praia Vermelha

Para os aventureiros, que amam praia e não podem ver uma trilha, essa trilha que te leva da Praia do Rosa Norte até a Praia Vermelhe é, sem dúvida, imperdível!

É um trilha fácil, contudo dependendo de como estiver o tempo, prepare-se para pegar muito sol. Então, tenha com você água e um lanchinho, além de protetor solar, é claro!

Minha recomendação é que vá com calma, curtindo o visual de vários ângulos tanto da Praia do Rosa, quanto da Praia Vermelha, conforme for chegando.

2. Curtir a Piscina Natural do Rosa Norte

Logo no início da Trilha para a Praia Vermelha, no canto do Rosa Norte, você vai se deparar com uma piscina natural nas pedras, ótimo para uma pausa para um mergulho.

Contudo, esteja atento, pois o caminho da trilha é um pouco mais no alto e para chegar à piscina natural você precisará descer um pouco até chegar junto ao mar. Vale muito a pena, porque não só o visual é incrível, como nada mais gostoso que dar um mergulho numa piscininha assim, né?

A piscina fica nas pedras, junto ao mar

3. Curtir muito a Praia Vermelha

Chegando na Praia Vermelha, minha recomendação é que você invista algumas horas por ali – ou quem sabe um dia inteiro?

Essa é uma praia mais selvagem, com acesso restrito e nenhuma estrutura de serviços de comida/bebidas ou aluguel de cadeira e guarda-sol. Justamente por isso é claro que a praia acaba sendo vazia, quase particular.

Enquanto estive lá cruzei com poucas pessoas (vale lembrar que fui durante a semana em março), e por isso, a praia tava praticamente só pra mim e pro Bruno.

Se for passar o dia, lembre-se do lanchinho, da água, muito protetor solar, uma canga/toalha para estender na areia e então, só curtir o dia incrível. Pra finalizar sobre a Praia Vermelha, confesso que ela entrou para o meu top 5 de praias preferidas em Santa Catarina! 🙂

4. Trilha da Praia Vermelha até a Praia do Ouvidor (e vice-versa)

Outra incrível trilha para se fazer é a que lia a Praia Vermelha à Praia do Ouvidor, que, se você tiver pique, pode ser feita no mesmo dia da trilha anterior. Eu fui do Rosa Norte até o Ouvir e voltei no mesmo dia.

Deu tempo suficiente para curtir as duas praias, apreciar muitas paisagens lindas e deixar o almoço pro final do dia, o Beleza Pura Bar, lá no Rosa Sul, perto da trilha de acesso ao centrinho do Rosa.

A Praia do Ouvidor é acessível também de carro e, diferente da Praia Vermelha, lá você encontrará alguns ambulantes e barraquinhas com comidas e bebidas clássicas de praia, sabe?

O que fazer na Praia do Rosa / Trilha para a Praia do Ouvidor
Praia do Ouvidor ao fundo, visual da trilha

5. Curtir as Piscinas Naturais da Juliana

Talvez essa seja a melhor dica de o que fazer na Praia do Rosa que eu vou te dar: Piscinas Naturais da Juliana. Elas são, na verdade, uma praia meio que particular, localizadas no meio da trilha entre as praias Vermelha e Ouvidor.

Vai por mim, você pre-ci-sa parar ali, afinal, é uma praia totalmente selvagem, com um visual incrível da Praia Vermelha e dos morros ao redor. Ela é cheia de pedras e, portanto, isso faz com que várias piscinas naturais se formem por ali.

Além disso, enquanto estive ali, avistai várias pessoas fazendo a trilha, mas ninguém desceu até a praia, que talvez, passe despercebido para a maioria das pessoas.

Ela se tornou, junto com a Praia Vermelha, o ponto alto da minha viagem pelo Rosa. Recomendo muito a pausa para um mergulho, curtir as piscinas e apreciar paisagens de tirar o fôlego.

6. Conhecer a Praia do Luz

Acessível tanto de carro quanto de trilha pelo Rosa Sul, a Praia do Luz é linda, principalmente porque tem uma quantidade imensa de areia, fazendo praticamente uma duna e, sobretudo, pelo encontro da praia com a Praia e Lagoa de Ibiraquera.

Não foi minha praia preferida para passar o dia, no entanto, é um lugar lindo e merece sua visita. Alem disso, junto a Lagoa da Ibiraquera, é possível se banhar, além de praticar esportes como caiaque e SUP pela lagoa.

Perfeito para quem está com crianças, uma vez que a lagoa possui um espaço enorme com água rasa, para os pequenos se banharem. Uma delícia!

O que fazer na Praia do Rosa / Praia do Luz
Praia do Luz

7. Se perder no centrinho do Rosa

Se você está no Rosa, você não pode deixar de se perder no centrinho do destino. Por ali você vai encontrar muitas lojinhas de roupas, artesanatos, restaurantes, bares, cafés e muitos locais curtindo a vida tranquila da vila.

A grande maioria dos serviços e produtos oferecidos no Rosa são de locais, portanto, se você quiser fazer umas comprinhas, você estará ajudando a comunidade local a se desenvolver.

Tenho certeza que você encontrará algo para levar para casa de lembrança, e, além disso, é um lugar super pitoresco. Vale o passeio!

8. Curtir um fim de tarde comendo algo gostoso de frente pro mar no Rosa Sul

Na beira da praia no Rosa Sul existem algumas opções de bares a restaurantes para você fazer aquela boquinha e eu recomendo, principalmente, que você fique por ali para curtir um fim de tarde.

O visual merece a parada e é um lugar incrível para repor as energias depois de um longo dia de praias e trilhas. Recomendo, portanto, o Beleza Pura Bar, onde existem opções para todos os gostos, incluindo opções veganas.

9. Alternar entre um mergulho no mar, no Rosa Sul, e na Lagoa do Meio

A Praia do Rosa é enorme e é dividida entre Rosa Sul e Rosa Norte e é mais ou menos no meio da praia que é possível você alternar o mergulho entre mar e lagoa. Delícia, não é mesmo?

A Lagoa do Meio, que fica junto a praia do Rosa Sul e também junto a trilha de acesso do centrinho do Rosa à praia, é perfeita para um mergulho e, também, para apreciar uma bela paisagem.

Minha dica é que você escolha um cantinho para deitar na areia da praia onde você possa ficar próximo a lagoa e assim, portanto, curtir para se banhar nos dois lugares.

Lagoa do Meio, na trilha de acesso a Praia do Rosa

10. Passar o dia na Praia da Ferrugem, na cidade vizinha Garopaba

Por fim, minha última dica de passeio na Praia do Rosa é ir até Garopaba, cidade vizinha de Imbituba, para passar o dia inteirinho na Praia da Ferrugem e, também na Lagoa de Garopaba

A Lagoa de Garopaba desagua no mar próxima ao Mirante Praia da Barra, que está localizada entre a Praia da Ferrugem e a Praia da Barra.

Já na Ferrugem, minha recomendação é que você passe o dia lá no canto da praia, no Bar do Zado. Um bar à beira-mar que oferece petiscos deliciosos, drinks e cerveja gelados, além de mesinhas, cadeiras e guarda-sol para quem está consumindo no bar.

É aquela típica vida manda que todo mundo pediu a deusa, sabe? Mar, areia, pastel e cerveja gelada. Quer coisa melhor que isso?

Eu escolhi deixar o carro próximo ao Mirante da Praia da Barra e ir a pé até o Bar do Zado, pois queria finalizando dia dando um mergulho na lagoa. Confesso que foi uma ótima pedida!

Onde comer na Praia do Rosa

No centrinho do Rosa existem diversos restaurantes, contudo, destaco 3 lugares que tive a oportunidade de comer e que ofereciam – ou adaptavam – opções veganas no cardápio!

Bistrô Pedra da Vigia

O Bistrô Pedra da Vigia é um restaurante super aconchegante e romântico, perfeito para uma noite em casal, afinal, ele tem uma iluminação super baixa, com velas nas mesas e uma decoração bastante rústica.

Eles oferecem diversos pratos com frutos do mar, além de massas e risotos. No entanto, eles tem uma seção com 3 pratos vegetarianos ou veganos no cardápio.

A comida é saborosíssima e recomendo muito, entretanto, o valor é um pouco mais salgado. É para aqueles que curtem boa gastronomia e querem investir um pouquinho mais em um bom restaurante.

Lola Resto-Bar

Super rústico e com um cardápio bastante variado, o Lola Resto-Bar fica bem no meio da principal rua do centrinho do Rosa e seu forte é, sem dúvida, as pizzas. Ainda mais que elas são feitas no forno a lenha… quem resiste não é mesmo?

Eles oferecem opções de pizza sem queijo e sua massa não leva nenhum ingrediente derivados de animais, perfeita, portanto, para veganos (e pessoas que possuem outras restrições alimentares).

Pedi uma pizza de legumes e recomendo, era muito saborosa, o molho de tomate deles é uma delícia e amassa da pizza com aquela casquinha crocante de forno a lenha é de lamber os beiços. rs

Beleza Pura

Agora, para quem quer curtir um fim de tarde na praia, ou vai passar o dia todo de bobeira entre a areia e o mar, o Beleza Pura é um quiosque de frente para a praia perfeito para um almoço ou lanche de final de tarde, aquele típico almoço tardio, sabe?

Ele fica no Rosa Sul e tem acesso a praia através de uma escadaria e, além disso, possui diversas mesas com um visual incrível e super aconchegante.

Minha pedida foi um burger vegetariano, feito de grão de bico (que pedi para tirarem o queijo), que era simplesmente delicioso! Além disso, eles oferecem outras opções de lanches que não utilizam nenhum ingrediente derivado de animais, como açaí, por exemplo. Recomendadíssimo!

O que fazer na Praia do Rosa, em SC

O litoral catarinense é incrível demais e se você pretende curtir o litoral sul, você pode encontrar aqui diversas dicas de o que fazer na Praia do Rosa. Que, para mim é um dos melhores destinos do sul do estado.

Desde passar o dia inteiro de bobeira na praia, até curtir muitas trilhas, um bom jantar e um fim de tarde à beira-mar, a Praia do Rosa é um destino completo para aqueles que buscam descansar e desconectar do dia a dia.

Além disso, a cidade oferece um centrinho cheio de lojinhas, bares e restaurantes para quem não ta afim de ir a praia.

Outra grande vantagem é que a cidade está localizada a apenas 90km de Florianópolis, capital de Santa Catarina, acessível em numa viagem de mais ou menos 1h30 de carro.

Espero que estas dicas de o que fazer na Praia do Rosa seja úteis para o seu planejamento e, portanto, te desejo uma boa viagem!


Para mais dicas de viagem em Santa Catarina:


Planejando sua viagem para Santa Catarina

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: