Dicas de viagem para veganos
Dicas,  Viagem Vegana

DICAS DE VIAGEM PARA VEGANOS: tudo o que você precisa saber e fazer para viajar tranquilo

Se você não come alimentos de origem animal e precisa de um help pra viajar, confira aqui 10 dicas de viagem para veganos. Afinal, se assim como eu, você escolhe por ou precisa seguir uma dieta restritiva, tenho certeza que você tem dificuldades na hora de planejar uma viagem.

Como sou vegana, ideia deste artigo é, portanto, te ajudar a viajar melhor com dicas planejamento e práticas para conseguir se programar e viajar tranquilo. Então aqui você irá encontrar dicas de destinos veganos no Brasil e fora, além de algumas dicas de comida vegana para levar na viagem.

Outras dicas veganas que eu vou compartilhar com você é como escolher sua hospedagem, sejam hotéis, resort ou pousada vegana que, claro, te trará muita praticidade na hora de por o pé na estrada. Então concentra aí, e presta atenção nessas dicas preciosas a seguir.

Tem curiosidade para saber mais sobre o mundo vegano e aprender a como reduzir ou parar o consumo de alimentos de origem animal?

10 Dicas de viagem para veganos

Essas dicas valem também para pessoas que possuam outros hábito alimentares com restrições, como celíacos, pessoas intolerantes ou alérgicas à proteína do leite e tantos outros tipos de dietas. Como sou vegana, o foco aqui é nesta escolha de alimentação. contudo, o princípio do planejamento é o mesmo para as outras restrições.

1. Planeje-se

Se você possui alguma restrição, seja ela qual for, o planejamento é imprescindível, afinal, você não quer ter nenhuma surpresa no meio do caminho, não é mesmo?

Portanto, minha dica aqui é: se você não for fechar um roteiro todo redondinho, tenha em mente todos os destinos que você quer visitar, para que assim você saiba como planejar sua viagem de forma a evitar contratempos.

2. Faça uma pesquisa prévia

Foto: Foto de Lina Kivaka no Pexels

Definidos os destinos que você pretende visitar, portanto, agora é hora de pesquisar! Esse é um dos pontos chave dessas 10 dicas de viagem para veganos, sobretudo para você conhecer previamente o lugar e compreender sua cultura culinária.

Minha sugestão é que você pesquise como é a dinâmica gastronômica do destino, se possuem opções de restaurantes veganos, vegetarianos ou que sejam vegan friendly – que é quando o restaurante se preocupa em ter uma ou mais opções de pratos para veganos, mesmo não sendo um restaurante vegano.

Depois disso, faça uma lista com todos os restaurantes, compreendendo até mesmo por bairros e locais que você pretende visitar, desta forma, quando estiver passeando, você poderá escolher dentre as opções oferecidas.

E, claro, se você não encontrar restaurantes que possam te atender, você poderá se planejar anteriormente, seja levando sua comida com você, comendo na sua hospedagem ou adaptar sua rota do dia com uma parada extra.

3. Compreenda os termos locais

Não menos importante, compreenda como é o vocabulário e termos locais como, por exemplo, os Estados Unidos, que costuma utilizar o termo “plant based” para comidas veganas.

Outro ponto importante é que, pelo lado mais comercial, muitos restaurantes utilizam o termo vegetariano quando a comida, na verdade, é ovolactovegetariana e vegana quando é livre de alimentos de origem animal.

É importante compreender esses termos sobretudo para não ter surpresas, uma vez que os verdadeiros termos muitas vezes são interpretados de forma errada. Esteja atento e ligado nesta questão.

4. Voando sem preocupações

Outra coisa que muita gente não sabe, mas que é totalmente possível, é solicitar à companhia aérea um prato especial para suas refeições. As cias costumam ter opções para diversos tipos de restrições como, por exemplo, opções veganas, vegetarianas, sem glutem ou lacotese, dieta kosher, dentre outras.

Contudo, entretanto, todavia, tenho uma ressalva a esta questão, eu já solicitei alimentação vegana e, para ser sincera, ela era MUITO ruim. Certa vez conversei com um piloto e ele me explicou que, na verdade, as opções de alimentação veganas são todas iguais de acordo com o aeroporto que o voo está saindo, uma vez que o fornecedor costuma ser o mesmo.

Por exemplo, eu solicitei a alimentação vegana pela LATAM, de um voo saindo de Guarulhos (GRU). Contudo, se o voo fosse TAP ou outra cia, a comida provavelmente seria a mesma!

Então, te indico a solicitar a opção vegana, contudo, sugiro tenha um plano B para o caso de a comida não ser muito “comível” rs.

5. Se agarre aos APPS

Se tem uma coisa que a tecnologia faz é facilitar nossa vida, não é mesmo? Por isso, é legal que você tenha sempre em seu celular aplicativos que te ajudem na busca de restaurantes que estejam dentro das suas exigências.

Dicas de viagem para veganos: Aplicativo HappyCow

Um deles, e talvez o mais completo, é o HappyCow, um app que mapeia restaurantes veganos, vegetarianos ou vegan friendly ao redor do mundo todo. O app tem grande alcance, sobretudo, em cidades grandes e mais conhecidas. Contudo, é possível encontrar opções em destinos e cidads menos famosas.

O Google Maps ou apps de mapas locais podem ser grandes aliados na hora de encontrar locais para suas refeições. Afinal, desta forma você pode mapear todos os restaurantes nas redondezas de onde você estiver ou planejar ir.

6. Plano B: leve snacks pra onde quer que você vá

Eu faço isso e recomendo muito. Tenha com você comidinhas e lanches fáceis de carregar – e de comer – para um eventual contratempo e, claro, fome fora da hora programada.

Minha sugestão é que você leve saquinhos ou potinhos com porções de lanches. Podem ser frutas secas ou in natura, sementes, castanhas e afins, que são, sobretudo, fáceis de carregar e nos fazem sentir saciados.

Quando se tem alguma restrição alimentar o plano B é importantíssimo! Principalmente se você não pode ou não quer, de jeito nenhum, abrir mão de sua escolha. Portanto, crie esse hábito. Você não só estará a salvo em momentos de falta de opção, como também poderá economizar um bom dinheiro com lanches durante o dia.

7. A escolha da hospedagem

Se você gosta de um bom café da manhã de hotel, ou de hospedagens com outras refeições incluídas, tenha certeza de que o hotel está apto a te receber. Hoje em dia existem muitas opções de hotéis e pousadas totalmente vegetarianas ou veganas e ainda mais lugares vegan friendly. Contudo, é importante você se certificar de que o local está apto a te receber.

Outra alternativa também é optar por hotéis e pousadas que possuam uma pequena cozinha no quarto. Ou, ainda melhor, escolher se hospedar em um apartamento ou casa alugada pelo Airbnb, onde você terá uma cozinha à sua disposição e poderá cozinhar.

8. Experimente ingredientes típicos e locais para cozinhar

Dicas de viagem para veganos: experimente ingredientes locais e típicos
Feira de rua em Roma

Para agregar ainda mais na hora de se hospedar em um local com cozinha, que tal experimentar ingredientes locais?

Minha dica é que você se jogue nos sabores. Experimente comprar alimentos locais e típicos do destino, desta forma, você pode inovar nos pratos e, claro, conhecer um pouco da culinária local. É o momento de você sair da zona de conforto e se aventurar nos novos sabores. Eu adoro!

Explore os supermercados, passeie pelas feiras de rua e compre verduras, legumes e frutas típicas da região. Converse com os atendentes e feirantes para entender o modo de preparo das comidas típicas do local e se joga!

9. Acompanhe viajantes veganos

Outra forma de encontrar restaurantes ou formas de se planejar é acompanhar viajantes veganos tanto brasileiros quanto gringos. Lá no meu Instagram, eu costumo compartilhar pratos e restaurantes veganos que experimento ao redor do mundo.

Existem diversos outros viajantes veganos por aí, como é o caso da Jess Romano (@jess_romano) e Will Travel For Vegan Food (@wtfveganfood), por exemplo.

E, para que você possa se planejar, sempre que encontrar no Instagram restaurantes legais que você tem vontade de conhecer, salva a publicação em uma pastinha só para isso. Desta forma, você poderá consultar no futuro quando tiver planejando sua viagem.

10. Converse com locais

E para finalizar as dicas de viagem para veganos, eu recomendo muito que você converse com moradores locais, afinal, ninguém melhor que eles para te darem dicas de bares e restaurantes.

Puxe assunto e peças dicas para o recepcionista do seu hotel, puxe assunto com pessoas em bares, cafés, lojas, no metro. Enfim, busque interagir com as pessoas locais e descobrir um pouquinho mais do destino que você está inserido. Estas, inclusive, costumam ser as melhores dicas de viagem!

Como se programar para uma viagem vegana

De fato, se você tem alguma restrição alimentar, você pode passar por alguns perrengues em uma viagem. Portanto, foi por isso que eu preparei esse guia completo com dicas de viagem para veganos.

Se você seguir todas estas discas e realmente se planejar para a sua viagem, tenho certeza que você não terá nenhum imprevisto. Além disso, você perderá menos tempo no destino buscando um restaurante que atenda às suas necessidades.

É claro que você não precisa sair de casa com todos os restaurantes reservados ou programação engessada. A ideia aqui é te ajudar a ter opções e alternativas em todos os lugares do mundo.

Eu adoro a culinária local, afinal, a gastronomia de um país, na minha opinião, diz muito sobre sua cultura e história. Então ter uma direção e compreender melhor o destino que eu estou indo nos traz uma experiência de viagem ainda mais rica.

Espero que essas dicas de viagem para veganos realmente te ajudem a planejar a sua viagem e, se você tiver mais alguma dica, compartilha comigo, vou adorar saber! No mais, boa viagem!


Para mais dicas de viagem & veganismo acesse:


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: