viagens e autoconhecimento
Dicas,  Inspiração,  Lifestyle

Viagens e autoconhecimento

Está um pouco na moda falar sobre viagens e autoconhecimento, fazer uma viagem com propósito é um tópico muito falado hoje em dia.

Venho me questionando muito a respeito de viajar e o que envolve uma viagem. Não na perspectiva de para onde ir, o que fazer, onde ficar e etc… Mas na perspectiva de privilégios e de trazer na sua mala o conhecimento e o autoconhecimento como bagagem. Viagens e autoconhecimento se tornaram um tema central em alguns grupos de pessoas e esse tema me fez refletir um pouco além.

Pra começar que viajar é algo extremamente cercado de privilégios. Não é uma possibilidade muito democrática. Claro, podemos considerar que visitar cidades próximas a sua é muito mais barato, entretanto ainda assim é necessário você ter um montante de dinheiro sobrando, pois você precisa se deslocar e se hospedar em algum lugar. E você também precisa comer, certo? Portanto, mesmo para o destino mais próximo e a viagem mais barata, você ainda precisa ter uma reserva de dinheiro.

Uma viagem não é um item que desafia a sua sobrevivência, você não precisa viajar para viver. Antes da viagem precisamos ter o que comer, ter onde morar, onde dormir e onde fazer nossas necessidades. Ter o que vestir e ter dinheiro para se locomover da sua casa para o seu trabalho e vice-versa. Depois passamos a pensar em como ter um pouco de conforto nestes itens citados. Acrescemos então alguns supérfluos, como comidas fora da cesta básica, por exemplo.

E é aí que entra o ponto principal desta discussão… você já parou para pensar na quantidade esmagadora de pessoas que não tem nem o básico ou que tem apenas o básico? Pois é, então se você viaja, mesmo que para um destino barato, você já é um pouquinho privilegiado. E se você viaja com frequência – e quando se trata de dinheiro, não importa muito destino que você escolher – você é muito, mas muito privilegiado.

E portanto, entro no segundo ponto – e que requer muito privilégio – que é o fato de uma crescente onda de depositar em uma viagem a questão da evolução, do autoconhecimento, da desconstrução e da mudança de vida. Viagens e autoconhecimento se tornaram um tema central em algumas discussões. E a verdade é que, se você não estiver aberto para aprender com as situações e nem mesmo buscar situações para mudar a forma de ver o mundo, se você não estiver disposto a criar empatia por um grupo de pessoas que não estão no seu círculo diário de pessoas, a mudança será apenas superficial.

Onde eu quero chegar com isso? Você pode fazer um retiro de 20 dias na Índia, desconectado de tudo e de todos, mas se quando você voltar você não continuar olhando para dentro de si e nem mudar a perspectiva de como você olha para o seu entorno, as transformações que você teve nesta viagem não valerão de nada.

A questão é que não é necessária uma viagem para muito longe para que você possa evoluir. E eu me incluo nisso. O primeiro passo é olhar para dentro. Saber de suas questões, prestar atenção nas suas dificuldades, compreender exatamente o que você acredita e quer para a sua vida. Depois, passe a olhar para fora, mas ao seu redor. Como é a sua vizinhança? Onde estão os seus semelhantes? Qual é a posição dos seus diferentes? Quais atitudes você pode passar a ter no seu dia a dia para viver de acordo com o que você acredita?

Vá um pouquinho mais distante e perceba como é a vida daqueles que não moram no seu bairro ou próximo dele. Como é o modo de vida dessas pessoas? Você as respeita? Você as compreende, ou ao menos você tenta se colocar na pele deste outro?

Se você estiver aberto para compreender todas essas questões, entender seu privilégio, enxergar, aceitar e respeitar todas essas diferenças que existem próximas a você, aí então você poderá parar para pensar e trazer todas essas questões para sua próxima viagem, seja ela internacional ou nacional. Ou não! Você pode apenas curtir uma viagem da forma mais simples de ser curtida, como um lugar novo que você está conhecendo.

Uma viagem pode sim trazer reflexões para a sua vida. Mas a mudança de vida não deve vir apenas dessa viagem… Ao meu ver, esse ponto de mudança deve ser no (des)conforto de você mesmo. Sair da sua zona de conforto sem ir muito longe. As diferenças estão na nossa frente a todo o momento. Basta tirarmos a nossa capa de proteção, dar um passo a frente e tentar enxergar com os olhos do outro. Enxergar que a diferença na verdade nos faz de certa forma todos iguais. Indivíduos vulneráveis a todo tipo de interferência interna ou externa. Precisamos apenas estarmos abertos a isso. E a partir daí evoluirmos constantemente. Aceitar que a mudança de pensamento é muito bem-vinda, principalmente se ela vier para a compreensão e transformação de um mundo melhor.

Por isso, tá tudo bem você viajar apenas por viajar e não ter nenhum propósito na sua viagem. Assim como tá tudo bem em sair da sua rotina diária, se despir do seu conforto – material e intelectual – e encontrar em uma viagem algo com o que evoluir e se autoconhecer. Porém, se este for o propósito da sua viagem, traga essas evoluções para o seu dia a dia e sua rotina diária. Faça valer para além da viagem propriamente dita e aplique todas as reflexões e conclusões as quais você chegou na sua “vida real”. Desta forma suas viagens e autoconhecimento terão um significado muito maior.

O que você acha a respeito desta reflexão sobre viagens e autoconhecimento? Vamos conversar!

Fique por dentro das nossas dicas e roteiros de viagem no nosso blog clicando aqui.

Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar um lugar perfeito para se hospedar.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: