Dicas para viajar sem sair de casa
Dicas,  Viajar sem sair de casa

20 Dicas para viajar sem sair de casa

Algumas vezes somos impedidos de viajar, como é o caso do momento em que estamos passando enquanto escrevo este post: a pandemia do Covid-19 que afeta o mundo todo. Entretanto, existem algumas formas de conhecer o mundo e viajar sem sair de casa.

Desde se jogar em uma leitura com tema de viagem, até assistir filmes e relembrar viagens antigas, podemos, sobretudo, matar nosso desejo de rodar o mundo do sofá da nossa casa.

Infelizmente ficar em casa é o que o momento de isolamento do social nos obriga a fazer, por isso, aproveite essas 20 dicas para viajar sem sair de casa.

20 dicas para viajar sem sair de casa

Ler livros de viagem

Uma das maneiras mais clássias de viajar sem sair de casa é, portanto, lendo livros sobre viagem ou que se passam em destinos e lugares que temos vontade de conhecer.

Sem dúvida, os livros nos levam pra dentro da nossa imaginação, nos envolvendo na história e transportando nossos pensamentos à um destino.

Eu criei uma lista imperdível de livros que se passam em lugares diferentes, relatos de viagens, aventuras e romances onde os protagonistas rodam mundo afora. Confira aqui 20 livros de viagem para te inspirar a rodar o mundo.

Além disso, criei essa lista aqui no Amazon para você poder adquirir esses livros com mais facilidade e, claro, aproveitar para viajar do seu sofá!

Assistir filmes que se passam em lugares mundo afora

Agora, se você gosta mais de assistir ao invés de ler, nada mais gostoso do que curtir filmes sobre viagens ou que se passam em destinos incríveis, não é mesmo?

Portanto, confira aqui uma lista com indicações de filmes de viagem que eu adoro e recomendo que você assista e viaje muito sem sair de casa!

Se jogar no sofá e maratonar séries para viajar sem sair de casa

Além de filmes, você pode também curtir séries sobre viagens ou que se passam em algum destino. Eu adoro assistir séries na e recomendo algumas que você pode assistir na Netflix:

  • Friends
  • The Crown
  • Sal, Gordura, Acidez e Calor
  • Nosso Planeta
  • Coisa Mais Linda
  • Sense8
  • Street Food

Assistir à documentários sobre nosso planeta

Outra forma de viajar é curtir documentários que falam sobre o nosso planeta, desde cultura, história, culinária, natureza ou viagens em si. Existem diversos documentários bacanas para você viajar sem sair de casa. Confira alguns da Netflix que eu indico:

  • A Magia dos Andes
  • Escalando Dawn Wall
  • Perú Tesoro Escondido
  • Expedition Happiness
  • Em Busca dos Corais

Curtir programas de TV sobre viagens

Além de documentários, filmes e séries, existem alguns programas de TV que mostram destinos e falam sobre viagem. Meus preferidos são:

  • Destino Certo (Mais Globosat)
  • Lugar Incomum (Multishow)
  • Hotéis Incríveis (Mais Globosat)
  • Restaurantes Inesquecíveis (Mais Globosat)
  • Pedro Pelo Mundo (GNT)
  • Mundo Visto de Cima (Mais Globosat)
  • Brasil Visto de Cima (Mais Globosat)

Viajar através de vlogs e vídeos de viagens no YouTube

E se você prefere assistir programas no YouTube, o que não faltam são canais incríveis com vlogs e dicas de viagem para você viajar sem sair de casa e também planejar viagens futuras.

Confesso que não sou muito adepta aos canais de viagem no Youtube, contudo, existem alguns com produções incríveis que eu recomendo muito!

Segue algumas indicações:

Escutar músicas de diferentes origens e línguas e viajar sem sair de casa

Outra coisa que eu amo fazer é escutar músicas, de vários estilos. Por isso, sempre que estou de bobeira em casa, fazendo faxina, cozinhando, coloco uma boa música pra tocar.

Além disso, aproveitei para criar playlist que me façam sentir que estou viajando. Portanto, confira aqui no meu perfil do Spotify minhas playlists que me fazem sentir que estou rodando o mundo.

Essa é perfeita para uma road trip, portanto, Nuny na Estrada vai te transportar prum carro, num dia de sol em um lugar que você gostaria de conhecer ou já esteve.

Já Nuny na Praia é aquela playlist relax pra você se sentir na beira do mar, curtindo umbelo dia de sol em uma praia paradisíaca ao redor do mundo.

Ouvir à podcasts que falam sobre viagem

Com o boom dos podcasts, começaram a surgir alguns sobre viagem e eu indico estes aqui,que te farão viajar e também refletir um pouco:

Se Meu Mochilão Falasse

Viajo Logo Existo

Montar quebra-cabeças com paisagens de vários destinos e viajar sem sair de casa

Outra coisa incrível de se fazer para passar o tempo é montar quebra-cabeças. No entanto, porque não aproveitar para viajar através dessa atividade?

Existem,portanto, diversos quebra-cabeças com paisagens e ilustrações de diversos destinos ao redor do mundo e para deixar a atividade ainda mais gostosa, aproveita para curtir uns comes e bebes típicos do destino do seu quebra-cabeça.

Se gostou da minha ideia, corre aqui pra ver um post completo com ideias de vários quebra-cabeças para você comprar no Amazon. Clicando aqui você também será direcionado diretamente para uma lista que eu criei com várias opções.

Decorar um cantinho da sua casa com coisas de viagem

Outra coisa que eu adoro é ter um cantinho da minha casa decorado com itens, souvenirs, fotos e coisinhas fofas que eu trouxe de viagens passadas, afinal, reviver momentos através da decoração também pode ser uma forma de viajar sem sair de casa.

Aqui em casa, como eu trabalho com viagens, eu decorei meu canto de escritório com itens de viagem, mas também espalhei mais algumas decorações pela casa.

No rack da sala minha alguns livros, itens e souvenirs de viagem.

Cozinhar e saborear pratos típicos de outros países e regiões do Brasil

Outra clássica maneira de viajar sem sair de casa é cozinhar pratos típicos de lugares ao redor do mundo e minha dica principal é explorar o Pinterest em busca de novas receitas.

Clicando aqui, você será direcionado para minha pastinha de inspiração de receitas veganas, que tem pratos de diversos locais ao redor do mundo e do Brasil. Contudo, sinta-se a vontade para pesquisar receitas que não sejam veganas e viajar um pouco através da culinária! 🙂

E nem me venham com preguiça (rs) e resolver pedir comida, porque a graça mesmo é se familiarizar com os ingredientes, as combinações e o modo de preparo das comidas de outros lugares. Aproveita e saboreia também uma bebida para acompanhar seu prato.

Rever fotos, vídeos e relembrar os roteiros de viagens passadas

Unindo com a ideia de criar um cantinho de decoração relacionado a viagens em sua casa, porque não aproveitar para rever seus roteiros passados, com fotos, vídeos, recordações e anotações que você fez em outras viagens? Eu adoro reviver minhas viagens e passar mentalmente pelos cantinhos que estive em outras ocasiões.

Essa é, sem dúvida, uma deliciosa forma e viajar sem sair de casa. Em tempos de isolamento social, recordar é viver!

Estudar um novo idioma

Já que estamos isolados e os cursos online nos trouxeram uma possibilidade de expandir nossos conhecimentos, porque não estudar um novo idioma? Existem diversas ferramentas e cursos online para você aprender. Você pode escolher, inclusive, estudar com nativos da língua que você tem interesse.

Sem dúvidas falar com um nativo te dará uma oportunidade ainda maior de viajar sem sair de casa, afinal, desta forma vocês podem conversas a respeito das diferenças culturais, gastronômicas, de estilo de vida, da natureza e muito mais!

Viajar sem sair de casa com inspirações do Pinterest

Se tem algo que pode te fazer viajar sem sair de casa é explorar o Pinterest! Essa fantástica plataforma de pesquisa visual tem um arsenal imenso de roteiros, fotos, vídeos, dicas e muito mais de viagem. Joga qualquer destino lá na busca que você irá encontrar lugares fantásticos para conhecer, por ora virtualmente.

Abaixo a pasta onde compartilho fotos, vídeos e dicas das minhas viagens, contudo, não deixe de explorar outros perfis e fotos. A plataforma tem muito conteúdo incrível!

Pinterest Nuny Pelo Mundo

Abusar da Realidade virtual e viajar sem sair de casa

Agora, se você quer algo mais real, que tal se jogar em diversas plataformas com realidade virtual pra viajar sem sair de casa? Existem diversas opções internet afora, e com certeza você se sentirá nos destinos.

E nosso parceiro nada mais nada menos do que o Google: explore o maps, o street view e o earth. Você pode se colocar nos destinos, nos pontos turísticos e até nos cantinhos mais desconhecidos. Perfeito!

Além disso, o Google possui um app de realidade virtual e realidade aumentada: o Google Expeditions, disponível para Android e Apple. Com ele, é possível você passar por diversas experiências incríveis ao redor do mundo como por exemplo nadar com tubarões, ir ao espaço, e muito mais!

Outra plataforma é a iFly, uma plataforma da KLM onde é possível explorar diversos lugares do mundo num tour 360º. É incrível e tenho certeza que você ficará encantado!

Assistir destinos turísticos através de câmeras ao vivo pelo mundo

Outra possibilidade de se transportar e estar virtualmente em algum destino é através de câmeras espalhadas pelo mundo, onde você pode ver e acompanhar vários lugares e pontos turísticos ao vivo. Clica aqui para acompanhar as câmeras do World Cams TV.

Explorar sites e redes sociais de museus, parques, contas dos órgãos oficiais de turismo dos destinos, entre outros

Assim que a pandemia do coronavírus se espalhou mundo afora,vários museus, pontos turísticos, órgãos oficiais de turismo e muito mais, passaram a compartilhar diversas informações, fotos, vídeos e até disponibilizar tours virtuais.

Um ótimo exemplo é a Pinacoteca de São Paulo, que passou a compartilhar a #pinadecasa, com várias obras do acervo do museu, explicando a história prós traz daquela obra de arte, além disso, eles passam informações úteis sobre o artista e também sobre a obra. Incrível!

Outro exemplo é o Louvre, que disponibilizou um Tour Virtual do museu. Incrível, não é mesmo? Basta clicar aqui e se divertir!

Não deixe de pesquisar outras alternativas e tours virtuais de seu interesse, uma vez que muitos atrativos ao redor o mundo disponibilizaram essa possibilidade para que possamos viajar um pouquinho sem sair de casa.

Se impressionar com o acaso no The Secret Door

Outra plataforma que eu indico e é muito divertida é a The Secret Door, onde através de uma porta virtual eles propõem te levar em uma jornada por algum lugar e explorar o desconhecido.

A porta virtual pode te levar para diversos lugares incríveis e você vai se sentir em uma aventura, pois você será surpreendido com a escolha aleatória da plataforma. Pode cair em um cartão postal, numa loja, num parque de diversões… enfim, são muitas opções.

Planejar uma viagem futura

Para aqueles, como eu, que não deixam nunca de sonhar, a melhor alternativa para viajar sem sair de casa é sonhar uma viagem futura, não é mesmo?

Por isso, te convido a explorar o blog e planejar uma viagem para quando o fim do isolamento social chegar. Afinal, quando voltarmos a circular por ía novamente, tenho certeza que assim como eu, você vai querer botar o pé na estrada!

Viajar pra dentro de si

Por fim, trago uma reflexão e uma alternativa um pouco mais intimista, que é o autoconhecimento. Por que não, enquanto estamos em casa, tirar um tempo para explorar você mesmo?

Viajar para dentro de si pode ser uma alternativa maravilhosa, não só para se conhecer melhor, como também para poder passar por períodos de crise de uma forma mais tranquila, com mais entendimento dos próprios sentimentos.

Afinal, quando nos permitimos nos conhecer melhor, tudo passa a fazer mais sentido. Quem sabe até, desta maneira, suas viagens futuras não sejam muito mais significativas e te tragam ainda mais prazer?

Conhecer um lugar quando nos conhecemos bem nos fará buscar por aquilo que realmente nos interessamos e não somente naquilo que aparentemente nos atraímos por ser famoso. Vai por mim, o autoconhecimento é, também, uma forma de viajar sem sair de casa – da sua casa enquanto espaço que mora e também da sua casa corpo, sua morada.

Em conclusão

Em conclusão, não é porque não podemos por o pé na estrada e explorar o mundo que não devemos viajar sem sair de casa.

Aqui te trouxe 20 ideias de coisas para fazer você rodar o planeta sentado no seu sofá, revisitando viagens antigas e muito mais. Tenho certeza que muitas delas te trarão prazer e também farão você se sentir, nem que por alguns minutos, que está viajando por aí.

Por fim, espero que você tenha gostado da minha seleção, são formas criativas de usar a imaginação para viajar sem sair de casa, como também relaxar um pouco e focar nossa atenção em coisas prazerosas.


Inspire-se para viajar sem sair de casa


Planejando sua viagem

Somos parceiros de várias empresas e por isso abaixo vou deixar o link delas para que você possa planejar sua viagem. Se você utilizar o nosso link, você não pagará nada a mais por isso, porém estará contribuindo com o blog. Estas empresas nos dão uma comissão a cada reserva e portanto isso nos ajuda a manter o blog! 🙂

  • Em busca de hospedagem para sua viagem? Clica aqui no Booking.com para encontrar a melhor hospedagem para você.
  • Está buscando passagens com preços acessíveis? Aqui na Max Milhas, nosso parceiro, você pode encontrar a melhor oportunidade!
  • Vai fazer uma RoadTrip? Corre lá no RentCars e reserve já seu carro!
  • Seguro viagem é imprescindível em qualquer viagem e a SegurosPromo tem as melhores opções.
  • Para você chegar no seu destino já com internet, adquira seu chip do nosso parceiro EasySIM4U aqui.
  • Em busca de passeios? Aqui você pode ver os melhores passeios no mundo todo com a GetYourGuide.

curiosa. inquieta. sonhadora. feminista. libriana com ascendente em gêmeos, se isso te diz alguma coisa. louca por viagem, novas culturas, gastronomia. tenho um enorme desejo em mudar o mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nuny Pelo Mundo
%d blogueiros gostam disto: