10 Melhores Praias de Santa Catarina
Brasil,  destinos,  Santa Catarina

As melhores praias de Santa Catarina: 10 praias incríveis para incluir no seu roteiro

O litoral catarinense é de tirar o fôlego, e por isso eu preparei um guia completo com as 10 melhores praias de Santa Catarina para você conhecer e incluir no seu roteiro pelo estado.

O litoral catarinense é bastante extenso, portanto existem muitas cidades cheias de praias incríveis. Mas é claro que eu tenho minhas preferidas, afinal, como boa catarinense, eu conheço praticamente o litoral inteiro do estado.

Na minha opinião, as melhores praias de Santa Catarina, no mapa, ficam mais ou menos na região mais central, sabe? Um pouquinho mais ao norte e um pouquinho ao sul de Floripa.

Não se preocupe porque aqui vou te dar todas as informações necessárias que você busca, desde os nomes das praias, até qual é melhor para descansar, qual é mais agitada, a que tem mais estrutura e também, claro, aquelas mais selvagens.

Portanto, vem comigo que eu vou te mostrar as melhores praias do litoral catarinense e, consequentemente, do sul do país.

As melhores praias de Santa Catarina

São muitas cidades e muitas praias e confesso que foi bem difícil pra eu definir quais as melhores praias, sobretudo, porque conheço a maior parte das praias do litoral catarinense.

Contudo, depois de pensar muito e reviver todas as minhas viagens, bati o martelo. Escolhi praias de várias cidades do estado, portanto, confira no mapa abaixo em todas elas estão localizadas e na sequência você pode conferir mais informações de cada uma.

Ah, elas não estão em ordem de preferência não, ok? Isso seria muito difícil rs

1. Praia Vermelha, Imbituba

Não da para confirmar ser minha praia favorita de Santa Catarina, porque sou muito indecisa, mas a Praia Vermelha, localizada em Imbituba é, com certeza, uma das minhas praias preferidas.

Com acesso apenas por trilha, a Praia Vermelha fica entre as praias do Rosa Norte e também a Praia do Ouvidor. É possível fazer uma trilha de fácil acesso de ambas as praias para chegar até o paraíso da Praia Vermelha. Ao meu ver, é imperdível!

Os motivos por eu amar a Praia Vermelha são porque ela é super selvagem, não tem nenhuma estrutura, sendo assim, é uma praia limpa e costuma estar mais vazia mesmo na alta temporada.

2. Praia da Ferrugem, Garopaba

Outra praia incrível que eu adoro em Santa Catarina é a Praia da Ferrugem, localizada a cerca de 100km ao sul de Floripa, na cidade de Garopaba. Diferente da Praia Vermelha portanto, a Ferrugem tem um pouco mais de estrutura, justamente porque é um bairro cheio de bares, restaurantes e, claro, pousadas.

Contudo, na frente do mar você não verá quase nenhuma estrutura, apesar de um bar no canto esquerdo da praia, o Bar do Zado. Lá você pode passar o dia todo comendo e bebendo coisinhas gostosas, até porque eles oferecem cadeiras e mesas na areia. Perfeito, né?

Outro ponto positivo da praia é que ela se encontra com a Praia da Barra através do mirante Praia da Barra e a lagoa da Garopaba. Ótimo, sobretudo, para ir com as crianças, onde você pode revezar o banho de lagoa – super quentinha, rasa e calma – com o mar.

Encontre as melhores pousadas próximas à Praia Vermelha

3. Praia da Guarda do Embaú, Palhoça

Outra praia que não poderia ficar de fora é a Guarda do Embaú, afinal, não só ela está localizada em Palhoça, na região da Grande Florianópolis, como também tem uma vibe incrível e paisagens de tirar o fôlego.

A Praia da Guarda do Emabaú, pelo centrinhod a Guarda, é acessível somente de barquinho, o que da um charme extra à praia. Chegando lá você vai encontrar barraquinhas de tudo, desde comidas e bebidas, até aluguel de cadeira e guarda-sol.

Mas apesar de possuir muitas barraquinhas, a praia ainda é bastante selvagem e a junção dela com o rio deixa tudo ainda mais incrível. Sem contar que o centrinho da Guarda é um charme!

Além disso, existem outras praias incríveis e muitas trilhas para você curtir por ali. E é isso tudo combinado que, na minha opinião, faz da Guarda do Embaú uma das melhores praias de Santa Catarina.

Saiba mais sobre a Guarda do Embaú aqui

4. Praia de Bombinhas, Bombinhas

Bombinhas não só é uma praia que eu acho linda de viver, como também tenho uma ligação emocional muito forte. Afinal, eu passei diversas férias de verão quando adolescente por lá, então é claro que não poderia deixar ela de fora.

Bombinhas é um município – vinho de Porto Belo – com várias praias e a Praia de Bombinhas é a principal delas, junto com Bombas. É uma praia cheia de casas, hotéis e pousadas literalmente com o pé na areia, portanto, não existe calçadão.

Contudo, o centrinho da praia é uma delícia, várias lojinhas e restaurantes legais para você conhecer.

Outro ponto super positivo de Bombinhas é que caminhando pela costa da direita, você chega as praias de Embrulho e Lagoinha através de um caminho demarcado pelas pedras. Praias lindas de viver. Recomendo muito que conheça a região como um todo, porque vale muito a pena!

Melhores praias de Santa Catarina / Praia de Bombinhas
Bombinhas ao fundo vista da Praia do Embrulho

5. Praia do Maço, Vale da Utopia, Palhoça

Outra incrível praia próxima a Floripa, localizada também em Palhoa e próxima a Guarda do Embaú, a Praia do Maço, no Vale da Utopia só é acessível de trilha. É uma trilha fácil, de mais ou menos 20 a 30 minutos da caminhada.

Neste vale é possível acampar, uma vez que junto da casinha vista na foto abaixo existe um pequeno restaurante e banheiros simples e rústicos.

Vale cada segundo de caminhada para chegar a esta selvagem vale e praia, que possui vários cantinhos e ângulos diferentes para apreciar o visual de tirar o fôlego. Não tem como achar que essa não é uma das melhores praias de Santa Catarina, não é mesmo?

6. Praia do Rosa, Imbituba

A Praia do Rosa é, sem dúvida, um dos principais destinos de praia do litoral catarinense e não é à toa, afinal, a praia possui estrutura turística completa. Entretanto, mesmo tendo tudo o que um turista precisa, como restaurantes, pousadas e hotéis, o local segue firme com a preservação da natureza ao seu redor.

A praia é dividida em Rosa Sul, onde é mais de fácil acesso, com bares, restaurantes e pousadas à beira-mar e o Rosa Norte, onde ficam muitos surfistas, uma vez que o mar deste canto da praia é muito bom para a prática de surf.

Por ali ainda é possível fazer diversas trilhas e curtir a Lagoa do Meio, que fica junto à praia do Rosa Sul.

A trilha do Rosa Norte leva até a Praia Vermelha, também citada aqui como uma das melhores praias do estado.

Confira aqui o que fazer na Praia do Rosa

7. Praia do Canto Grande, Bombinhas

A Praia do Canto grande é uma das melhores praias praqueles que curtem uma praia calma, tranquila e com água quentinha. Canto Grande está localizada também no município de Bombinhas e está conectada com a Praia de Mariscal, a sua direita na foto abaixo, perfeita para os surfitas, uma vez que a praia é mais agitada e tem muitas ondas.

São duas versões de praias incríveis e lindas uma ao lado da outra. Sem contar que a estrutura das praias, principalmente de Mariscal, é ótima. São muitos ótimos restaurantes, bares e pousadas para você curtir o passeio por completo.

Melhores Praias de Santa Catarina / Praia do Canto Grande, Bombinhas
Canto Grande a esquerda e Mariscal a Direita

8. Praia do Campeche, Florianópolis

Impossível deixar a Praia do Campeche, em Floripa, de fora dessa lista, afinal, pra mim, a Praia do Campeche é a melhor praia da capital catarinense. Linda, rústica, selvagem e ainda por cima conta com uma ilha incrível, que é possível fazer passeio de barco, SUP ou caiaque (importante ficar atento aos ventos da cidade e confirmar antes se o passeio vai ou não acontecer).

Águas claras e em algumas partes, águas calmas. O bairro é enorme e a região do Novo Campeche possui vários bares, restaurantes, pousadas e uma estrutura nova super bacana pra quem curte uma vibe de gente jovem e sobretudo, divertida.

Melhores praias de Santa Catarina / Praia e Ilha do Campeche, Florianópolis
Praia do Campeche ao fundo, vista da Ilha / Foto: Rafael Baumer De S. Thiago (Wikimedia Commons)

9. Prainha, Guarda do Embaú, Palhoça

Outra praia localizada na Palhoça, região da Grande FLorianópolis e próxima também a Guarda do Emabau, a Prainha á acessível apenas por trilha, vindo da praia da Guarda do Embaú.

Além de ser linda de viver, a praia é super vazia, selvagem e rústica, sem estrutura nenhuma de nada! Portanto, necessário levar seu lanchinho, água, canga/toalha e etc. Mas, ao meu ver, o fato de ser totalmente selvagem é o que mais a deixa incrível.

Melhores praias de Santa Catarina / Prainha, Guarda do Embaú, Palhoça

Clique aqui para mais informações sobre a Guarda do Embaú

10. Praia do Atalaia, Bombinhas

Por fim, outra praia de Bombinhas, a Praia do Atalaia, uma pequena praia que se une com o canto esquerdo da Praia do Mariscal.Por ali você encontra uma pousada junto a areia, uma ótima pedida praqueles que gostariam de acessar a praia com facilidade.

A praia do Ataiala é linda de viver, cheia de pedras na beira do mar, o que faz com que as vezes forme algumas piscininhas naturais, a depender da maré, é claro. A beleza da praia, sem dúvida, faz com que ela seja uma das melhores praias de Santa Catarina!

Um passeio pelo litoral catarinense

O litoral da Santa Catarina é muito bonito e, sobretudo, oferece muitas praias incríveis. O litoral é extenso e, portanto, cheio de cidades com belas praias para você curtir muito. E o estado oferece de tudo um pouco, desde praias mais selvagens até as praias mais badaladas e animadas para quem gosta de um agito, como é o caso de Balneário Camboriú, por exemplo.

Nesta seleção, ficamos com a beleza das praias, portanto, muitas delas são mais selvagens e com pouca infraestrutura. Mas é claro que existem opções para todos os gostos.

Tenho certeza que depois de ver todas essas praias você vai morrer de vontade de sair correndo para arrumar a mala e pegar o primeiro avião para Santa Catarina.

As praias são lindas e, além disso, nada como passar as férias curtindo muito o sol, o mar, fazendo umas trilhas e deixando a cabeça descansar da rotina do dia a dia, não é mesmo?


Para mais dicas de viagem em Santa Catarina:


Planejando sua viagem para Santa Catarina

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: