Voo cancelado ou atrasado
Dicas,  Viagem

Voo cancelado ou atrasado? Saiba o que fazer e quais os seus direitos

Nada pode ser mais inconveniente em uma viagem do que um voo cancelado ou atrasado, não é mesmo? Mas saiba, contudo, que você tem direitos e pode receber uma indenização por estes problemas e aqui eu falo tudo sobre este assunto e como proceder nestas situações.

Cancelamento de voo internacional e também de voos nacionais são relativamente comuns e isso pode acontecer por diversos motivos, sejam situações climáticas ou problemas com as companhias aéreas e aeroportos e em ambos os casos a cia aérea responsável pelo seu voo deve seguir alguns regras e deveres.

Além disso, dependendo do seu caso, lá no aeroporto você terá direito a voucher alimentação, transporte e estadia e também poderá entrar com um processo e receber uma indenização por atraso e cancelamento de voo. E felizmente existem profissionais que podem te ajudar, como é o caso da empresa Voo Atrasado, que fazem um ótimo trabalho com seus clientes.

Já aconteceu de eu ter um voo cancelado cerca de 2 semanas antes da minha viagem para Orlando e sei que é uma situação muito chata. Portanto, uma dica que já adianto é estar sempre de olho na consulta da ANAC onde ela mostra atrasos e cancelamentos de voos e também no site da companhia aérea. Entretanto, tem muito mais do que isso, então acompanhe todas as informações a seguir para saber mais.

Direitos dos viajantes com problemas em voos

Quando você vai viajar tem que estar atento, porque imprevistos sempre podem acontecer. Por isso, uma dica que dou é que evite compromissos importantes nos dias e ida e volta da viagem, esteja sempre atento aos horários dos voos e se esforce para chegar com antecedência ao aeroporto.

Outro ponto importante é evitar despachar objetos de valor tanto material quanto sentimental e, se possível, sempre fotografar e filmar o passo a passo do seu embarque ou painéis com horários e informações pertinentes ao seu voo.

Entretanto, mesmo tomando todas as precauções, alguns problemas podem acontecer mesmo assim, como voo cancelado ou atrasado, por exemplo. E foi justamente por conta destes problemas que não dependem de você que a Voo Atrasado existe!

Antes de qualquer atitude, é legal que você esteja atento e se mantenha informado a respeito de todos os seus direitos enquanto passageiro e com ajuda a Voo Atrasado, vou te passar todas as informações.

Voo atrasado

Um voo atrasado pode ser bem chato pra qualquer viajante, e não só é desagradável, como também pode acarretar em algumas problemas, como a perda e uma conexão, por exemplo.

Os motivos para o atraso podem ser inúmeros, desde problemas climáticos, até problemas com a aeronave, problemas no aeroporto ou até mesmo um tráfego aéreo intenso. É comum, por exemplo, que atrasos por conta do tráfego aéreo intenso aconteçam em períodos de alta temporada ou dias de alto movimento,como por exemplo, segunda de manhã no aeroporto de Congonhas.

Direitos em caso de voo atrasado

Independente do motivo do atraso, a cia aérea é obrigada a dar auxílio aos passageiros a partir da primeira hora de atraso, mesmo que a culpa não seja da empresa.

Portanto, é importante saber dos seus direitos na hora de solicitar auxílio quando estiver com seu voo atrasado. Então confira abaixo as informações que a Voo Atrasado nos passou sobre as obrigações da companhia aérea em caso de atraso de voo:

É importante também ressaltar que nos casos de voo atrasado, você possui vários direitos, e pode sim solicitar a cia aérea que ela cumpra com todos eles.

Caso contrário, você poderá entrar em contato com a Voo Atrasado por aqui e entrar com uma ação contra a cia aérea, podendo ser indenizado pelos imprevistos que aconteceram com você.

Voo cancelado

Contudo, pior do que um voo atrasado é ter o seu voo cancelado, podendo acarretar muitos imprevistos na sua viagem, como chegar em outro dia no destino, perdendo até mesmo diárias de hospedagens e passeios já pagos, por exemplo.

Já aconteceu comigo de ter um voo cancelado, entretanto, este caso aconteceu com 2 semanas de antecedência da viagem. Fui eu quem notei o problema, quando entrei no site da companhia para solicitar uma refeição vegana. No mesmo momento entrei em contato e, por sorte, a cia aérea cia aérea me realocou para um voo no mesmo dia.

Contudo, nem todos tem a sorte de estarem indo para um destino que possua mais de um voo por dia e o cancelamento do voo pode trazer um problemão para o viajante.

Entretanto, existem cancelamentos de voos que acontecem no mesmo dia da viagem, quando você já estiver no aeroporto. Existem vários motivos para o cancelamento, como problemas climáticos, problemas com a aeronave, dentre outros.

Mas é claro que neste caso você também possui diversos direitos e a cia aérea tem uma série de deveres a seguir com seus passageiros, independente do motivo do cancelamento.

Direitos em caso de voo cancelado

Em primeiro lugar, a companhia aérea deve informar todas as questões , relacionadas ao cancelamento ao passageiro. Além disso, deve oferecer alimentação, transporte e acomodação enquanto aguardam um novo voo.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), prevê que caso o voo seja cancelado, a cia aérea deve oferecer reacomodação em outro voo da própria companhia ou de outra cia aérea. Além disso, ela pode optar também por manter o serviço com outro meio de transporte ou então reembolso integral do valor da passagem.

Vale lembrar que a cia aérea tem o direito de cancelar um voo, entretanto, apenas com pelo menos 30 dias de antecedência à sua viagem. Os passageiros devem ser informados e realocados em outro voo ou possibilidade de reembolso. O serviço deve ser oferecido sem custo adicional e a decisão final deve ser feita pelo viajante.

De qualquer forma, mesmo que tudo seja resolvido, você tem direito também a uma indenização e, é claro, a Voo Atrasado pode te ajudar! Entra em contato com eles para dar início ao processo.

Recusa de embarque

A recusa de embarque, pode acontecer por diversos motivos. Dentre eles a segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, dentre outros, no qual o passageiro cumpriu com todos os requisitos para o embarque também.

É claro que caso ocorra esse imprevisto com você, ele é passível de indenização.

Direitos em caso de recusa de embarque

Importante ressaltar que assim que a companhia aérea perceber que será necessário negar o embarque de algum passageiro, ela deverá encontrar voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc).

Caso você aceite a compensação oferecida, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, para comprovar que você aceitou a proposta. Se por ventura você não aceite a compensação, e recusem, portanto, o seu embarque, a empresa aérea deve oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além da assistência material.

Como proceder nestas situações?

Se você passe por um destes problemas, como voo cancelado ou atrasado, é legal você ficar atento à algumas dicas. Elas poderão te auxiliar na hora de solicitar seus direitos e dar entrada com pedido de indenização.

Portanto,abaixo verifique algumas dicas importantes que a Voo Atrasado listou:

Voo cancelado ou atrasado

Lembre-se que mesmo que o problema tenha sido resolvido, você pode entrar com um processo e obter uma compensação financeira por conta das situações que ocorreram com você.

Eu indico muito a Voo Atrasado, eles trabalham de forma íntegra, transparente, além de te auxiliarem em todos os momentos durante o processo. Verifique aqui todos os direitos detalhados se ainda estiver com alguma dúvida.

Diferenciais da Voo Atrasado

  • O serviço é gratuito;
  • Só serão recompensados se você for indenizado;
  • Consultoria especializada em direitos ao consumidor;
  • Apoio ao passageiro;
  • Satisfação dos nossos clientes;
  • Atendimento registrado por protocolo;
  • Atendimento 100% online.

Resolvendo problemas com voo cancelado ou atrasado

Para finalizar, recomendo, portanto, que fique atento à todas as informações e dicas deste post. Afinal, problemas de voo cancelado ou atrasado ou até mesmo outros imprevistos podem ocorrer com qualquer um.

Esta pode ser uma situação chata e bastante inconveniente, podendo te trazer outros problemas como perda de conexões, reservas, dentre outros. Portanto, sempre fique atento à solicite seus direitos.

E lembre-se, mesmo que a cia aérea tenha te auxiliado, você sempre poderá entrar com um processo e solicitar compensação financeira pelo incomodo. Por isso, a Voo Atrasado existe! Para te auxiliar em todos os problemas com companhias aéreas em suas viagens.


Inspire-se pras suas próximas viagens


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: