Roteiro Rio de Janeiro
Brasil,  destinos,  Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO: roteiro com as principais atrações da cidade Maravilhosa

A Cidade Maravilhosa tem muitos atrativos turísticos, por isso, recomendo muito que você faça um roteiro do Rio de Janeiro para conhecer tudo. Neste post, você verá os principais pontos turísticos da cidade que, na minha opinião, demandam de pelo menos 4 dias por aqui.

Portanto, se você está com viagem programada para a Cidade Maravilhosa, confira aqui o que fazer no Rio de Janeiro em 4, 5 e 6 dias, considerando a parte mais conhecida e turística da cidade. Além disso, detalharei também os atrativos, dessa forma, você poderá saber melhor quanto tempo é necessário para tudo o que você gostaria de visitar.

Há quem busque o que fazer em apenas um dia no Rio de Janeiro, contudo, é pouquíssimo tempo. Recomendo, entretanto, se você já tiver conhecido o Rio e está de passagem, indo para outro destino do estado, como Búzios, por exemplo.

Então fica ligado em todos os atrativos, porque aqui vou te falar do Corcovado e do Cristo Redentor, das praias e muitos outros programas incríveis para o seu roteiro no Rio de Janeiro. Bora comigo?

O que fazer no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é enorme e oferece muitos atrativos turísticos, tanto do lado do turismo urbano, quanto na natureza. O Rio é, sobretudo, uma cidade completa e atrai a todos os tipos de turistas. Além disso, sua beleza encanta qualquer um e não é uma das cidades mais famosas do mundo à toa, não é mesmo?

Portanto, abaixo confira todos os principais atrativos turísticos do Rio para você planejar sua viagem e preparar um roteiro no Rio de Janeiro completo e curtir ao máximo essa cidade incrível!

Imperdível: 10 passeios no Rio de Janeiro gratuitos ou muito baratos.

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar não precisa nem ser apresentado, né? Afinal, é um dos pontos mais famosos do Rio. Para curtir essa atrativo impressionante você pode subir de bondinho, que fica localizado no Bairro da Urca, ao lado da Praia Vermelha. Aliás, a Praia Vermelha é uma ótima pedida para você curtir em conjunto com o passeio de bondinho, uma vez que a visão que você terá do Pão de Açúcar é de um ângulo um pouco diferente do mais tradicional, imperdível!

O passeio de bondinho por si só é muito bacana, entretanto, o visual que se tem tanto do Morro da Urca, quanto do Pão de Açúcar é impressionante. É possível ver o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, a Enseada de Botafogo, a Praia de Copacabana, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e muito mais! Prepara a câmera e o dedo, porque tenho certeza que o que não vai faltar são diversos cliques por todos os lados rs.

Além disso, é possível subir até o Morro da Urca, que é a primeira parada do bondinho, por uma trilha localizada no lado esquerdo da Praia Vermelha. Nesta opção não é possível chegar ao topo do Pão de Açúcar, contudo, você pode visitar o Morro da Urca sem pagar. Dependendo do horário que você for descer, eles autorizam que desça de bondinho sem pagar – mas isso é lá pelos finalmentes, quando o bondinho está para fechar.

Se você quer saber mais sobre a Trilha da Morro da Urca clique aqui.

Corcovado e Cristo Redentor

Outro atrativo que certamente não necessita de apresentações, contudo, é ele não pode deixar de estar nesta listagem. Não só famoso no Brasil, o Cristo Redentor é também um dos atrativos turísticos mais famosos do mundo! Afinal, ele é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Não é pra qualquer um, né?

Existem diversas formas de conhecer o Cristo, que está localizado no morro do corcovado. Você pode ir de van, que sai da Praça do Largo do Machado, é possível também subir de trem, o passeio mais tradicional e turístico e, para os mais aventureiros, é possível fazer uma trilha. Imperdível também fazer uma parada estratégica no Mirante Dona Marta, que fica ali próximo ao Corcovado!

Mesmo se você é daqueles turistas que não curte muito um ponto turístico, eu recomendo que você suba lá. É um lugar com uma energia incrível e o visual da Cidade Maravilhosa é IMPRESSIONANTE! Sem dúvida, o Cristo Redentor não pode ficar de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro.

Praia de Copacabana

E para estrear as praias aqui nesta listagem, nada mais, nada menos do que a famosíssima Copacabana! Particularmente não é minha praia favorita, entretanto, é um passeio imperdível! Minha recomendação é que você dê uma volta no calçadão, passeie um pouco ela orla, mas se for optar por ficar na areia, minha sugestão é que você escolha a Praia do Leme, que é a continuação de Copacabana, porém, fica no canto esquerdo da praia.

Além disso, a Praia de Copacabana tem muitos outros atrativos, como o Forte de Copacabana, um passeio deliciosos, com um visual incrível e ainda é possível experimentar a famosa Confeitaria Colombo, que tem uma filial dentro do Forte.

Ao redor do bairro você encontrará muitos hotéis, bares, restaurantes e cafés para curtir além da praia. E se você gosta de trilhas, no cantinho do Leme é possível subir o morro do Forte do Leme, um passeio pouco conhecido, entretanto muito gostoso e fácil, com uma vista deslumbrante da Praia de Copacabana, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara.

Para encontrar a hospedagem perfeita para você, confira aqui onde ficar no Rio de Janeiro.

Roteiro Rio de Janeiro / Praia de Copacabana
Praia de Copacabana

Praia de Ipanema e do Leblon

A Praia de Ipanema é outra famosa praia do Rio de Janeiro e, portanto, não pode ficar de fora do seu roteiro! Da zona sul, a Praia de Ipanema é a minha favorita, desde o próprio mar, como a faixa de areia um pouco menor que a de Copacabana, e o visual, que pra mim é imbatível! O Morro Dois Irmãos ao fundo impressiona qualquer um!

Seguindo a Praia de Ipanema em direção ao Morro Dois Irmãos, assim que você atravessar o canal você estará na Praia do Leblon. O Leblon costuma ser mais frequentado por moradores locais, sendo assim, costuma ficar mais vazia do que Ipanema e Copacabana.

Por ali, tanto no bairro Ipanema quanto no Leblon, você encontrará diversos ótimos restaurantes, cafés e bares e, além disso, muitos hotéis. Por serem bairros mais ricos e alto padrão tudo será, consequentemente, mais caro. Entretanto, se você curte um turismo gastronômico, minha recomendação é que se hospede por ali, já que os melhores restaurantes da cidade estão concentrados nos dois bairros.

Arpoador e o pôr-do-sol mais bonito do Rio de Janeiro

O Arpoador faz parte da mesma faixa de areia da Praia de Ipanema, contudo, para o canto esquerdo, direção oposta a Praia do Leblon. É um cantinho mais intimista, sabe? E é possível acessar também uma pequena praia entre a Pedra do Arpoador e o Forte de Copacabana, chamada Praia do Diabo.

O ponto alto do Arpoador é o pôr-do-sol da Pedra do Arpoador que, pra mim, é um dos – se não o – mais bonitos do mundo! É impressionante, um espetáculo! Não à toa que tanta gente o aplaude, portanto, não pode ficar de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro. Até porque além de ser um programa incrível, é de graça né?!

Roteiro Rio de Janeiro / Pôr-do-sol no Arpoador
Pôr-do-sol no Arpoador

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é outro ponto turístico famoso da cidade e vou te dizer que vale a visita. É um passeio pago, entretanto o valor é bem acessível. É um parque enorme cheio de cantinhos lindos, com pequenas trilhas, uma estufa, o famoso caminho cheio de coqueiros, enfim, muita natureza abundante e um gostinho da Floresta da Tijuca.

Passeio perfeito para sair da muvuca da cidade, se desconectar e entrar em total contato com a natureza. Eu adoro e recomendo.

Parque Lage

Vizinho do Jardim Botânico, o Parque Lage é um parque gratuito que está localizado aos pés do Corcovado. Além de muita natureza, trilhas e um espaço gostoso para curtir ao ar livre, a construção principal abriga uma escola de artes. O local também recebe eventos e, no centro, junto à piscina, possui um restaurante/café, perfeito para repor as energias.

Ótimo para tomar um café da manha ou da tarde, ou até mesmo para um almoço. O visual é incrível, sendo possível ver o Cristo Redentor bem de pertinho. Pra mim, outro programa imperdível.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Pra fechar com chave de ouro a região do Jardim Botânico, temos a Lagoa Rodrigo de Freitas, também queridinha dos cariocas, principalmente para curtir um dia ao ar livre ou fazer exercícios.

Com uma pista de 7km de extensão ao redor da lagoa, por ali você encontrará muitos atrativos, desde cantinhos perfeitos para um piquenique e pôr-do-sol no Parque dos Patins, até decks para curtir o visual da lagoa. Você encontrará também muitas opções de estações de bicicleta para alugar e fazer a volta completa ao redor da lagoa.

Além disso, no entorno da lagoa existem diversos restaurantes e bares para o passeio ficar completo. Além de deliciosos, todos contam com uma vista deslumbrante da cidade.

Aterro do Flamengo

Ok, o Aterro do Flamengo não é um dos atrativos mais conhecidos, mas vai por mim, inclua ele no seu roteiro! Um parque enorme, perfeito para a prática de esportes e para um passeio a pé ou de bicicleta. Mas a melhor parte é a vista, que fica junto ao Monumento Estácio de Sá. O Pão de Açúcar aos seus pés, impressionante. Uma das elhores vistas da cidade, na minha opinião.

Ali sempre tem um cara vendendo coco – o Amir – peça uma água de coco e aproveite o visual. Olhe também para o mar, vira e mexe tem uma tartaruga dando o ar da graça por ali.

Aterro do Flamengo

Centro da cidade

O centro da cidade do Rio de Janeiro é enorme e possui muitos pontos turísticos históricos como o Teatro Municipal, o Real Gabinete Português de Leitura, a Igreja da Candelária e muitas outras igrejas histórias, Biblioteca Nacional, diversos museus como o CCBB, Museu Nacional de Belas Artes e diversos outros museus importantes da cidade.

Além disso, no centro você encontra também a região do Porto Maravilha, que foi totalmente restaurado para as Olimpíadas Rio 2016, com o Museu do Amanhã, o MAR e os famosos grafites do artista Kobra.

Enfim, o centro é amplo e cheio de história e muita cultura local. É preciso pelo menos um dia inteiro para desbravar toda a região.

Museu do Amanhã | Praça Mauá, Centro do Rio

Confeitaria Colombo

Ainda no centro da cidade, a Confeitaria Colombo é um super atrativo turístico, afinal, ela foi fundada em 1894 e faz parte da história carioca. No início do século XX, os moradores costumavam tomar um café lá antes de aproveitar um programa cultural no Teatro Municipal.

Não só pela história que carrega, a Confeitaria Colombo tem uma arquitetura linda e é enorme, com diversos salões que recebem também eventos como casamentos, por exemplo. A comida também é, claro, um atrativo. Recomendo um café para se transportar no tempo! Incrível e imperdível.

Santa Teresa

Por fim, Santa Teresa é também um dos bairros mais famosos da cidade. Portanto, não poderia ficar de fora do roteiro no Rio de Janeiro.

Um bairro cheio de história e bossa, Santa Teresa possui diversos atrativos turísticos, como a culinária, onde é possível encontrar muitos ótimos restaurantes, como é o caso do famosíssimo Aprezível. Além disso, o bairro oferece muitos hotéis incríveis, diversos deles super estilosos, bem hotel boutique, sabe?

O bairro não só possui uma vista deslumbrante da cidade, como também oferece uma experiência diferente com seu bondinho e toda a sua história. Para curtir o visual, recomendo muito conhecer o Parque das Ruínas, um casarão estiloso e rústico que abriga exposições de arte e tem uma vista panorâmica e deslumbrante da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

Um bairro cheio de artistas, Santa Teresa é a escolha daqueles que gostam de arte e buscam um cantinho mais acolhedor, com cara de cidade pequena.

Lapa

Famosíssima por ser o canto mais boêmio da cidade, a Lapa é também imperdível! Cheia de bares e restaurantes para curtir a noite, possui também muitos atrativos para conhecer durante o dia, como é o caso dos Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón.

O bairro, apensar de estar localizado no centro da cidade, fica aos pés e Santa Teresa, perfeito para fazer um roteiro combinado!

Roteiro no Rio de Janeiro

Para o roteiro, recomendo que você separe os dias por regiões, facilitando assim o deslocamento e otimizando seus dias para aproveitar ao máximo possível tudo o que a cidade maravilhosa tem a oferecer. E, antes de seguir para o roteiro, minha recomendação mínima de tempo na cidade é de 4 dias, o que ainda acho pouco, mas suficiente para conhecer os principais atrativos turísticos.

É claro que o tempo varia muito de acordo com o seu estilo de viagem, entretanto, sendo uma moradora do Rio, minha sugestão é que vá muuuito além do básico. Essa cidade tem muita coisa a oferecer, te garanto que você não vai se arrepender.

Mas vamos ao que interessa, esse post é para falar dos principais atrativos turístico, então confira abaixo um roteiro de 4 e 5 dias na Cidade Maravilhosa.

Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro

Dia 1

Comece já pelos principais: Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Pela manhã vá ao Cristo Redentor, suba de trem (ou de van, como preferir) e aproveite muito lá em cima, veja a cidade de todos os ângulos e curta a vista deslumbrante. Recomendo também que faça uma parada estratégica no Mirante Dona Marta, nos arredores do Corcovado.

Saindo do Pão de Açúcar, minha recomendação é que pare no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento Estácio de Sá para saborear uma água de coco e apreciar a vista. Se você gosta da “carne” do coco, é só pedir para o Amir que ele abre pra você. Delícia!

Depois, pausa para o almoço, e minha sugestão é que busque um restaurante em Botafogo, bairro que fica estrategicamente localizado entre o Flamengo e a Urca e possui muitos ótimos restaurantes para você fazer uma refeição daquelas!

Depois do almoço, bora para o a Urca e o Pão de Açúcar e comece, portanto, explorando a Praia e a Mureta da Urca (pode até ser uma boa pedida para o almoço, se preferir). Em seguida, conheça a Praia Vermelha. Depois é hora de subir o bondinho, fazendo a primeira parada no Morro da Urca, explore bastante o espaço, conheça todos os cantinhos e curta o visual. Faça tudo com calma, ninguém precisa de pressa aqui.

Depois de conhecer todos os cantos do Morro da Urca, é hora de subir para o Pão de Açúcar, a segunda e última parada do bondinho. O local lá em cima é menor, mas minha recomendação é que de um giro por tudo, a vista é incrível e merece um bom tempo investido. Sugiro que fique para o pôr-do-sol, que é incrível lá de cima. Termine o dia em um bom bar ou restaurante em Botafogo.

Dia 2

Hoje é dia de praia! Comece o dia tomando um café da manhã no Café do Forte (filial da Colombo), no Forte de Copacabana. Dê um passeio pelo forte e depois vá explorar a praia. Por ali por perto do forte é possível fazer SUP (stand up paddle) e também um passeio de caiaque, fique a vontade! Escolha um cantinho para estender a canga e curta a praia.

Se você gosta de andar de bicicleta, sugiro que você alugue uma bike pelo Bike Rio e vá então, para Ipanema e Leblon. Dê uma volta nos dois bairros, busque um bom restaurante para o almoço, curta a praia, dê uma volta nas ruas de dentro dos bairros o comércio por ali é ótimo, perfeito para quem quer fazer umas comprinhas.

Hoje é dia de praia, pegue sol, tome um banho de mar, aproveite muito! E, claro, termine o dia assistindo ao pôr-do-sol no Arpoador.

Depois de muita praia, que tal encontrar um bom bar e tomar um chopp (ou uma coca)? Existem diversos ali pela região e destaco aqui os bares da Rua Dias Ferreira, no Leblon ou então os mais tradicionais como o Belmonte, por exemplo. Além de boas cervejas e chopp, o bar oferece uma empada deliciosa!

Dia 3

Terceiro dia é dia de aproveitar o centro da cidade. Comece pela região do Porto Maravilha, vá ao Museu do Amanhã e também ao MAR e aproveite para apreciar a vista da região. Em seguida, vá andando em direção à a Praça XV, passando pela Candelária e pelo o museu do Banco do Brasil (CCBB), que fica ao lado da igreja. Portanto, se alguma exposição te interessar, agora é a hora!

Chegando a praça XV você encontrará duas igrejas históricas: Nossa Senhora do Monte do Carmo e Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, além disso, na praça você terá o Arco do Teles, um marco histórico da cidade e um beco cheio de bares e restaurantes típicos. Ótimo para a pausa do almoço.

Seguindo o passeio, desça a Rua do Ouvidor em direção a Avenida Rio Branco, principal avenida do centro da cidade. Nesta mesma altura você poderá seguir até o Saara, conglomerado de lojas populares, estilo 25 de março de SP. Se você quer fazer umas comprinhas baratas, aproveite o momento!

Continuando, passe pelo Largo da Carioca e pela Praça Tiradentes, importantes marcos históricos da cidade. è nos arredores da Praça Tirantes que fica o Real Gabinete Português de Leitura, uma biblioteca simplesmente IMPRESSIONANTE que vale a parada!

Depois de passear por ali, que tal uma paradinha para um café na Colombo? Vá até lá e em seguida de uma passadinha no Teatro Municipal, e tomara que você consiga curtir um espetáculo para terminar o dia!

Dia 4

No quarto dia, vá passear por Santa Teresa, aproveitando para andar de bondinho e conhecendo o Largo dos Guimarães, famosa praça do bairro. Caminhe até o Parque das Ruínas e desbrave o casarão, além de aproveitar todos os andares para apreciar o visual de diversos ângulos.

Pausa para o almoço, você pode escolher um tradicional restaurante de feijoada, como é o caso do Bar do Mineiro, ou então um restaurante mais alta gastronomia, como é o caso do famoso Aprezível, que além de uma comida deliciosa, oferece uma vista deslumbrante da cidade.

Terminando de conhecer Santa Teresa, recomendo que desça até a Lapa para conhecer a Escadaria Selarón – a famosa escada de azulejos – e os Arcos da Lapa. Se você gosta de igrejas, por ali também está localizada a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, que tem uma arquitetura super diferente.

Termine o dia com um chopp nos bares da Lapa. Se você gosta de festas e samba, por ali você vai encontrar diversas casas noturnas incríveis para finalizar o dia com chave de ouro!

Roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro

Dia 5

Se você tiver mais um dia na Cidade Maravilhosa, é dia de conhecer a região da Lagoa Rodrigo de Freitas. Comece desbravando então o Jardim Botânico, em seguida vá para o vizinho Parque Lage e faça uma pausa para o almoço no restaurante do local. Curta as trilhas ou apenas ficar em contato com a natureza e descansando em ambos os parques.

A tarde alugue uma bike e vá passear pela Lagoa Rodrigo de Freitas, faça uma pausa para um picolé, uma água de coco… aprecie a vista e curta muito o que a lago tem a oferecer.

Finalize o dia em algum dos inúmeros restaurantes do bairro Jardim Botânico! Perfeito para finalizar seu roteiro no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro visto da Pedra Bonita

Roteiro no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é enorme e possui diversos atrativos turísticos e não turísticos e, além disso, oferece uma gama de programas para todo tipo de turista, desde aquele mais urbano, até aquele que prefere a natureza.

Como você pode ver, 4 dias é o mínimo para conhecer a Cidade Maravilhosa com calma, contudo, você não verá além do principal. Portanto, minha recomendação é que fique mais dias – ou venha mais de uma vez. Afinal, o Rio é muito mais do que a Zona Sul e o centro da cidade, oferecendo praias e programas incríveis na Zona Oeste e Norte da cidade.

E se você é um trilheiro como eu, no Rio de Janeiro você encontrará diversas outras trilhas imperdíveis não mencionadas neste roteiro. O que não falta são programas maravilhosos junto à natureza.

Mas este roteiro no Rio de Janeiro contempla os principais pontos, perfeito para quem está na cidade pela primeira vez, passando pelo Pão de Açúcar, Cristo Redentor e, claro, as praias mais famosas da cidade. Espero que este guia possa te ajudar a planejar uma viagem imperdível na Cidade Maravilhosa!


Para mais dicas e roteiros pelo Rio de Janeiro:


Planejando sua viagem para Búzios e outros destinos

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar, portanto, a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você irá, sem dúvida, encontrar ótimas oportunidades!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é, sobretudo, imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: